Hidratante facial: quais os benefícios e como escolher o ideal? - Blog | Vinotage

Hidratante facial: quais os benefícios e como escolher o ideal?

9 minutos para ler

Manter a pele hidratada é essencial em qualquer época do ano. A hidratação ajuda a proteger o organismo dos efeitos de agentes externos, como vento, frio, ar condicionado e a poluição. Até mesmo a cútis oleosa precisa desse cuidado, por isso, é importante escolher um bom hidratante facial e conhecer os benefícios de hidratar o rosto.

A hidratação é fundamental para ter uma pele mais saudável e jovem. Quando está hidratado, o rosto apresenta uma textura superior, com mais luminosidade, viço e maciez, além de responder melhor aos tratamentos dermatológicos. Outro benefício disso é a preparação para uma maquiagem muito mais bonita!

Com cuidados diários, que incluem a hidratação no dia a dia, a pele consegue manter a sua função de barreira contra as ações externas, protegendo o corpo de micro-organismos e substâncias alergênicas ou irritantes. Isso é fundamental para a manutenção da saúde da cútis. Continue a leitura e saiba mais sobre o hidratante facial!

O que são hidratantes faciais?

O hidratante facial é um produto que combate o ressecamento e promove a hidratação e a saúde da pele do rosto, ou seja, a reposição e a manutenção hídrica das células cutâneas. Existem três maneiras de realizar isso:

·       o primeiro mecanismo de hidratação impede a perda de água — processo chamado de oclusão — por meio da utilização de substâncias lipídicas, como óleos, vaselinas e emolientes, que formam uma película sobre a cútis;

·       o segundo tipo de hidratação retém a água na camada superficial da pele pelo método conhecido como umectação;

·       o último age mais profundamente e promove uma hidratação ativa, também chamada de hidratação celular.

Os melhores hidratantes faciais são aqueles que aliam mais de um tipo de hidratação. Antes de escolher o produto ideal, a dica é observar a composição e os princípios ativos, priorizando sempre produtos que tenham uma composição mais natural e com menos substâncias potencialmente nocivas para a saúde.

Como eles funcionam na prática?

A camada mais superficial da pele é chamada de epiderme, enquanto a mais profunda é conhecida como derme. Nem sempre é fácil conseguir uma substância que penetre até a parte mais interna, pois muitas ficam retidas na epiderme, que se renova com frequência.

A indústria de cosméticos está sempre buscando novos princípios ativos para aumentar a qualidade dos seus produtos. O ideal é que as substâncias penetrem até a derme, que é a camada que sustenta os vasos sanguíneos e o colágeno.

Os hidratantes faciais da Vinotage usa como base os benefícios da uva. Esses produtos apresentam em sua composição o resveratrol — um dos polifenóis presentes na fruta.

Por se tratar de um poderoso antioxidante, o resveratrol protege a pele da ação dos radicais livres e atua no combate ao envelhecimento precoce. Quando aliado aos óleos de semente de uva, por exemplo, ajuda a proteger a cútis contra agressões diárias, como estresse, poluição e exposição solar.

Por isso, esses hidratantes são essenciais na rotina anti-idade e nos cuidados para prevenir linhas de expressão, rugas, manchas, flacidez e outros sinais. Uma pele ressecada denota a morte de muitas células cutâneas, o que contribui para um envelhecimento precoce e acelerado da região.

Outro princípio ativo importante são os lipossomas de coenzima Q10, que atuam nas camadas mais internas da pele e intensificam a renovação celular, proporcionando mais firmeza ao tecido. Somados, esses produtos têm tudo para deixar a sua pele muito mais hidratada e bonita!

Quais são os principais tipos de hidratantes faciais?

Existem diversos tipos de hidratantes faciais disponíveis no mercado. Além da composição, as suas texturas variam. Veja quais são as principais.

Creme

Os cremes são, provavelmente, o tipo de hidratante mais popular e utilizado. Ele é mais denso e tem absorção mais lenta, conservando o nível de hidratação por mais tempo. Por isso, é indicado principalmente para peles secas.

Gel

O gel é uma opção para pessoas que não podem ou não querem utilizar cremes mais densos. Ele tem uma consistência leve e é de rápida absorção. Por não ter óleo em sua composição, não obstrui os poros, sendo ideal para aqueles que lidam com a acne.

Sérum

Por fim, temos o sérum, menos conhecido, mas muito benéfico para a pele. Ele tem textura quase líquida, o que ajuda a ser absorvido pelas camadas mais internas da pele. Oferece hidratação equilibrada, sendo ideal para pessoas mais jovens (ainda que peles maduras também possam utilizá-lo) ou com a pele mais sensível e oleosa.

Quais são os benefícios de hidratar o rosto?

O uso regular do hidratante facial promove grandes benefícios em curto, médio e longo prazo. Seus efeitos podem ser percebidos com a pele mais macia no momento da aplicação e até com a redução das linhas de expressão com o passar dos meses.

