Confira 7 dicas e produtos para fazer a barba sem irritação e cortes - Blog | Vinotage

Confira 7 dicas e produtos para fazer a barba sem irritação e cortes

6 minutos para ler

Fazer a barba é uma tarefa importante na rotina do homem. No entanto, esse processo pode causar irritação e desconforto na pele. Por isso, alguns cuidados são essenciais para evitar cortes e pelos encravados, e o mercado já oferece diversos produtos para a barba que são fundamentais antes, durante e após o barbear.

É importante higienizar bem a pele antes e depois de fazer a barba para remover impurezas e evitar infecções nos pequenos machucados que podem surgir. Para diminuir a sensação de coceira e a irritação, o ideal é investir em um bom pós-barba. Por fim, o hidratante ajuda a recuperar a pele que fica ressecada após o barbear.

Pensando nisso, preparamos este artigo para ajudá-lo a fazer a barba sem irritação e cortes, além de algumas dicas para manter a pele do rosto e os pelos bem cuidados. Boa leitura! 

1. Apare a barba

Se a sua barba está muito comprida, evite fazer a raspagem com a lâmina sem aparar os pelos. Mesmo que o aparelho tenha um alto desempenho, ele foi desenvolvido para eliminar fios menores.

Por isso, o primeiro passo ao se barbear é cortar os pelos com tesoura ou máquina, deixando a barba mais baixa. Dessa forma, as lâminas podem proporcionar um corte muito mais suave, rente e eficiente.

2. Lave bem o rosto

Estar com a pele limpa é fundamental. Para isso, opte por um sabonete de limpeza profunda e que não resseque a sua pele. Em geral, os líquidos são mais indicados para esse momento, pois tendem a hidratar sem deixar uma textura oleosa.

Nessa etapa, use água morna para enxaguar bem a pele. A temperatura é capaz de abrir os poros e facilitar o barbear, pois a lâmina desliza mais fácil, sem cortar o rosto.

3. Aplique a espuma de barbear

Após lavar e secar o rosto, aplique uma camada de espuma para barbear. Faça movimentos circulares com as mãos ou use um pincel. Esse passo é muito importante, pois o produto hidrata e diminui o atrito da lâmina com a pele. Além disso, ele amolece e enfraquece o pelo, facilitando a remoção e proporcionando um barbear confortável e rente.

4. Tenha atenção ao sentido de crescimento do pelo

O barbear no mesmo sentido do crescimento do pelo contribui para evitar a irritação da pele. Por outro lado, essa prática impede que você alcance um barbear rente e suave. Para contornar esse problema, existem alguns passos que você pode seguir:

  • determine a direção de crescimento dos pelos passando a mão sobre eles. O sentido que oferecer resistência indica o lado contrário que eles crescem;

  • depois, hidrate a barba ao menos durante três minutos — de preferência durante o banho. Essa etapa é ainda mais importante se os seus pelos forem ásperos;

  • por fim, tente se barbear no sentido do crescimento dos pelos. Somente se for necessário, passe o barbeador no sentido contrário.

5. Faça uma esfoliação na pele

A esfoliação é fundamental para um barbear muito mais suave. Esse ato ajuda a eliminar as células mortas da pele, garantindo uma textura uniforme. Uma forma simples de esfoliar é usar uma bucha vegetal, que também ajuda a remover a oleosidade e a sujeira que podem cobrir os pelos faciais e bloquear o caminho do aparelho de barbear.

Se utilizar um sabonete esfoliante, lembre-se de enxaguar bem o rosto com água fria para fechar os poros e acalmar a pele. Isso também é importante para contrair os vasos sanguíneos e evitar sangramentos.

6. Evite lâminas gastas

Lâminas gastas dificultam o barbear e aumentam as chances de se cortar e ficar com a pele irritada. Aparelhos antigos podem deixar o rosto sensível e vermelho, prejudicando a aplicação de um pós-barba.

Além disso, é importante manter as lâminas limpas durante a atividade. Lave sempre o barbeador em água corrente e certifique-se de molhar todos os lados para limpá-lo por inteiro. Se estiver sujo de espuma e pelo, o corte não será tão preciso.

Após terminar de raspar o rosto, evite bater o aparelho na pia, pois pode danificá-lo. Também é importante guardá-lo em um armário protegido do vapor quente do chuveiro, para evitar que fique úmido.

7. Invista em produtos de qualidade

Os produtos para a barba são desenvolvidos especialmente para essa região. Eles podem ser usados no rosto sem provocar reações alérgicas, como coceira, vermelhidão e ressecamento. Os principais que você deve ter em casa são a espuma de barbear e o bálsamo pós-barba. Conheça um pouco mais sobre eles.

Espuma de barbear

A espuma de barbear é desenvolvida para atender todos os tipos de pele e permite um barbear agradável e suave. A espuma da linha Vinotage For Men é cremosa e proporciona uma delicada sensação refrescante, graças ao mentol presente na fórmula.

O produto ainda é enriquecido com vitamina E, óleo de abacate, alantoína e extrato de aloe vera. Todos esses componentes ajudam a hidratar, acalmar e amenizar os efeitos da lâmina, reduzindo a sensação de repuxamento e irritação durante e após o barbear. Sua formulação também conta com o resveratrol — um poderoso antioxidante extraído das uvas, responsável por tratar e proteger a pele de radicais livres que prejudicam a saúde cutânea.

Seus principais benefícios são:

  • remove de forma confortável e precisa todo tipo de barba;

  • efeito hidratante e refrescante;

  • fácil aplicação e enxágue.

Bálsamo pós-barba

Por ter textura leve, é rapidamente absorvido, melhorando a maciez e sedosidade da pele. Além disso, o produto promove efeito refrescante e calmante instantâneo, recuperando a vitalidade da cútis após o barbear.

É importante que o bálsamo tenha em sua composição extratos de origem vegetal, como cravo branco e gengibre, que apresentam propriedades tonificantes, antissépticas, descongestionantes e anti-inflamatórias. 

Outro componente interessante é o extrato de vinho, que tem características antioxidantes que previnem o envelhecimento precoce da pele. Por isso, o bálsamo pós-barba da linha Vinotage For Men é uma ótima opção.

Os principais benefícios do produto são:

  • pele macia e hidratada;

  • uso diário;

  • protege a pele de fatores externos, como poluição;

  • fragrância amadeirada e marcante;

  • livre de parabenos e testes em animais;

  • minimiza os problemas causados pela lâmina de barbear.

O ato de se barbear é um processo que pode agredir a pele, especialmente se realizado de forma inadequada ou com itens de má qualidade. Por isso, é importante reservar um tempo para cuidar do rosto e usar bons produtos para a barba, que evitem pelos encravados, pele irritada e machucada.

Quer parar de ter problemas ao fazer a barba? Então, entre em contato conosco e saiba como adquirir os melhores produtos para um barbear perfeito!

Posts relacionados

Deixe uma resposta