Os principais passos para fazer skin care em casa e renovar sua pele! - Blog | Vinotage

Os principais passos para fazer skin care em casa e renovar sua pele!

6 minutos para ler

Cuidados frequentes com a pele, seja ela do rosto ou do corpo, são essenciais para garantir a sua saúde e beleza. Por isso, investir em um skincare caseiro pode ser uma boa alternativa para evitar problemas nessa região!

A pele, que é o maior órgão do corpo, demanda cuidados diários. Alguns dele vêm de dentro para fora — com a ingestão de alimentos benéficos e muita hidratação — mas outros acontecem por meio de estratégias que exigem bastante disciplina.

Pensando nisso, hoje, falaremos exclusivamente sobre os cuidados tópicos, ou seja, que são feitos de fora para dentro e que podem ser feitos em casa. Mostraremos não só os produtos mais importantes para essa estratégia, mas também um passo a passo para não errar. Boa leitura!

Quais são os produtos essenciais para o skin care caseiro?

Em primeiro lugar, descobriremos quais são os produtos mais indispensáveis para que você possa fazer o skincare em sua própria casa. Você pode, é claro, utilizar outros produtos que não sejam esses, mas essas opções não podem ficar de fora de sua necessaire. Vamos lá?

Sabonete facial

O sabonete facial é uma das grandes estrelas do skincare caseiro. Ele pode ser em barra, líquido ou ainda em forma de loção, não importa, e será definido a partir de suas preferências e das necessidades de sua pele. No entanto, uma coisa é certa: ele é o responsável por preparar devidamente a pele para todas as etapas subsequentes.

Tônico

O tônico tem a função de, como o próprio nome já diz, tonificar a pele. Ele ajuda a equilibrar o pH cutâneo (ponto essencial para a saúde desse órgão) e fechar os poros, deixando o rosto com uma aparência mais uniforme, menos cansada e bem mais bonita.

Hidratante

A hidratação é um passo diário, que deve ser feito por pessoas com todos os tipos de pele (sempre se adaptando, claro, às suas necessidades). Ela também deve ser realizada todos os dias para o skincare corporal, ou seja, os cuidados com a pele de todo o corpo, que precisa, assim como o rosto, receber uma boa dose de hidratantes.

Esfoliante

O esfoliante tem como principal função a remoção de células mortas e da camada superfical da pele que já precisa ser renovada. Ele promove, também, essa renovação por meio da estimulação. Essa é uma etapa também válida para o corpo, cuja frequência será determinada a partir de uma série de fatores.

Máscara

As máscaras são produtos que podem ter várias funções. Essa é a parte bacana: com elas, você escolhe aquilo que precisa e seleciona os benefícios desejados para a sua pele. Elas podem ser rejuvenescedoras, anti-acne, hidratantes, você é quem manda! A aplicação desse tipo de produto pode ser feita com intervalos de 7 a 15 dias.

Demaquilante

Retirar a maquiagem, no fim do dia, é uma atitude que não pode ser deixada de lado. Com esse cuidado, você deixa a sua pele respirar e o demaquilante é o produto ideal para que você possa retirar resíduos de maquiagem que estejam depositados em camadas mais profundas da pele, que não são acessadas pelos sabonetes convencionais.

Protetor solar

Por fim, temos aqui um item completamente indispensável para os cuidados da pele: o filtro solar. Esse é um passo essencial para garantir a beleza da pele de dentro para fora, já que os protetores evitam os danos causados pelos raios solares às nossas células cutâneas, nas camadas mais profundas desse órgão.

Qual é a ordem correta de utilização desses produtos?

A ordem correta para a utilização dos produtos acima mencionados , pela parte da manhã: sabonete, tônico, hidratante, protetor solar. Ao fim do dia, todos os passos são idênticos, exceto o protetor solar, que é substituído pelo demaquilante.

Para simplificar o seu skincare, alguns produtos podem ser interessantes. A água micelar, por exemplo, une os benefícios de atuar como loção de limpeza (sabonete) e tônico, podendo ser uma boa substituta para esses casos. Além disso, ela retira maquiagens mais leves, podendo também ficar no lugar do demaquilante em alguns casos.

Por fim, uma vez por semana ou a cada quinze dias, você precisa esfoliar e utilizar a máscara de sua preferência. Esses passos são feitos nessa ordem, antes de todos os outros processos mencionados logo acima.

Como manter uma boa rotina de skin care?

Para fechar o nosso bate-papo, que tal descobrirmos algumas dicas para realmente manter essa rotina e torná-la ainda mais eficiente, ou seja, com resultados que serão visíveis a médio e longo prazo? Confira:

Tenha horários bem definidos

Cumprir uma rotina é algo desafiador, mas que pode trazer resultados muito interessantes quando nos referimos ao skincare. Isso, é claro, não quer dizer que os minutos contem, mas manter uma frequência e não deixar os cuidados com a pele de lado nenhum dia é algo fundamental para o sucesso.

Deixe tudo sempre à mão

Evite deixar os produtos de seu skincare espalhados pela casa. Mantenha todos eles em um mesmo ambiente — como o banheiro ou sua necessaire — para evitar a procrastinação ou até mesmo a não-realização de alguma etapa importante.

Adapte os seus cuidados às suas necessidades

Quando falamos sobre skincare, é fundamental praticar o autoconhecimento e saber exatamente do que a sua pele precisa. Utilizar produtos para pele seca em uma região oleosa pode ser um resultado desastroso. Por isso, fique de olho!

Determine os dias de esfoliação e da máscara

A frequência correta para a utilização desses produtos depende de uma série de fatores, como o seu tipo de pele e a presença ou não de problemas na região da derme. Por isso, é fundamental conversar com um profissional qualificado para evitar uma realização exacerbada dessa etapa e, com isso, prejudicar a área.

Priorize produtos naturais

A nossa última dica é: cuide de sua pele, sempre que possível, com produtos que tenham insumos naturais em sua composição. Esse é um passo opcional, mas que fará toda a diferença nos resultados obtidos e, claro, na saúde de sua pele, que receberá cuidados abrangentes e profundos todos os dias.

Gostou de conhecer os melhores produtos e o passo a passo para realizar um skincare caseiro? Com essas dicas, você está completamente pronta (ou pronto!) para dar à sua pele o tratamento que ela realmente merece e precisa em seu dia a dia. Agora, basta colocar as mãos na massa!

Para mais dicas, informações e muitas novidades, curta a página da Vinotage no Facebook! Por lá, você ficará por dentro de todas as maneiras para manter a sua pele sempre bonita, viçosa e muito saudável. Até a próxima!

Posts relacionados

Deixe uma resposta