Cabelos quebradiços: como tratá-los - Blog | Vinotage

Cabelos quebradiços: como tratá-los

9 minutos para ler

Cabelos quebradiços: como tratá-los

Ter madeixas saudáveis e sedosas é o desejo de todas as pessoas, independentemente do tipo e do comprimento capilar. Fios soltinhos e com aspecto de saúde são fundamentais para trazer mais beleza para qualquer indivíduo, contribuindo para a sua autoestima. Por isso, ter cabelos quebradiços vai contra todas as regras de saúde dessa área do corpo.

Fios que se quebram com facilidade normalmente indicam que algo não está certo no organismo ou que os cuidados capilares oferecidos são insuficientes, seja por um manejo inadequado das ferramentas utilizadas ou até mesmo pelo uso de produtos de má qualidade (ou que não forneçam aquilo que os fios necessitam).

Ainda não sabe quais são as causas dos fios quebradiços? Não tem problema! conversaremos melhor sobre esse assunto. Acompanhe!

O que são cabelos quebrados?

Antes de mais nada, é fundamental explicarmos a diferença entre a queda capilar e a quebra dos fios de cabelo. Embora sejam coisas completamente diversas, é muito comum que as pessoas façam uma certa confusão entre os dois acontecimentos.

A queda capilar ocorre quando o fio literalmente se desprende do couro cabeludo, saindo por completo. Nesses momentos, a raiz do cabelo (também conhecida como bulbo) também se desprende. Ela pode ser observada na extremidade do fio e tem uma aparência esbranquiçada.

A quebra, por sua vez, faz com que o fio se parta em duas ou mais partes. Nesses casos, o bulbo capilar permanece preso ao couro, o que pode causar o temido efeito frizz ou deixar os fios constantemente desalinhados e com um aspecto pouco agradável.

Quais são as principais causas dos cabelos quebradiços?

A quebra dos cabelos pode ser causada tanto por fatores internos, ou seja, aqueles que vão de dentro para fora, quanto externos (ocasionados por danos infligidos diretamente aos fios).  Alguns dos principais pontos externos:

  • uso de tinturas agressivas;
  • utilização de variados tipos de produtos químicos;
  • alisamentos;
  • passar muito tempo com os fios presos;
  • uso de pentes e escovas inadequados;
  • pentear os cabelos de maneira agressiva;
  • prender ou dormir com os fios molhados;
  • uso de calor excessivo (chapinhas e secadores);
  • não usar produtos de qualidade ou adequados para o cabelo.

Já os fatores internos estão normalmente associados ao estilo de vida que levamos. Dormir pouco, se alimentar de maneira errada e ingerir pouca água contribui para deixar os fios opacos, secos e sem vida, além de fragilizados e muito mais propensos a quebrar com os erros mencionados acima.

Quais cuidados podem minimizar, tratar ou evitar esse problema?

Agora que já sabemos algumas das causas dos cabelos quebradiços, vamos conversar sobre as maneiras de evitar que esse problema aconteça e como tratá-lo!

Evite o uso de químicas nocivas

O uso de produtos químicos (como tinturas, descolorantes, produtos que alisam ou cacheiam) é um dos principais responsáveis pela quebra dos cabelos, já que alteram a estrutura capilar e danificam os fios de maneira direta. Por isso, evitá-las é uma boa maneira de deixar os fios fortes.

Faça uma lavagem delicada nos fios

Quando lavar os cabelos, massageie o couro cabeludo com delicadeza e aplique o mesmo cuidado para o comprimento dos fios. Evite movimentos bruscos, já que quando eles estão molhados se tornam mais rígidos e frágeis.

Outro ponto que deve ser considerado é evitar o uso de água muito quente no banho. Além de ressecar a pele, a temperatura elevada da água deixa os fios mais porosos e, consequentemente, mais frágeis na raiz.

Quando somada à umidade, ainda se torna o cenário ideal para ocasionar a quebra. Por isso, prefira banhos mornos ou frios.

Evite prender os cabelos enquanto molhados

Ainda falando sobre os fios úmidos, evite prendê-los ou até mesmo dormir com as madeixas molhadas. Isso evitará a fricção desnecessária e a consequente quebra dos cabelos em vários pontos diferentes. Sem contar que caso seja inevitável lavar os fios antes de dormir por conta de seus horários, opte por usar o secador.

Mesmo que também seja agressivo aos fios frágeis, quando usado com moderação e com o auxílio de um bom protetor térmico termina sendo até mesmo um aliado para não dormir de cabelos molhados.

Escolha um produto que seja indicado para o seu tipo de fio e se certifique de não os deixar nem mesmo úmido antes de deitar. Lembre-se que calor é um dos vilões contra os fios saudáveis. O uso de protetores térmicos é, portanto, indispensável também para quem faz uso frequente de chapinhas.

Não esfregue a toalha na cabeça

Outra dica interessante para cuidados envolvendo o banho é evitar esfregar a toalha na cabeça para secar os cabelos. Prefira pressioná-la delicadamente ou até mesmo enluvar os fios e apertá-los, mas não faça movimentos de fricção que possam partir os cabelos.

