Saiba quais são as melhores frutas para incluir na sua dieta - Blog | Vinotage

Saiba quais são as melhores frutas para incluir na sua dieta

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O que passa na sua cabeça quando falamos a palavra ‘’dieta’’? Muito provavelmente, imagens de saladas de folhas e vegetais foram parar em sua mente, certo? O que poucas pessoas sabem, no entanto, é que uma alimentação equilibrada envolve muitos outros grupos alimentares e que há uma série de frutas na dieta que podem ser consumidas.

É isso mesmo! Embora possa parecer contraditório, o hábito de ingerir uma grande variedade de frutas pode ser extremamente benéfico para a saúde, apesar de seu alto teor de açúcar natural. E que mesmo sendo doces, essas maravilhas da natureza contêm fibras (que auxiliam na saciedade) e uma série de vitaminas e minerais essenciais para o funcionamento do organismo.

Pensando nisso, preparamos uma lista com algumas ideias de frutas na dieta que podem ser utilizadas para o emagrecimento assim como voltadas à alimentação mais saudável e equilibrada. Durante a nossa conversa, abordaremos os seus benefícios e indicações para a saúde. Boa leitura!

Na feira: inclua frutas na dieta

Que lugar mais propício para você comprar excelentes frutas para sua dieta que não uma feira?

Aproveite às, ao ar livre, contam com a presença dos próprios produtores. Além de que geralmente disponibilizam das frutas mais frescas e quase sempre são mais baratos, e a qualidade é bem superior em comparação às redes varejistas.

Como o Brasil é privilegiado por conta do bom clima e vasta extensão territorial, nada melhor do que encontrar produtos da época e totalmente nutritivos, tais como:

Mamão

Com um sabor muito marcante e versátil, o mamão é uma das melhores frutas na dieta. Ele pode ser comido in natura ou adicionado em uma série de receitas, inclusive deliciosas vitaminas e smoothies refrescantes.

Essa incrível fruta, que pode ser encontrada facilmente em terras brasileiras, é cheia de vantagens para o organismo. Em sua composição, podemos encontrar nutrientes fundamentais como a vitamina C, o ácido fólico e muitas fibras. Por isso, o seu consumo traz para o organismo vantagens como:

  • ajuda na saciedade;
  • regula o trânsito intestinal, evitando a constipação e o inchaço;
  • reduz os riscos de desenvolvimento da obesidade;
  • aumenta a energia e disposição;
  • reduz os níveis de colesterol no sangue;
  • diminui a inflamação do organismo.

Maçã

Extremamente famosa entre os amantes de frutas na dieta, a maçã pode ser consumida por aqueles que querem uma alimentação mais saudável e a redução de alguns quilos na balança. Isso acontece porque ela é uma incrível aliada na promoção da beleza e da saúde.

Rica em fibras e muitas vitaminas A, B e C, fósforo, cálcio, ferro e potássio, essa fruta pode ser incrementada nas mais variadas receitas, inclusive em tortas e bolos. Por ser naturalmente adocicada, ela é uma boa alternativa para reduzir o consumo de açúcar na dieta, utilizando adoçantes mais naturais e menos nocivos. Confira os seus benefícios para a saúde:

  • reduz os níveis de colesterol ruim;
  • fortalece e auxilia o sistema imunológico;
  • evita problemas digestivos;
  • ajuda na saúde bucal;
  • promove a saciedade no estômago.

Uva

A maioria de nós consome uvas em datas específicas, normalmente nas festas de fim de ano. Mas a uva é uma excelente fruta que pode ser utilizada em sua dieta. Por isso, vale a pena incorporá-la em seu cardápio ao longo do ano inteiro, já que elas são repletas de benefícios para a saúde.

Além de trazer energia e disposição para enfrentar as tarefas do cotidiano, as uvas são ricas em fibras, vitamina C e minerais como o fósforo. Outro ponto importante de sua composição é o resveratrol, que também pode ser encontrado no vinho e tem altas capacidades antioxidantes. Veja alguns dos benefícios do consumo frequente de uvas:

  • deixa a pele e os cabelos mais bonitos;
  • previne a anemia;
  • auxilia no trânsito intestinal;
  • reduz os riscos de desenvolvimento de problemas cardíacos;
  • controla o diabetes;
  • reduz o envelhecimento das células;
  • melhora a circulação, evitando inchaços e retenção de líquidos.

Melancia

A melancia, oriunda da África e trazida ao Brasil pelos africanos, é uma fruta com a cara do verão. Altamente refrescante, ela é composta majoritariamente por água, sendo uma excelente fonte de hidratação e reposição de vitaminas e sais minerais.

Seja in natura ou em sucos, a melancia traz uma série de vantagens para o organismo, por ser uma fonte rica de vitaminas C e B, além de minerais como potássio e magnésio que faz dela um excelente diurético natural. A seguir, confira algumas das vantagens de seu consumo para a saúde:

  • ajuda na redução da pressão arterial;
  • é benéfica para o sistema cardiovascular;
  • atua no funcionamento ideal das células e do metabolismo.
  • tem propriedades anti-inflamatórias;
  • reduz a retenção hídrica e o inchaço;
  • favorece a saúde dos músculos.

Kiwi

Se a sua intenção é trazer mais nutrientes para o seu dia a dia e ter uma alimentação muito mais equilibrada, investir no consumo de kiwis é o caminho certo para obter sucesso nessa empreitada. Essa fruta tem, por exemplo, muito mais vitamina C do que a laranja ou a acerola, além de várias outras vitaminas e minerais importantes.

