Sabonete em barra: descubra como escolher o melhor para você! - Blog | Vinotage

Sabonete em barra: descubra como escolher o melhor para você!

6 minutos para ler

Escolher o sabonete em barra ideal pode ser um verdadeiro divisor de águas na saúde da pele. De fato, até parece uma tarefa simples, porém, tomar banho diariamente com substâncias agressivas pode causar irritação na derme, ressecamento, coceira ou até alergias difíceis de identificar.

O grande segredo, no entanto, está em conhecer os benefícios dos principais ingredientes do rótulo e compreender o que sua pele precisa para se manter viçosa naturalmente. Assim, se torna muito mais simples preservar a hidratação e ainda garantir uma higienização adequada.

Quer saber mais? Vamos tirar todas as suas dúvidas sobre sabonete em barra e te ajudar a escolher o ideal. Acompanhe:

Quais são os benefícios do sabonete em barra?

A barra apresenta muitas vantagens no dia de quem tem uma rotina corrida. O ponto principal é que eles costumam ser mais práticos do que a opção líquida, promovem uma espécie de esfoliação na pele e ainda oferecem mais suavidade ao toque.

Além da durabilidade ser muito maior quando guardados de maneira adequada dentro de um recipiente, ele limpa respeitando a barreira cutânea da pele sem nenhum tipo de agressão. Quem gosta de tomar banhos quentes, por exemplo, precisa sempre ficar de olho na possibilidade de hidratação extra.

No caso de escolher substâncias que preservem os óleos essenciais e mantém a regularidade ao combinar substâncias emolientes com preservação do viço da pele. Sem contar que também se mostra indispensável ter atenção especial com a higienização correta para a remoção de bactérias e outros fatores agressivos ao organismo.

Como escolher o sabonete em barra ideal?

Mesmo sendo um item essencial na hora do banho, muitas pessoas acabam escolhendo o sabonete de forma errada. Isso acontece porque cada tipo de pele apresenta necessidades diferentes que precisam ser tratadas com as composições específicas. Caso a decisão seja tomada de maneira equivocada, você pode acabar sofrendo com ressecamento, descamação e até mesmo algum tipo de alergia. Veja, a seguir, algumas dicas essenciais!

Escolha os de origem vegetal

Como a gordura vegetal pode ser extraída das plantas, ela apresenta menores chances de agredir a textura da pele. Leve em consideração também que as gorduras existentes nas substâncias vegetais usadas para fazer o sabonete são mais próximas das existentes na epiderme humana.

Ou seja, diferentemente, de um produto feito com base em gordura animal, você não coloca excesso de óleo sem necessidade no corpo. Mais gentis do que as outras opções, eles ainda oferecem uma qualidade muito superior aos concorrentes com mais hidratação na medida certa.

Compre o formato de massagem

Um adicional interessante na hora de escolher o sabonete é a possibilidade de comprar o formato para massagem. Com microesferas esfoliantes tornam a hora do banho muito mais agradável em uma limpeza que retira as células mortas da epiderme e auxilia no processo de renovação celular.

Os modelos que apresentam sementes vegetais também costumam fazer um excelente trabalho. No entanto, torna-se necessário tomar cuidado quando existe algum tipo de machucado ou lesão na superfície da pele para não causar outros machucados ou agravar um quadro de dermatite, por exemplo.

Observe os ingredientes

Saber a composição de um produto que é usado diretamente no corpo é indispensável para garantir a hidratação natural da pele e evitar alergias. Os modelos que tem detergentes muito agressivos não costumam ser bem aceitos por peles mais sensíveis. Por este motivo, dê preferência aos produtos com menos conservantes e marcas de credibilidade no mercado.

Além disso, mulheres gestantes também devem evitar qualquer produto de limpeza com excesso de ácido glicólico e ácido salicílico. Os parabenos também precisam ser descartados, já que até provocam uma sensação de limpeza inicialmente, porém, não são capazes de penetrar nas camadas mais profundas da pele.

Saiba quando usar os antissépticos

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, usar apenas sabonetes antissépticos não é a única opção para remover todas as bactérias e sujeiras do corpo. A questão que deve ser observada com atenção é que existem casos específicos em que eles são indicados, como após cirurgias ou em situações de patologias recorrentes.

O problema de usá-los com frequência é que acabam removendo a camada protetora da pele e deixam o organismo mais suscetível a doenças, podem ainda alterar as bactérias positivas que tem como principal função nos proteger de agentes agressores externos.

Considere seu tipo de pele

Assim como a pele do rosto, o corpo também precisa ser higienizado com ativos específicos que cuidam das características de cada epiderme. Uma pessoa de pele extremamente oleosa, por exemplo, deve evitar substâncias oleosas que possam despertar aquela sensação pegajosa ao final do banho.

No entanto, torna-se necessário encontrar o meio-termo, já que apostar em composições que retirem toda a hidratação natural também representa o dobro da produção de óleo por conta do efeito rebote. As opções de glicerina costumam ser bem democráticas e vão bem em peles tanto de crianças quanto em adultos com sensibilidades.

Tenha atenção com o relaxamento

Além dos cuidados com a pele, o banho é, acima de qualquer coisa, um momento de relaxar em seu dia. Por este motivo, além de priorizar composições vegetais e feitas de maneira biodegradável, também é indispensável encontrar fragrâncias suaves que despertem o bem-estar ao mesmo tempo que você sente a hidratação.

Uma boa sugestão, nesse caso, está em encontrar notas aromáticas capazes de remeter ao universo dos vinhos e da uva. Como resultado, fica mais simples afastar a insônia e o estresse ao proporcionar pequenos gatilhos relaxantes ao cérebro com escolhas adequadas durante o banho. Veja outras sugestões de fragrâncias relaxantes e confortáveis:

  • lavandas;
  • capim-limão;
  • bergamota;
  • noz moscada;
  • pimenta rosa;
  • camomila;
  • romana;
  • pau-rosa.

Pronto! Agora você já sabe como escolher sabonete em barra e quais são os seus principais benefícios. O mais importante é compreender quais necessidades sua pele apresenta e como fazer a higienização de maneira adequada. Só assim será possível investir nas melhores composições do produto e ainda tornar a hora do banho muito mais relaxante.

Gostou das informações deste artigo? Então leia também sobre como identificar o seu tipo de pele e as principais características de cada um.

Posts relacionados

Deixe uma resposta