Alongamento do corpo: 5 benefícios que você nota rapidamente - Blog | Vinotage

Alongamento do corpo: 5 benefícios que você nota rapidamente

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Especialmente para quem pratica exercícios físicos, realizar o alongamento do corpo vai permitir uma maior flexibilidade dos músculos. No entanto, é preciso entender os melhores meios para realizar essa prática, além de fazê-los com moderação para que não tenha como consequência o efeito contrário, que pode até mesmo ocasionar lesões.

Mas afinal, o que significa esse alongamento? É simplesmente a prática de algum exercício em que você vai trabalhar determinado músculo, em que a pessoa permanece em uma postura por um certo período, fazendo com que a região trabalhada se mantenha em uma extensão máxima.

Pensando em todo esse contexto, elaboramos este conteúdo para que você saiba os principais benefícios, além de entender como é possível realizá-lo ao longo do dia mudando alguns hábitos simples. Boa leitura!

Quais são os benefícios do alongamento do corpo?

Inicialmente, vamos explicar quais são os principais benefícios de quem realiza o alongamento do corpo. Confira!

1. Melhora a postura

Hoje, grande parte das pessoas trabalham em apenas uma posição. Seja em pé, seja no computador, os profissionais tendem a permanecer grande parte do tempo forçando algumas partes de seu corpo, o que pode trazer prejuízos para a postura corporal.

Entre as lesões que podem ser ocasionadas devido à má postura, destaca-se a escoliose — que nada mais é do que o desvio da coluna — que pode ocasionar dores. Esse problema já atinge cerca de 3% da população, número que tende a aumentar devido ao sedentarismo da população.

Dessa forma, parar alguns minutos durante a tarde para alongar-se vai contribuir para que não haja problemas nesse sentido, além de reduzir as chances de contar com algum desconforto ao longo de sua jornada.

2. Alivia tensões

Novamente pegando a realidade de quem está o dia todo em seu ambiente de trabalho, é comum acumular tensões devido à sua rotina. São metas a serem batidas, pressão por parte de prazos a serem cumpridos, entre outros pontos que contribuem para que os músculos fiquem tensos, o que pode ocasionar em incômodo e dores locais.

Ao se alongar, em especial trabalhando aquelas regiões onde são comuns algum tipo de incômodo, você vai promover o relaxamento muscular, reduzindo os danos nesse sentido.

3. Melhora a qualidade do sono

As práticas de exercícios físicos, naturalmente, já contribuem para melhorar a qualidade do sono, além de aliviar o estresse e a ansiedade. Isso acontece em razão da liberação de endorfina, hormônio relacionado ao bem-estar.

Como o alongamento também tem como benefício o alívio do estresse e o relaxamento dos músculos, consequentemente a noite de sono será mais tranquila, contribuindo para que o seu dia a dia seja mais produtivo e aumentando o foco para as atividades diárias.

Entre outros benefícios de uma boa noite de sono, destaca-se:

  • mais controle do apetite;
  • ativamento da memória;
  • estímulo do raciocínio;
  • rejuvenescimento da pele;
  • redução do estresse.

4. Mais qualidade para a prática de esportes

No caso da prática de esportes, existe a necessidade de adotar por estratégias que proporcionarão uma melhor performance para o atleta. Nesse contexto, o alongamento vai proporcionar mais flexibilidade aos músculos, o que garante movimentos mais amplos.

5. Ativa a circulação sanguínea

Por fim, o alongamento vai contribuir para ativar a sua circulação sanguínea. Práticas que promovem isso são positivos para a oxigenação do sangue, uma vez que ele passará mais vezes pelo pulmão. Além disso, caso tenha alguma lesão (independentemente da forma como a ocasionou), a recuperação será mais rápida.

Como fazer o alongamento do corpo?

Agora que você já conhece os principais benefícios do alongamento do corpo para a saúde, que tal entendermos algumas das práticas que podem ser adotadas? Confira!

Tocar os dedos dos pés

Para quem pensa que o alongamento do corpo é uma atividade que vai ocupar grande parte de seu tempo, está muito enganado! Existem exercícios que podem ser feitos, inclusive, na hora em que acorda, como o toque dos pés.

Para isso, é preciso seguir alguns passos:

  • controle a respiração, de modo que a sua expiração e respiração sejam conscientes, principalmente no momento em que dobrar as costas;
  • estique os braços para que os seus dedos toquem os pés sem que haja a flexão do joelho.

Levantar a pélvis

Outro tipo de alongamento que pode ser feito assim que acordar, de modo que trabalhe o corpo logo nas primeiras horas do dia. Entre os benefícios dessa atividade, destaca-se:

  • trabalho das pernas;
  • trabalho dos glúteos;
  • exercício do abdômen;
  • exercício da parte baixa dos quadris.

Para que ele seja feito de forma eficaz, basta ficar deitado de costas, com as pernas dobras e as mãos ao lado do corpo. Assim que estiver nessa posição, eleve a pélvis o quanto conseguir, mantendo essa posição por cerca de 20 segundos.

Alongamento de peitoral

Os músculos do peitoral têm forte tendência a serem prejudicados devido a nossa postura no cotidiano, especialmente para quem trabalha sentado e de frente para o computador. Para alongá-los é simples: basta entrelaçar os dedos por trás de seu corpo e esticar o máximo que conseguir. Mantenha essa posição por cerca de 30 segundos.

Alongamento da lateral externa da coxa

As pernas são importantes partes do corpo que merecem uma atenção no momento de alongar-se. Para a lateral externa da coxa, por exemplo, basta sentar-se apoiando as costas em alguma base, esticar as pernas e flexionar os joelhos. A partir disso, passe uma perna em cima da outra, de modo que consiga apoiar o pé do outro lado. Utilizando a mão do lado contrário, repita esse movimento.

Para alongar a lateral interna, basta sentar-se em modo “borboleta” — costas apoiadas e mãos sob o joelho.

Neste conteúdo, você pôde entender sobre os principais benefícios para fazer o alongamento do corpo. Além disso, acompanhou dicas práticas de como fazê-lo sem muitas dificuldades, de modo que possa usufruir de todas as vantagens apresentadas. Aqui, o ideal é manter essa rotina, adquirir o hábito de realizá-los em determinada hora do dia e colocar isso como prática comum de seu cotidiano.

Caso você alie essas práticas com as atividades físicas será ainda mais eficiente. Continue no blog e saiba como implementá-las em seu dia a dia.

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