A prática regular de atividade física é altamente recomendada por grande maioria dos profissionais da área da saúde. Esse cuidado traz muito mais qualidade de vida e diminui os riscos de desenvolvimento de uma série de doenças, entre elas a obesidade, a diabetes e a hipertensão.

No entanto, nem sempre é simples encontrar um tempo para realizar tais práticas, especialmente em meio à rotina caótica e às obrigações com o trabalho, a família e a vida pessoal. Assim, os exercícios físicos são colocados de lado enquanto outras atividades são priorizadas.

Felizmente, é possível encaixar as atividades físicas em uma rotina conturbada. Para tal, é necessário fazer algumas alterações em hábitos e se programar com antecedência. A seguir, veremos algumas dicas importantes para tornar isso possível. Boa leitura!

Qual é a importância da prática de uma atividade física regular?

No início da história dos seres humanos nós éramos indivíduos extremamente móveis. Devido à falta de recursos e às dificuldades enfrentadas para garantir a sobrevivência, o homem primitivo precisava estar em constante movimento em busca de alimentos e abrigo.

Com a descoberta do fogo, a domesticação dos animais e o desenvolvimento da agricultura, as coisas mudaram. A partir daí, nos tornamos seres sedentários e abandonamos a vida nômade, nos fixando em lugares específicos.

A sedentarização da sociedade persiste até os dias atuais. Com o avanço da tecnologia e outros fatores, nos tornamos ainda mais fixos e diminuímos cada vez mais o nosso ritmo de exercícios físicos. Com isso, inúmeras doenças surgiram e se desenvolveram, como a obesidade, que se tornou uma verdadeira epidemia a nível global.

O organismo dos seres humanos necessita se movimentar para gastar a energia proveniente da alimentação e evitar o acúmulo excessivo de gorduras e carboidratos. Além disso, o movimento faz com que o metabolismo acelere e todas as funções vitais ocorram de forma muito mais fluida.

A seguir, veja alguns dos principais benefícios da prática frequente de atividades físicas:

  • protege o sistema cardiovascular;

  • traz mais energia para o dia a dia;

  • promove a redução dos níveis de colesterol ruim;

  • ajuda no emagrecimento;

  • auxilia na respiração;

  • reduz os riscos de desenvolvimento da diabetes tipo 2;

  • ajuda a controlar a diabetes tipo 1;

  • diminui dores crônicas;

  • fortalece ossos e músculos;

  • melhora o trânsito intestinal, evitando a constipação;

  • regula a pressão arterial;

  • melhora o sono;

  • ajuda a diminuir os sintomas do estresse, da depressão e da ansiedade.

Juntos, todos esses fatores contribuem para uma vida muito mais longa e, o mais importante, com muita qualidade e dignidade.

Como podemos incluir os exercícios físicos em nossa rotina?

A seguir, veremos algumas dicas importantes para melhorar a gestão do tempo e tornar as atividades físicas parte da rotina. Confira:

Acorde mais cedo

Pode parecer difícil, mas acordar um pouco mais cedo pode fazer toda a diferença na qualidade do seu dia. Para algumas pessoas, levantar um pouco antes do normal aumenta a produtividade e altera também os níveis de organização, que passam a ficar melhores.

Isso significa, logicamente, que você precisará também dormir um pouco mais cedo para compensar. Contudo, acredite: manter bons padrões de sono e horários bem definidos fará maravilhas para o seu relógio biológico e facilitará a inserção de atividades físicas na sua rotina.

Organize a sua alimentação

Uma boa alimentação, equilibrada e diversificada, é fundamental para que as atividades físicas sejam bem-sucedidas. Além de trazer muito mais energia para o dia a dia e fazer com que o seu corpo aguente os exercícios propostos, a organização da alimentação evitará o surgimento de imprevistos.

Tire um dia da semana para organizar o cardápio semanal e adiante o que for possível, cortando verduras e congelando porções (é possível, inclusive, fazer o congelamento de marmitas para a semana inteira). Além disso, prepare o seu café da manhã no dia anterior. Isso fará com que você já comece o dia organizado e energizado.

Faça um bom planejamento de todas as atividades

Além do planejamento da alimentação, que é uma ótima alternativa para tornar a prática de exercícios possíveis e melhorar a gestão do tempo de qualquer indivíduo, é crucial que todas as outras atividades (ou, pelo menos, as principais) também sigam um cronograma.

Organize o seu tempo dividindo as suas tarefas em blocos e estipulando horários para que elas sejam realizadas. Assim, fica muito mais fácil saber quando e onde encaixar a prática de exercícios em seu dia.

Encontre um exercício que você goste

Outra dica especial para que você realmente passe a fazer exercícios físicos é justamente escolher uma opção que seja do seu agrado. Lembre-se de que fazer atividades físicas não significa apenas ir à academia e que, muitas vezes, essa prática não é para todos.

Exercícios vêm em várias formas e estilos. Eles podem incluir uma simples caminhada com o cãozinho de estimação, sessões de pilates e yoga ou até mesmo esportes, como o vôlei, tênis ou a natação. Escolha aquilo que mais combina com a sua personalidade!

Faça as atividades sem sair de casa

Além de se deslocar para estúdios ou academias, há a opção de realizar a sua sessão de exercícios em sua própria casa. Essa é uma alternativa interessante para quem tem filhos pequenos ou trabalha em casa e não quer perder tempo indo até um estabelecimento para se exercitar.

Embora você possa comprar aparelhagens específicas para isso, é possível fazer sessões de ginástica sem gastar um centavo. Busque aulas gratuitas na internet e repita os movimentos feitos pelas professoras.

Inclua os exercícios no decorrer do dia

Por fim, uma dica interessante reside na mudança gradual de pequenos hábitos que, a longo prazo, podem fazer toda a diferença. Por exemplo: você costuma utilizar o carro para comprar o pão todas as manhãs? Que tal, então, caminhar até a padaria?

Pequenas atitudes como essa fazem com que os exercícios sejam encaixados nas atividades que você precisa fazer em sua rotina. Dessa forma, você não perde tempo extra e obtém todos os benefícios dos exercícios!

Como podemos ver, é possível incluir uma atividade física em seu dia a dia, desde que o planejamento de sua rotina vá muito além dos exercícios físicos. Com tudo planejado e organizado, fica muito mais fácil encontrar tempo hábil para a prática adequada e, ainda, para muitas outras atividades prazerosas.

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