Os cremes antienvelhecimento foram uma enorme conquista da indústria dos dermocosméticos. Com o desenvolvimento desse produto, milhares de pessoas ao redor do planeta puderam fornecer um tratamento especializado para as suas peles, deixando-as belas e saudáveis por muito mais tempo e minimizando os efeitos nocivos do envelhecimento para esse órgão.

Feitos a partir dos ingredientes mais diversos (e por vezes até mesmo um tanto quanto inusitados), os cremes anti-idade são famosos por devolver o viço, o tônus e a beleza aos mais variados tipos de pele. Além disso, eles podem também ser utilizados como medida preventiva e ter um resultado ainda mais satisfatório.

Mas afinal, o que é esse tipo de produto? Quais são os principais tipos existentes no mercado? Como eles agem em nosso organismo? Continue a leitura e descubra algumas das principais informações sobre o tema. Boa leitura!

O que são os cremes antienvelhecimento?

Os cremes antienvelhecimento, também conhecidos como anti-idade, são aqueles que são utilizados tanto para reverter alguns danos já existentes na pele (como, por exemplo, a presença de linhas de expressão) como também atuando na prevenção desses danos antes mesmo que eles ocorram.

O envelhecimento de nossa pele pode ocorrer por uma série de fatores. Na maioria das vezes, ele está ligado aos danos ocasionados nas células cutâneas, seja por fatores internos (como uma alimentação inadequada, falta de sono de qualidade ou o abuso de substâncias como a nicotina) ou externos (principalmente os raios ultravioletas).

Todos os fatores citados acima podem, a curto ou longo prazo, fazer com as células de nossa pele sofram pequenas mutações em seus DNAs ou até mesmo se desnaturem de forma definitiva, alterando a sua forma.

Com isso, a aparência de nossa pele muda a olho nu, com o surgimento das rugas, linhas de expressão ou manchas típicas da idade.

Como esse tipo de produto age em nossas peles?

Os produtos anti-idade agem em nossa pele de várias formas diferentes. Os principais mecanismos observados são:

  • a proteção direta contra os raios ultravioletas;

  • criação de uma proteção extra ao DNA das células da pele;

  • ação clareadora;

  • proteção contra o aparecimento de manchas;

  • ativação extra do colágeno, proteína que deixa a pele mais firme e viçosa.

Como podemos observar, compostos distintos agem de diferentes maneiras em nosso organismo. Por isso, a maioria dos cremes antienvelhecimento têm uma combinação de ingredientes que busca atuar nas mais diversas frentes, fornecendo uma cobertura completa aos efeitos nocivos que o envelhecimento da pele pode trazer para a aparência de nossos rostos.

Quais são os tipos de cremes antienvelhecimentos existentes no mercado?

Os cremes anti-idade são apresentados em diversas formas. As mais comuns são:

  • loções;

  • cremes;

  • séruns.

Cada um desses tipos de produto deve ser utilizado em condições diferentes. Saber escolhê-los é, portanto, fundamental para obter o sucesso no tratamento. Na maioria das vezes, o seu dermatologista recomendará um tipo de produto baseado nas características de sua pele.

Os cremes, por exemplo, são mais indicados para indivíduos que têm a pele mais seca e são, na maioria das vezes, muito mais pesados e hidratantes. Eles também são mais recomendados para quem já tem algum sinal de envelhecimento.

Os séruns, por sua vez, são muito mais leves e normalmente indicados para as pessoas que buscam um tratamento preventivo. Eles podem, no entanto, também ser utilizados por quem está tratando os sinais do envelhecimento.

Além disso, esse tipo de produto é altamente indicado para quem tem a pele mista ou oleosa. Isso acontece porque ele tem uma absorção muito superior e não deixa a cútis com o aspecto ‘’melequento’’ que a maioria dos cremes traz para quem lida com a oleosidade excessiva.

Quais são as composições mais comuns?

Os cremes antienvelhecimento normalmente utilizam, em sua composição, ingredientes que auxiliam na proteção celular e ajudam na limpeza da pele de dentro para fora. Esses compostos e substâncias podem ser completamente sintéticos ou extraídos de forma natural de plantas, como frutas, flores e sementes.

Algumas das substâncias mais utilizadas em produtos desse tipo são:

  • ácido retinóico (ou retinol);

  • niacinamida;

  • ácido glicólico;

  • ácido kójico;

  • ácido ascórbico (vitamina C);

  • ácido hialurônico;

  • vitamina E;

  • ácido ferúlico;

  • resveratrol.

Esse último, por exemplo, é uma ótima opção de produto completamente natural com diversos benefícios. Ele é um composto oriundo do vinho e tem propriedades antioxidantes, que auxiliam na proteção da pele a nível celular e também promovem a limpeza de compostos nocivos conhecidos como radicais livres, que aceleram o processo de envelhecimento cutâneo.

Como escolher a melhor opção?

O processo de escolha de um bom creme anti-idade deve ser feito com muita cautela e sempre acompanhado pelas opiniões de um médico dermatologista de confiança, que avaliará o seu caso de forma personalizada.

Além disso, é sempre importante conhecer bem a própria epiderme e saber qual é o tipo de produto mais indicado para ela. Se a sua pele for seca, por exemplo, é mais recomendado que você utilize produtos com alta potência hidratante, já que a desidratação é um fator de risco para o envelhecimento cutâneo.

No caso de peles jovens, oleosas e com tendência a desenvolver acne, o uso de séruns ou loções pode ser mais interessante, especialmente caso ainda não existam sinais de envelhecimento. Por conta disso, esse tipo de produto é mais recomendado às pessoas que têm entre 25 e 35 anos de idade.

Outro fator muito importante é verificar o histórico das marcas compradas e optar sempre por aquelas que são referência no mercado e que utilizam novas tecnologias e produtos preferencialmente naturais, que são mais biodisponíveis (ou seja, mais aceitos pelo nosso organismo).

Como podemos observar, os cremes antienvelhecimento são produtos completamente revolucionário e que agem de muitas formas diferentes em nossas peles, seja tratando os danos já existentes ou prevenindo-os antes mesmo dos primeiros sinais. Por isso, comece o quanto antes a utilizar esse tipo de item e observe de perto os resultados magníficos que eles trazem!

Gosta de praticidade e comodidade? Sim, não é mesmo? Então, assine a nossa newsletter! Ao inserir o seu e-mail no campo correspondente, você receberá todos os futuros conteúdos diretamente em sua caixa de entrada e ficará por dentro de todas as novidades sobre beleza e cuidados com a pele. Até a próxima!