Utilize as ferramentas corretas para pentear os cabelos

Nem todos os pentes e escovas são adequados para todos os tipos de cabelo. Há diversas opções de materiais e modelos para escolher. Um dos pentes mais democráticos é o feito de madeira com dentes largos.

O material evita o atrito com os fios e pode ser facilmente usado tanto por quem tem madeixas lisas quanto em donas de belos fios crespos. Um benefício adicional é que esse formato costuma ser muito avaliado por quem tem cachos definidos, pois não interfere na definição.

Penteie os cabelos de baixo para cima

A maioria de nós costuma pentear os fios da raiz para as pontas, mas isso é, na verdade, um hábito inadequado. Comece a desembaraçar os cabelos das pontas para a raiz e depois finalize no sentido comum.

Tenha uma alimentação equilibrada

Uma boa ingestão de nutrientes é fundamental para garantir que todas as vitaminas e minerais sejam destinadas para a produção das proteínas que dão força aos cabelos. Capriche no consumo de vegetais coloridos diversificados e outros grupos alimentares importantes! Veja quais são os alimentos que ajudam no fortalecimento dos fios:

  • cenoura;
  • espinafre;
  • aveia;
  • soja;
  • salmão;
  • laranja;
  • morango;
  • iogurte amargo.

Na prática, procure colocar em seu prato tudo o que é rico em ferro, antioxidantes, biotina, betacaroteno e vitamina A.

Tome bastante água

A água é essencial para hidratar o corpo de dentro para fora. Por isso, ingira pequenas quantidades de líquido durante o dia, a fim de hidratar todas as suas células e deixar seus cabelos muito mais saudáveis. Como um bônus, a água ainda é uma importante aliada da pele ao ajudar a preservar sua hidratação natural e, claro, oferecer aquela potencializada na rotina de skincare.

Durma o suficiente

A falta de sono adequado é um problema que acomete muitas pessoas. Dormir mal (ou pouco) contribui para o envelhecimento de nossas células, fazendo com que os fios de nossos cabelos também fiquem danificados. Isso vale também para quem se preocupa com envelhecimento precoce, já que a renovação celular da pele acontece, especialmente, durante o sono.

Utilize sempre os produtos adequados

O uso de produtos certos e de qualidade, incluindo shampoos e condicionadores, é essencial para o tratamento do problema e também a sua prevenção. Por isso, prefira sempre produtos capilares com ingredientes naturais e muita tecnologia envolvida em sua elaboração!

O mais importante para os cabelos quebradiços é evitar substâncias que são vistas como falsos tratamentos. Os sulfatos e parabenos são um bom exemplo disso. Quando incluídos nos produtos eles formam uma espécie de capa que até traz a sensação de maciez depois da lavagem, porém, só trata a camada externa dos fios e não atua com profundidade em suas cutículas.

Como resultado, na próxima lavagem, você já ter os mesmos problemas de quebra do zero. Assim, dê preferência em aos produtos com extratos naturais que contribuem para a saúde dos cabelos a longo prazo. Um bom exemplo disso está nos tratamentos com base de uva ou vinho.

Busque no shampoo ativos que combinem hidratação para as pontas e limpeza profunda para as raízes. Assim, o extrato de vinho faz a diferença na maciez e brilho sem deixar as necessidades de fortalecimento de lado. Já no condicionador, precisa nutrir e restaurar o equilíbrio dos fios durante o tratamento.

Quando existe o óleo de semente de uva na composição, fica mais simples hidratar e realinhar a cutícula capilar. Esse ritual completo com vinoterapia para os fios ajuda a desembaraçá-los também para reduzir os atritos enquanto você penteia ou faz um penteado mais complexo.

Cuidados regulares

Engana-se quem pensa que os extratos naturais demoram para apresentar os primeiros efeitos no tratamento dos cabelos. O grande segredo, nesse caso, é montar uma rotina de cuidados disciplinada que permita os fios se recuperarem conforme o seu ciclo de crescimento. Dessa maneira, além de eliminar a quebra dos cabelos, você ainda vai notar a redução da queda, da opacidade e do caimento.

Converse com um dermatologista

Outro ponto importantíssimo é sempre contar com o auxílio de um médico especialista para lidar com o problema. No caso dos cabelos, o responsável pelo tratamento é o dermatologista, que pode prescrever suplementos e produtos adequados para devolver o brilho e a saúde aos seus fios!

Como podemos ver, os cabelos quebradiços têm forte ligação tanto com o nosso estilo de vida quanto com os cuidados diretamente tomados com os fios. Por isso, é necessário mesclar uma boa alimentação com o uso de produtos adequados para o tratamento do problema, a fim de garantir sua beleza, força e saúde.

Pronto! Agora você já sabe como tratar os cabelos quebradiços e conseguir excelentes resultados a longo prazo. Procure criar hábitos saudáveis no dia a dia e monte uma rotina de cuidados com produtos indicados para o seu tipo de fio. Só assim, ao adicionar ativos naturais, suas madeixas sempre vão parecer recém-saídas do salão.

Gostou deste artigo? Então, que tal assinar nossa a newsletter? Assim, você fica por dentro de todas as novidades e dicas para trazer muito mais beleza, bem-estar e saúde ao seu dia a dia com o uso dos produtos corretos!

 

 

 

Posts relacionados

Deixe uma resposta