No entanto, isso não é tudo! Então, conheça, a seguir, alguns dos principais benefícios dos hidratantes faciais.

Evita o ressecamento da pele

A pele desidratada e ressecada é áspera, opaca, sem elasticidade e pode apresentar descamação. Pequenas linhas de expressão e rugas também ficam mais evidentes nesse caso. O hidratante devolve a umidade e incorpora nutrientes importantes para a regeneração da cútis.

Previne manchas

A exposição excessiva e inadequada ao sol é um dos principais motivos para as manchas na pele. Hidratantes faciais com fator de proteção solar e ativos clareadores ajudam a prevenir e a reduzir o problema. Além disso, o produto protege e preserva as propriedades da cútis, promovendo uma maior recuperação.

Afasta o envelhecimento precoce

O envelhecimento da cútis está relacionado com a perda progressiva da hidratação natural da pele. O hidratante com propriedades antioxidantes nutre as células e ajuda a minimizar e a retardar esse processo.

Controla a oleosidade

Alguns hidratantes faciais apresentam ativos que ajudam a controlar a oleosidade e o brilho do rosto. Além disso, as fórmulas específicas para peles oleosas controlam a produção de sebo, evitam o entupimento dos poros e diminuem a ocorrência de acne.

Como escolher o melhor hidratante facial?

Para escolher o hidratante facial mais adequado para você, é importante conhecer o seu tipo de pele. Isso garantirá que o produto escolhido será o melhor possível para a sua cútis, deixando a bonita e saudável. Confira, a seguir, algumas dicas de escolha para cada tipo de pele.

Sensíveis

Pessoas com a pele sensível devem optar por hidratantes faciais naturais e leves. Quanto menos substâncias químicas nocivas, melhor! Isso garantirá uma hidratação eficiente e um tratamento simultâneo da pele afetada pela sensibilidade, sem agredi-la.

Secas

Já as peles mais secas, por exemplo, precisam de uma hidratação mais intensa e o ideal é preferir produtos à base de óleos, aloe vera, entre outros. Os cremes densos também são uma boa alternativa, pois evitam a perda hídrica e garantem a manutenção da água nas células.

Oleosas

As mais oleosas, por outro lado, preferem hidratantes em textura de gel, que são capazes de controlar a oleosidade, proteger e minimizar o aparecimento de espinhas e cravos. Se a sua pele for mista, o ideal é investir em produtos formulados em forma de séruns e livres de óleos.

Normais

Por fim, a pele normal está em equilíbrio e precisa ser hidratada para permanecer dessa forma. Nesse caso, recomenda-se o uso de loções hidratantes com fórmulas fluidas e base aquosa. Os séruns são bastante indicados para essas pessoas.

Quais são os principais cuidados que devem ser tomados com a pele?

Para fechar a nossa conversa de hoje, vamos abordar algumas maneiras de cuidar da pele no verão e em outras estações do ano. Vamos lá?

Utilize os produtos certos

Como vimos anteriormente, os produtos indicados para cada tipo de pele podem variar bastante. Por isso, conhecer bem a sua cútis e saber o que é recomendado para que ela fique bonita e saudável é essencial para os cuidados com a beleza da face.

Passe filtro solar

O filtro solar é absolutamente indispensável para pessoas com qualquer tipo de pele. Ele será o responsável por evitar que os raios solares causem danos às células cutâneas, evitando desde o envelhecimento precoce até as mutações celulares, que podem gerar problemas como o câncer. Fique ligado!

Evite produtos com álcool na composição

Outra dica importante para os cuidados com a hidratação é evitar produtos com alto teor de álcool em sua composição. Essa substância, apesar de muito utilizada nos cosméticos, é responsável por causar um ressecamento extra na pele, o que vai completamente na contramão dos conceitos abordados ao longo de nossa conversa.

Priorize produtos naturais

O ideal é que todos os produtos escolhidos sejam livres de parabenos, com fragrância delicada, não realizem testes em animais, liberem gradual e progressivamente os ativos para promover ação prolongada e tenham toque seco. Além disso, é indicado que eles tenham insumos naturais ou orgânicos em sua composição.

Para conquistar uma pele uniforme, luminosa, lisa e saudável, é importante investir em um bom hidratante facial. O produto estimula a renovação celular, reduzindo a aparência de manchas escuras e linhas de expressão, além de suavizar a textura superficial do rosto. Não deixe também, lembrando, de fazer uso diário do protetor solar.

Quer adquirir produtos para cuidados com a pele do rosto de qualidade e com todos os benefícios de hidratar o rosto que a uva pode proporcionar? Então, conheça a linha Vitis Face da Vinotage e entre em contato com a nossa equipe em caso de dúvidas ou sugestões!

Posts relacionados

Deixe uma resposta