7 dicas para realizar uma verdadeira mudança de hábitos em 2019 - Blog | Vinotage

7 dicas para realizar uma verdadeira mudança de hábitos em 2019

6 minutos para ler

Ano novo, vida nova. A chegada de um novo ciclo é, muitas vezes, marcada por uma imensa vontade de mudar e começar de novo. Por isso, a mudança de hábitos é sempre recomendada nessa etapa, quando o espírito está em sincronia com os objetivos e se torna muito mais fácil alcançá-los.

No entanto, infelizmente, também não é incomum que as resoluções de ano novo sejam abandonadas no decorrer dos meses. Por isso, é importante que um planejamento seja feito para evitar o desânimo e para que você permaneça nos trilhos e no caminho certo.

A seguir, conversaremos sobre algumas dicas importantes para que, em 2019, você consiga mudar os seus hábitos de uma vez por todas e iniciar uma etapa completamente nova de sua vida. Boa leitura!

Qual é a importância da mudança de hábitos?

Por incrível que pareça, o cérebro humano é feito para trabalhar com uma rotina. Ainda que quebrá-la seja necessário (afinal, tirar férias é sempre algo bem-vindo) e que algumas pessoas não se adaptem muito bem a ela, uma coisa é inegável: nós precisamos de um certo planejamento para viver bem.

Descobrir exatamente a intensidade de sua rotina é algo muito particular, mas ter horários bem definidos para as principais atividades cotidianas (como dormir, acordar e almoçar, por exemplo) é algo que faz bem para praticamente todas as pessoas.

Ter hábitos definidos e seguir um cronograma faz com que o relógio biológico seja regulado e que o dia dos indivíduos seja muito mais produtivo. Assim, sobra muito mais tempo para o lazer e atividades realmente prazerosas, já que nem tudo será deixado para última hora.

Além disso, hábitos mais saudáveis são responsáveis por trazer muito mais saúde, aumentando não só a longevidade mas também a beleza da pele, dos cabelos e trazendo muito mais energia para enfrentar os desafios do dia a dia.

Como fazer uma mudança de hábitos efetiva?

A seguir, observaremos algumas dicas para tornar a mudança de hábitos possível e realmente eficaz. Confira logo abaixo.

1. Identificar os hábitos nocivos

O primeiro passo para uma boa mudança de hábitos é identificar corretamente quais são os costumes que estão prejudicando a sua vida e impedindo você de chegar aonde deseja. Eles podem incluir, literalmente, qualquer coisa: acordar tarde demais, não ler livros o bastante, não passar tempo com a família, etc.

A partir desse exercício, é muito mais fácil escolher exatamente o que será mudado e decidir também quais caminhos serão percorridos para alcançar esse objetivo, definindo metas e cronogramas efetivos.

2. Anote tudo o que deseja mudar

Identificou os hábitos negativos e que atrapalham a conquista de seus sonhos? Ótimo! Agora chegou a hora de anotar aquilo que deseja mudar. Para isso, mentalize quais são os seus objetivos e reflita: o que faria você alcançar tais metas com mais facilidade?

Com isso, fica muito mais fácil perceber quais hábitos você quer incorporar no ano que está começando. Anote tudo aquilo que acha que pode ajudar e, se possível, deixe em algum lugar visível, como a parede de seu quarto, o espelho do banheiro ou a geladeira.

3. Mudar aos poucos e de forma constante

Nada muda de um dia para o outro e uma das principais fontes de descontentamento (e consequente desistência dos planos) de quem tenta mudar os hábitos é justamente tentar ‘’dar passos maiores que as pernas’’.

Vá aos poucos e, se possível, mude uma coisa de cada vez (a menos que você realmente saiba que dará conta do recado). Mudanças lentas não são um motivo para vergonha, pelo contrário: são um sinal de que você está levando a sério e que deseja que elas sejam permanentes.

4. Fazer um acompanhamento diário dos hábitos

É muito fácil se perder em meio às mudanças de hábito, especialmente enquanto ainda não se está tão acostumado. Por isso, que tal trabalhar com um planner, diário ou agenda que permita que tudo seja anotado?

Assim, você consegue observar quais são as suas falhas mais comuns e consertá-las antes de que elas se tornem um hábito. O autoconhecimento é um dos principais fatores para fazer com que essa mudança dê certo.

5. Trabalhar com um sistema de metas e recompensas

Um empurrãozinho nunca é demais, certo? Por isso, por que não trabalhar com metas e recompensas? Para fazer isso, é muito simples: anote todos os seus objetivos em formato de lista e coloque uma recompensa ao lado de cada um deles.

Com a efetiva mudança de hábitos e a conquista de tais metas, você pode riscá-la da lista e obter o seu prêmio. Dessa forma, você ficará muito mais motivado para realizar tais modificações e conquistar os seus objetivos.

6. Se organizar e ter um bom planejamento

Outra palavra-chave da mudança de hábitos é organização. Com um planejamento realmente eficaz, se torna muito mais simples não cair nas armadilhas do desânimo e manter essa modificação na rotina até que ela se tornem algo natural e seja feita de forma quase que automática.

Um bom exemplo está na alimentação. Que tal preparar todos os seus alimentos no fim de semana e congelá-los? Assim, você terá refeições sempre nutritivas e com muita rapidez, evitando contratempos. Faça isso para outros processos de sua rotina e veja os benefícios.

7. Convidar um amigo para participar da mudança

Por fim, uma dica bacana é trazer um ou mais amigos para participar das mudanças com você. Obviamente, os hábitos e metas de vocês não precisam ser os mesmos, mas a parceria pode fazer milagres na hora de se manter firme.

Compartilhem dicas, desabafem em conjunto e ajudem um ao outro a conquistar os objetivos e sonhos. Dessa forma, com um grupo de suporte, fica muito mais fácil realizar uma verdadeira mudança de hábitos em 2019.

Agora que você já conhece a importância da mudança de hábitos e sabe como fazê-los, que tal começar desde já? Ainda dá tempo de realizar alterações estruturais no seu estilo de vida em 2019 e ter muito mais saúde e qualidade de vida neste ano.

Um dos principais segredos para uma vida mais saudável está nos cuidados com a alimentação. Pensando nisso, separamos o nosso artigo sobre alimentação saudável para que você leia e incorpore os conhecimentos adquiridos em seu planejamento para 2019!

Posts relacionados

Deixe uma resposta