Lábios ressecados: quais as principais causas e como evitá-los? - Blog | Vinotage

Lábios ressecados: quais as principais causas e como evitá-los?

6 minutos para ler

Seja em um dia frio ou até mesmo quando a exposição ao sol é grande, ficar com os lábios ressecados é um incômodo que causa dor e uma aparência bem ruim. Além de influenciar negativamente na abertura da boca, prejudicando a mastigação, o problema conta com várias outras causas que necessitam de uma devida prevenção.

Com o objetivo de mantê-la bem informada sobre o assunto, vamos mostrar neste post as principais causas e como manter a situação distante da sua vida. Afinal, existem muitos produtos de qualidade que podem contribuir com a saúde dos lábios. Confira!

Quais são as principais causas dos lábios ressecados?

Os lábios ressecam facilmente porque estão em um local de transição no corpo entre a pele e a mucosa, ou seja, a área é mais sensível. Outro fator que influencia na hipersensibilidade é que essa parte do organismo não conta com as glândulas sebáceas, responsáveis pela hidratação natural das células.

Assim, quando os lábios ficam expostos a situações de risco, tendem a rachar. Por isso, a prevenção é o melhor caminho par evitar o problema. Veja agora algumas causas que devem ser evitadas ou combatidas por meio de produtos que contribuem com a devida hidratação, como um lip balm ou manteiga de cacau.

Frio e tempo seco

Quem nunca ficou com os lábios ressecados ao ir em um sítio ou festa ao ar livre em uma noite fria de inverno? A combinação entre frio, vento e clima seco contribuem com o problema. Isso porque os lábios perdem as células gordurosas que os protegem, influenciando na descamação e rachaduras.

Desidratação

Quem não tem o hábito de beber água ao longo do dia acaba sendo uma presa fácil dos lábios ressecados. A situação se acentua em pessoas que transpiram muito e deixam de repor a quantidade de líquido perdida pelo corpo.

Hábito de lamber os lábios

O que parece ser um alívio quando os lábios estão ressecados, acentua o incômodo. A explicação está no fato da saliva ter enzimas digestivas que agridem a mucosa da boca, que é extremamente sensível. Portanto, o hábito deve ser evitado.

Exposição excessiva ao sol

Ficar ao longo de muitas horas embaixo do sol sem uma devida proteção também contribui com o ressecamento dos lábios, que chegam a queimar. Isso acontece em momentos de lazer, como na praia ou na piscina. Por isso, o uso de protetor solar é fundamental em todo o corpo, sem exceções. Inclusive, nos lábios.

Excesso ou falta de vitaminas

Alimentos com excesso de vitamina A têm influência no ressecamento dos lábios. Entre eles, podemos citar manteiga, queijo, ovos e cenoura. Além disso, a ausência de vitamina B também aumenta os riscos.

Ela está presente no abacate, frango, banana e feijão. Alimentos muito picantes, como uma linguiça calabresa, podem potencializar os efeitos do frio, rachando ainda mais os lábios.

Como prevenir o ressecamento dos lábios?

A principal dica é sempre se manter hidratado. Além disso, nunca deixe de utilizar produtos que auxiliam na prevenção, como hidratantes labiais. Um muito conhecido é a manteiga de cacau. Ela é extraída da semente do fruto ao longo do processo de fabricação do chocolate.

Trata-se de uma gordura natural com funções hidratantes e emolientes. Dessa forma, ajuda na recuperação da oleosidade do tecido da boca. Ele é absorvido rapidamente pela pele, ou seja, atinge as camadas mais profundas, auxiliando na suavização.

Além do produto, existem outros que ajudam na recuperação dos lábios ressecados. Batons feitos com cera de abelha ou manteigas produzidas com frutos ricos em gordura vegetal, como macadâmia e karité, também têm ação emoliente (combinação de água, óleo e gorduras).

Outra orientação que deve sempre ser lembrada é evitar a esfoliação nos lábios. Para quem não abre mão, a dica é buscar produtos mais suaves. Faça sempre movimentos leves e evite, ao máximo, a irritação da pele. Os cuidados são necessários em razão da área ser bem sensível e mais vascularizada.

Caso você já esteja com os lábios ressecados, os especialistas afirmam que é preciso se manter distante da tentação de puxar as pelinhas. Afinal, a atitude pode causar sangramento e, até mesmo, problemas dermatológicos mais sérios, como uma herpes labial, aumentando os riscos de novas infecções.

Use hidratantes

Ao contrário do que muita gente pensa, a hidratação dos lábios deve ser uma preocupação de todas as estações e não, simplesmente, ao longo do inverno. Portanto, busque sempre produtos de qualidade e mantenha-se protegida nos diferentes tipos de ocasiões. Manter um batom hidratante na bolsa é uma excelente atitude para a devida saúde dos seus lábios.

Beba muito líquido

Sabendo-se que o corpo humano é composto por 70% de água, não deixe de colaborar com, pelo menos, dois litros por dia. Beber água ou sucos naturais deve ser uma tarefa automática em seu dia a dia. Mantenha uma garrafinha no trabalho e reponha as perdas, principalmente quando praticar atividades físicas.

Por que é preciso cuidar da saúde da pele?

Sendo o maior órgão do corpo humano, a pele merece inúmeros cuidados, principalmente nas partes mais delicadas, como é o caso dos lábios. Para você sempre se manter com qualidade de vida, busque uma rotina saudável e não abra mão de produtos de empresas com credibilidade na área de cosméticos, como bons hidratantes, cremes com funções antioxidantes, tônicos faciais e, claro, os que auxiliam para evitar os lábios ressecados.

Ao cuidar adequadamente da pele, você vai evitar o envelhecimento precoce, um dos grandes vilões das mulheres. Além disso, estará com a autoestima elevada, tendo mais motivação e disposição para enfrentar os desafios do dia a dia.

Portanto, busque sempre seguir as dicas citadas acima e evite as situações de risco que possam afetar negativamente a saúde da sua boca. Como a aparência é fundamental e necessita de vários fatores para não sofrer influências negativas, quem evita os lábios ressecados acaba sempre passando uma boa imagem seja no trabalho, na família ou nos eventos sociais.

Ficou interessado no conteúdo? Quer sempre se manter atualizado sobre saúde, estética e qualidade de vida? Então, curta a nossa página no Facebook e fique sempre por dentro das novidades!

Posts relacionados

Deixe uma resposta