Extrato de uva para a pele: saiba onde encontrar e os seus efeitos. - Blog | Vinotage

Extrato de uva para a pele: saiba onde encontrar e os seus efeitos.

6 minutos para ler

Você conhece os benefícios do extrato de uva? Essa substância versátil é indispensável na rotina de quem deseja melhorar o aspecto da pele e cuidar da saúde. De fato, por ser completamente natural traz efeitos perceptíveis em curto prazo ao ser usado de maneira frequente na rotina.

O melhor caminho, aqui, é conhecer os seus benefícios e as diferentes formas de incluí-lo em cosméticos. Assim, se torna muito mais simples adotar o conceito de vinoterapia como uma fonte de beleza que também atua de dentro para fora.

Quer saber mais? Vamos tirar todas as suas dúvidas sobre o extrato de uva e seus resultados. Acompanhe:

O que é o extrato de uva?

Verdadeira tendência do mercado da beleza, o extrato de uva é encontrado nas sementes vermelhas da fruta. Além dos vários benefícios de sua ingestão na rotina alimentar, pode ser usado como um potente antioxidante que promove rejuvenescimento e elimina sinais de cansaço da pele.

Isso acontece porque o extrato é extramente rico em flavonóides que são responsáveis por proteger as células dos radicais livres que aceleram o processo de envelhecimento. Essa substância vegetal consegue proteger o corpo e o organismo desse tipo danos de maneira muito mais eficiente do que outras vitaminas e antioxidantes usados popularmente.

Os principais ativos da uva, que é repleta de resveratrol, funcionam como uma espécie de antibiótico natural contra os radicais livres que degeneram as células sadias da pele e do corpo. Ao mesmo tempo, ainda se mostra extremamente positivo no efeito hidrante ao fazer uma leve esfoliação na derme.

Como pode ser usado?

O extrato de uva pode ser usado de diversas maneiras no universo da beleza Entre os principais formatos estão as máscaras, os óleos, os cosméticos e em tratamentos capilares. Para garantir os bons resultados, no entanto, você precisa montar uma rotina de cuidados frequentes que deve ser potencializada com outros hábitos saudáveis.

Outro ponto importante é não se esquecer do filtro solar sempre que aplicar qualquer produto que contenha o extrato de uva. O uso correto da proteção ajuda muito no processo regenerativo da pele e multiplica os resultados positivos a longo prazo. Sem contar que também evita as temidas manchas no rosto e câncer de pele.

Quais são os benefícios?

Além de combater o envelhecimento, manter a hidratação da derme regulada e fazer esfoliações suaves, o extrato de uva apresenta uma infinidade de benefícios. Na prática, a substância traz mais efeito antioxidante do que as vitaminas C e E que são popularmente conhecidas no mercado.

Outro destaque está na interferência direta com a produção de colágeno que é estimulada de maneira natural. Assim, além de melhorar a elasticidade da pele ainda apresenta mudanças em seu aspecto geral, como aparência dos poros e uniformidade. Veja, a seguir, outros resultados positivos na saúde!

Melhora do colesterol

Quando inserido no preparo de alimentos ou na própria dieta, o óleo de extrato de uva ajuda a equilibrar os níveis de colesterol bom no organismo. Isso acontece por ser rico em ômega -6 e ter interferência direta como antioxidante que previne a formação de placas de ateroma.

Faz pratos mais saudáveis

Fritar alimentos com o extrato de óleo faz muita diferença nos números da balança. Ele costuma ser uma boa opção para pequenos refogados, frituras e até alimentos cozidos. Os benefícios estão ligados a sua estabilidade durante o preparo que não produz toxinas tóxicas quando levado ao fogo e, também é claro, na redução de gorduras saturadas.

Evita a descamação

Todos os formatos do extrato de uva são extremamente hidratantes e, por isso, evitam a descamação das peles sensíveis. Pessoas que apresentam sintomas de dermatite seborreica, por exemplo, costumam se dar muito bem com a substância na hora de minimizar os efeitos da descamação.

Além disso, melhora a aparência de celulites, estrias e cicatrizes. Uma boa forma de alcançar esses resultados é usá-lo com a pele molhada durante ou após o banho. Dessa maneira, acontece a renovação das células e a devolução da elasticidade natural.

Fortalece e hidrata os cabelos

O extrato de uva também atua como um potente aliado na hora de combater as pontas duplas dos cabelos. Atua também na queda capilar, na fragilidade e na quebra. Quem sofre com caspas também encontra bons resultados com a aplicação frequente antes da lavagem habitual.

Agora, se a sua intenção é hidratar os cabelos, pode procurar por cosméticos que contenham o extrato ou fazer receitas caseiras eficientes. Basta adicionar uma colher do óleo de uva ao seu creme de hidratação semanal ou apenas no couro cabeludo antes da aplicação do shampoo.

Como é extraído?

A extração é realizada, na maioria das vezes, por produtores de vinho. O óleo é retirado por meio de solventes, como o n-hexano. Outra opção muito utilizada no mercado envolve a extração por prensagem a frio que tende a ser mais demorada e trabalhosa. Porém, os resultados obtidos são de alta qualidade.

Como é inserido em cosméticos?

Os cosméticos de uva utilizam a base do extrato rica em tantos benefícios como fonte de sua fabricação. Aqui, um dos principais ativos é o polifenol que atua diretamente no colágeno para manter a elasticidade da pele.

Durante o processo de fabricação, a uva traz uma versão completamente versátil. Livres de química, são opções para quem preza não só pelos efeitos rápidos como também em buscar componente naturais.

O extrato usado na indústria da beleza e da saúde costuma ser o óleo retirado durante a fabricação do vinho. O motivo é que após o processo de fermentação e filtragem do vinho, as cascas e a semente seriam originalmente descartadas. O tratamento com extrato de uva é chamado de vinoterapia e abrange diversas áreas. Veja as principais:

  • cremes de emagrecimento;
  • produtos capilares;
  • sabonetes;
  • sais de banhos;
  • kits de tratamentos faciais;
  • esfoliantes.

Pronto! Agora você já conhece todos os benefícios do extrato de uva. Vale destacar também que a substância tem efeitos positivos que vão além dos tratamentos da pele. Entre os principais estão a ação anti-inflamatória e calmante. Assim, pode ser usado para massagens ou no alívio de queimaduras solares como um verdadeiro aliado de todas as horas.

Gostou das informações do artigo? Então nos siga no Facebook, Instagram, Youtube e LinkedIn para receber outros conteúdos exclusivos.

Posts relacionados

Deixe uma resposta