Resveratrol: entenda o que é e quais os benefícios para o corpo - Blog | Vinotage

Resveratrol: entenda o que é e quais os benefícios para o corpo

6 minutos para ler

Se você se preocupa com beleza e bem-estar, já deve ter ouvido falar do resveratrol. Essa substância fitonutriente oferece incontáveis benefícios à saúde e, ainda por cima, faz maravilhas pela sua pele

O grande segredo para acertar em cheio quanto a como usá-la está em ficar por dentro do seu processo de funcionamento no organismo. Assim, se torna muito mais simples compreender se ela será eficiente conforme suas necessidades e a melhor forma de consumo. Quer saber mais? Vamos tirar as dúvidas sobre resveratrol e mostrar seus benefícios. Acompanhe. 

O que é resveratrol? 

Trata-se de um fitonutriente que traz uma série de benefícios ao funcionamento do corpo. Produzido normalmente em plantas, ele ajuda na melhora da pele, previne doenças e ainda atua na disposição do organismo. Além disso, a alta ação antioxidante atua diretamente no combate aos radicais livres que prejudicam a saúde de modo geral. 

O desenvolvimento da substância de maneira natural age em defesa do nosso corpo contra possíveis patógenos invasores. Esses benefícios podem ser encontrados em suplementos dietéticos e alimentos que precisam ser consumidos com frequência para entregar bons resultados em curto prazo. Veja, a seguir, os principais: 

  • pele de uva e frutas escuras;

  • vinhos feitos a partir de uvas;

  • extrato de raiz de gengibre;

  • morangos;

  • amendoins;

  • mirtilos crus e cozidos;

  • chocolate amargo;

  • cacau em pó.

Quais os seus benefícios para o corpo? 

Como já vimos, o resveratrol atua de forma completa no corpo, ajudando em praticamente todos os fatores para garantir o bem-estar. Entre os destaques, estão o auxílio no emagrecimento e no tratamento de doenças cardiovasculares. 

A substância natural atua no coração de duas maneiras: protege a camada das artérias dos efeitos dos radicais livres e dos danos relacionados aos oxidantes. 

Em seguida, interrompe a produção de óxido nítrico gerado pelo endotélio, que é responsável por manter os vasos dilatados. Dentro desse contexto, ocorre a redução do estresse oxidativo que envelhece as células precocemente — sem contar que a proteção do revestimento endotelial ajuda o sangue a fluir corretamente. 

Purificação do organismo

Por conta de suas ações antioxidantes, o resveratrol atua na purificação do organismo. Isso acontece por estimular a eliminação de gorduras e outras substâncias nocivas de maneira natural. Outro ponto que precisa ser levado em consideração é que ele emagrece por liberar a adiponectina.

Esse hormônio é responsável por fazer a queima de gordura no metabolismo sem agredir seu funcionamento. Apesar de ser encontrado em várias frutas e alimentos, quem deseja utilizar a substância para emagrecer precisa procurar pelas cápsulas, pois, normalmente, a alta concentração de resveratrol está associada a calorias. 

Redução da pressão arterial

Quem é hipertenso pode alcançar resultados significativos com esse fitonutriente. O motivo é que, diante de altas doses desses compostos nas paredes sanguíneas, conforme o coração bate, a pressão nociva no órgão é reduzida. Dessa maneira, a produção de óxido nítrico aumenta automaticamente e reduz os níveis da pressão arterial. 

Controle do colesterol

O composto tem efeito direto nas enzimas responsáveis pelas alterações de colesterol. Sua função antioxidante, mais uma vez, consegue combater o crescimento do colesterol LDL. Nesse caso, costuma ser muito indicado o consumo de suco de uva ou da própria fruta, que contém uma boa concentração de resveratrol. 

Preservação das funções do cérebro

Uma série de estudos ao longo dos anos mostra que beber vinho auxilia na preservação das funções cognitivas do cérebro. O ponto esclarecido defende que essa substância estimula o aparecimento de proteínas conhecidas como beta-amieloides, que são fundamentais no combate ao Alzheimer.

Dores das articulações

Muita gente já sabe que o resveratrol tem ação anti-inflamatória, porém, quando se trata de dores nas articulações, ele atua também como um bom analgésico. Em pacientes com casos avançados de artrite, suas propriedades ajudam a retardar o processo de deterioração da cartilagem. 

Em situações mais graves, em que o sofrimento das dores já é intenso, o uso frequente de injeções de resveratrol costuma ser de grande alívio. Seus resultados impedem que a doença prejudique os movimentos e permitem a redução dos sintomas durante os períodos de crise. 

Combate das células cancerígenas 

Esse é um dos benefícios que mais chamam a atenção, por atuar no combate às células responsáveis pelo câncer. Apesar de fortes indícios positivos, esses dados são resultados de estudos e pesquisas em organismos de animais.

Se o suplemento for ministrado frequentemente, tem o poder de prevenir o surgimento de câncer em órgãos como cólon, pele e mama. Leia algumas razões que explicam esse processo: 

  • transformação das células cancerosas do composto;

  • inibição do crescimento dessas células;

  • atuação direta em hormônios que são capazes de combater o câncer e evitar a evolução.

Quando não deve ser consumido?

Apesar de ser natural, o resveratrol não deve ser consumido por mulheres grávidas, em período de amamentação ou crianças. Por mais que você só enxergue o lado positivo dos efeitos da substância no organismo, administrar qualquer tipo de suplementação sem a orientação de um profissional de saúde pode ser bastante arriscado. 

Afinal de contas, para se manter saudável, é preciso analisar todo o histórico médico e o quadro atual de cada pessoa. Só assim será possível atuar para alcançar o aumento da energia e do bem-estar sem correr nenhum tipo de risco desnecessário. 

Qual a dose correta de resveratrol?

De nada adianta se concentrar apenas nos benefícios do suplemento e exagerar na dose. Geralmente, o indicado para adultos são cápsulas entre 250 mg e 500 mg ao dia. Lembre-se, também, de que aumentar o consumo de algas vermelhas faz muita diferença na concentração de resveratrol no organismo. As frutas secas, por exemplo, têm cerca de 5,9 microgramas da substância de maneira concentrada. 

Pronto! Agora você já sabe como funciona o resveratrol. Para aproveitar tantos benefícios, é muito importante procurar essa substância em locais de confiança, que se preocupem em extrair o melhor em forma de tratamento. Assim, os resultados positivos chegam em pouco tempo e têm efeitos duradouros. 

Gostou das informações deste artigo? Então, entre em contato com a Vinotage e descubra como a natureza pode impactar sua beleza e saúde!

Posts relacionados

Deixe uma resposta