5 dicas de automassagem para relaxar seu corpo e mente - Blog | Vinotage

5 dicas de automassagem para relaxar seu corpo e mente

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Se há um serviço bastante procurado nos SPAs do Brasil e do mundo, sem dúvidas, é o da massagem. Afinal de contas, ela é um santo remédio para relaxar, renovar as energias e apaziguar a mente. Porém, nem todo mundo tem tempo e disposição para frequentar esses espaços e acaba abrindo mão de desfrutar de todas as vantagens que ela proporciona. Justamente por isso, preparamos este post para falar da automassagem.

Isso porque você não precisa de terceiros para ter esse momento de carinho, respeito e cuidado com o seu próprio corpo, viu? Ao contrário, com algumas dicas simples, dá para realizá-la na sua casa e ter uma melhora significativa na sua qualidade de vida. Ficou com curiosidade para saber mais? Então, acompanhe e aprenda a se automassagear sem dificuldades!

Benefícios da automassagem

Fora o relaxamento muscular e o descanso mental que a automassagem proporciona, especialmente para quem tem uma rotina puxada, você também alcança outros benefícios ao realizá-la diariamente — e eles impactam não só o seu bem-estar e o funcionamento do seu organismo, mas também o aspecto físico da sua pele.

Por exemplo, ela evita problemas com a circulação sanguínea (que são responsáveis pelo aparecimento das varizes), reduz a retenção de líquidos (que provoca inchaços), ajuda a combater as cefaleias tensionais, corrige a postura corporal e contribui para diminuir a flacidez da cútis e as linhas de expressão.

Fora isso, ela tem um efeito bastante positivo sobre a sua saúde mental, pois auxilia no controle do estresse e da ansiedade e ainda melhora o estado do seu humor e a qualidade do seu sono.

Como fazer a automassagem corretamente

Agora que já falamos sobre os benefícios da automassagem, vamos ao ponto principal deste texto: as dicas para fazê-la de maneira correta. Na prática, isso significa não só focar nos lugares certos e evitar movimentos errados que possam causar machucados ou mal-estares, mas também garantir que o efeito relaxante seja maximizado e você realmente se sinta renovado. Ao todo, são cinco sugestões. Confira!

1. Tome um bom banho

Antes de partir para automassagem propriamente dita é importante tomar um banho (se for quente, melhor ainda!). Isso porque o contato com a água já tem efeito terapêutico, sendo capaz de diminuir o estresse e a ansiedade. Além disso, ela funciona como uma etapa inicial do relaxamento muscular, aliviando aquelas tensões mais acentuadas.

Outro motivo para começar pelo banho é que você precisa ter a pele limpa, sem maquiagem ou oleosidade, para aplicar os produtos nela e conseguir realizar os movimentos necessários sem dificuldade. Vale ressaltar, que dá para aproveitar esse momento para fazer uma esfoliação na cútis, renovando ela e garantindo uma limpeza mais profunda de qualquer impureza.

2. Tenha os produtos adequados

Outra dica fundamental para uma automassagem eficiente é ter os produtos adequados (como hidratante corporal e hidratante facial) para esse momento. Dessa forma, você tem a oportunidade de nutrir a sua epiderme, tonificá-la e deixá-la muito mais macia. De quebra, o uso deles facilita o toque e evita a sensação de fricção ao pressioná-la — o que faz toda a diferença para quem tem a pele mais sensível, especialmente a do rosto.

3. Foque em pontos de tensão

Uma terceira dica é focar a automassagem em pontos de tensão ao longo do corpo, como o couro cabeludo, a nuca, o pescoço, a face, os braços, as mãos, a região lombar, os ombros, as coxas, as panturrilhas, os tornozelos e os pés. Ou seja, áreas nas quais os músculos são muitos trabalhados e, em alguns casos, suportam muita pressão ao longo do dia.

Justamente por essa razão, são locais que apresentam mais problemas, como dores, cãibras, dormência, inchaços, distensões, redução momentânea da mobilidade etc. Logo, se dedicar a eles é garantia de um melhor condicionamento físico e redução da fadiga. Vale comentar ainda que a escolha desses cantos também é estratégica, pois você consegue tocá-los sem precisar fazer um grande esforço ou, ainda pior, se contorcer todo.

4. Faça os movimentos certos

Ao contrário do que se pode imaginar, a automassagem não é algo complicado ou que requer várias técnicas especiais. Na verdade, o segredo está em conhecer os três movimentos certos que podem ser aplicados em todas as áreas do corpo, sem exceção.

Para começar, junte as pontas dos dedos e pressione a pele levemente debaixo para cima — se o canto massageado for acima da barriga — e de cima para baixo — se o local massageado for abaixo do abdômen. Depois, faça movimentos circulares com as pontas dos dedos indicador e do meio, assegurando que a cútis seja realmente movimentada durante o toque.

Por último, você deve usar o seu dedão para fazer uma pressão (entre leve e moderada) na epiderme, como se quisesse apertá-la, enquanto repousa a palma da mão sobre a região.

5. Alongue-se no final

Após massagear os pontos recomendados no tópico anterior, faça alguns alongamentos simples. Por exemplo, levante os braços, esticando eles para cima, para os lados e para trás. 

Depois, incline o pescoço fazendo movimentos giratórios em 360º. Em seguida, fique reto, deixe as pernas juntas e desça lentamente o tronco e os braços até conseguir encostar a ponta dos dedos das mãos nos pés.“Mas por que devo me alongar depois de concluir a automassagem?”, você deve estar se perguntando.

Bem, a resposta é simples: o alongamento serve para prolongar os efeitos dela, garantindo não só um maior relaxamento muscular, mas também evitando que algum movimento brusco ou mesmo errado durante o processo ocasione alguma lesão.

Como mostrado, fazer uma automassagem não requer experiência prévia e é algo bem mais simples e rápido do que muita gente imagina. Basta uma vez por dia e você ficará não só relaxado, como também revigorado e com uma pele cada vez mais bonita e bem cuidada. Por isso, já sabe: depois que chegar do trabalho e finalizar os seus afazeres domésticos, reserve alguns minutos para cuidar de si mesmo. 

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