Além disso, ela é rica em magnésio, cobre, vitamina B6, niacina, vitamina A, riboflavina, cálcio, zinco, ferro, potássio, fósforo e pobre em calorias, o que significa que pode ser consumida sem medo por quem está lutando contra a balança. O kiwi é uma excelente fruta para refrescar e seu sabor levemente cítrico permite que sejam feitas muitas combinações. A seguir, veja os seus benefícios para a saúde:

  • aumenta a saciedade;
  • ajuda a regular o intestino;
  • fortalece os músculos e ossos;
  • auxilia na formação do colágeno, proteína essencial para a saúde da pele;
  • controla o diabetes;
  • melhora o humor e reduz o estresse;
  • ajuda a controlar sintomas respiratórios.

Abacate

O abacate é, provavelmente, uma das frutas mais versáteis do mundo. Ele pode ser consumido da forma como veio ao mundo ou ainda utilizado em bolos, vitaminas, smoothies e até mesmo em receitas salgadas, como o famosíssimo guacamole. Independentemente de suas preferências pessoais, algo é inegável: ele traz muitas vantagens para a saúde.

Rico em fibras, ácido fólico, potássio, proteínas e gorduras monoinsaturadas (que são fundamentais para o funcionamento de nosso organismo), o abacate atua como um grande aliado na dieta. Ele é responsável por trazer muita energia e ainda outras vantagens, como as que você verá a seguir:

  • tem poder anti-inflamatório;
  • aumenta a absorção de nutrientes fundamentais;
  • diminui o colesterol ruim e auxilia na saúde do coração;
  • ajuda a regularizar o intestino;
  • promove a saciedade e reduz a sensação de fome;
  • auxilia na diminuição do estresse e de sintomas de cunho emocional.

Laranja

Excelente em várias ocasiões, a laranja é uma das frutas na dieta mais fáceis de ser encontrada. Rica fonte de vitamina C, cálcio, fósforo e ferro , ela fortalece o sistema imunológico por conta da presença dos flavonoides.

O consumo diário de laranja é excelente, pode ser uma boa sobremesa e ainda ajuda a manter o nível do colesterol controlado. Além disso, existem inúmeros benefícios da fruta, tais como:

  • Previne pedra nos rins;
  • Reduz risco de AVC;
  • Evita o câncer;
  • Melhora a memória;
  • Protege os olhos e coração;
  • Afasta doenças respiratórias.

Banana

Muito prática, a banana também é encontrada ao longo do ano e é uma excelente fruta na dieta. Ela contém ferro e é muito importante para estimular a produção de hemoglobina, o que combate a anemia.

Além disso, a banana regula o fluxo intestinal, ou seja, trata-se de um alimento que auxilia no processo de emagrecimento. Tem baixo teor calórico e pode ser consumida entre as refeições.

Altamente nutritiva, ajuda também no fortalecimento muscular e em inúmeros outros aspectos, como:

  • Protege o sistema nervoso em razão das vitaminas B1, B2, B6 e B12;
  • Ajuda a melhorar o humor pelo fato de ter um aminoácido que estimula a serotonina;
  • Traz disposição física e mental por possuir frutose, sacarose e glicose;
  • Controla a pressão arterial por conta da boa presença de potássio;

Além das citadas, existem muitas outras em razão da diversidade existente nos campos Brasil afora. Portanto, aproveite cada estação para introduzir as frutas na dieta. Quer saber quais são predominantes em cada época do ano? Então veja agora.

Na dieta: as frutas das estações

Todo mundo sabe que nem todas as frutas são facilmente encontradas ao longo do ano em razão das sazonalidades e também por conta dos períodos de plantio e colheita.

Como cada uma tem características próprias, veja agora o que priorizar em cada estação do ano.

Verão

  • Acerola;
  • Abacate;
  • Carambola;
  • Cupuaçu;
  • Jaca;
  • Uva;

Outono

  • Banana;
  • Kiwi;
  • Coco;
  • Pera;
  • Mamão
  • Goiaba.

Inverno

  • Laranja;
  • Maçã;
  • Pera;
  • Uva;
  • Caqui;
  • Morango.

Primavera

  • Abacaxi;
  • Maracujá;
  • Pêssego;
  • Pitanga;
  • Manga;
  • Uva.

Com a imensa riqueza existente no meio rural do país, há muitas outras frutas que podem ser exploradas em seus cardápios, ou seja, a criatividade deve ser uma companheira na elaboração dos pratos.

No corpo: os cosméticos de frutas

Importantíssimas, as frutas na dieta são comprovadamente positivas e trazem benefícios mil. Outro aspecto que ajuda você a investir na qualidade de vida é que as frutas também combinam na produção de cosméticos.

As substâncias presentes no interior de muitas delas são excelentes para auxiliar na saúde da pele, como no caso da uva.

Um hidratante elaborado com extrato e óleo da semente dessa fruta promove a elasticidade, proteção contra radicais livres e ainda nutre a pele, ou seja, nada melhor do que contar com produtos que são elaborados com a força da natureza.

Sabonetes, cremes de mãos, loções corporais, shampoos e muitos outros produtos ficam bem mais eficazes quando elaborados com os aromas e substâncias retiradas das frutas.

Portanto, como você viu neste post, nada melhor do que introduzir as frutas na dieta, tendo a certeza de que você estará fazendo a melhor escolha para a sua saúde e bem-estar.

Já que estamos falando de frutas, conheça agora os benefícios dos cosméticos elaborados com uva e seus derivados!

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