Como tratar a pele seca do corpo? Confira 7  cuidados e  melhores produtos  - Blog | Vinotage

Como tratar a pele seca do corpo? Confira 7  cuidados e  melhores produtos 

6 minutos para ler

Saber como hidratar a pele seca do corpo é um desafio diante das mudanças de clima. Afinal de contas, que apresenta essas características sofre tanto no inverno quanto no verão e precisa de cuidados específicos para manter a saúde da derme.

O melhor caminho, nesse caso, está em procurar produtos adequados e evitar uma série de fatos externos que podem agravar a situação. Só assim será possível manter a sensação de hidratação por mais tempo enquanto a barreira natural da derme é preservada.

Quer saber mais? Vamos mostrar 6 melhores produtos e cuidados para a pele seca. Acompanhe!

1. Use sabonete líquido hidratante

O ressecamento da pele pode acontecer por diversos fatores. Entre eles está a possibilidade resquícios de produtos pela higiene incorreta. Por esse motivo, escolher um sabonete líquido hidrante é fundamental para manter o processo de renovação da epiderme saudável e restabelecer os níveis de óleos naturais produzidos por nosso organismo.

O mais importante é levar em consideração que a pele seca também pode ser sensível em vários momentos. Dessa maneira, dê preferência aos produtos suaves e que ajudem a identificar se sua pele está ressecada por questões externas ou realmente tem características secas.

2. Beba muita água

Pouca gente faz essa relação, mas beber água tem total influencia na saúde de sua pele. Quando se trata de ressecamento, então, a água garante hidratação de dentro para fora e possibilita que o organismo funcione corretamente.

Por exemplo, saiba que a sustentação de colágeno é responsável por evitar o envelhecimento precoce e ela é produzida por meio de fibras que precisam de água para se regenerar. Ou seja, a água garante que a pele não fique extremamente seca e se tensione.

Sem contar que também funciona como um importante potencializador do creme hidratante usado de maneira externa. Os especialistas recomendam que para o bom funcionamento do organismo é recomendado o consumo de 2 litros de água por dia.

3. Evite banhos quentes

A água quente é um dos principais vilões para a pele seca. Mesmo durante o inverno, a água quente tem o potencial de deixar a sensação de ainda mais ressecado por interferir na barreira natural que protege a epiderme do corpo. Os banhos muito quentes podem provocar coceira, vermelhidão e até descamações.

Portanto, evite a água em alta temperatura, ainda que tome cuidados extras, como os sabonetes hidratantes. Os banhos mornos com buchas suaves e produtos indicados para hidratação e sensibilidade fazem toda a diferença no resultado. Assim, a hidratação natural é preservada e você fica livre do repuxamento característico de quem tem pele seca.

4. Não esfregue a pele

Esfregar a pele é um hábito de quem gosta de sentir a pele bem limpinha depois do banho. No entanto, esse tipo de rotina inapropriada também entra na questão de romper a barreira natural da epiderme. Assim, tenha em mente, que lavar com frequência e esfregar a pele com muita força ou buchas agressivas remove a oleosidade natural.

Sim, mesmo as peles mais ressecadas produzem óleo, porém, em menor quantidade. Dessa maneira, lembre-se de que não é preciso esfregar com tanta força para limpar a área completamente e ao escolher um bom sabonete, você já consegue eliminar bactérias e estimular a renovação natural da derme.

5. Passe hidratante diariamente

Se uma regra básica para lidar com a pele seca é a necessidade de passar hidratante diariamente. As agressões externas, como poluição, ar-condicionado e sol, exigem que a pele passe por uma rotina de limpeza com higienização adequada e hidratação com loções potencializadas.

Pode ser desde substâncias como ureia, que tem efeito umectante e emoliente, até a glicerina extremamente hidratante. Outro ponto interessante está em avaliar a causa do excesso de ressecamento quando nem mesmo uma hidratação adequada faz efeito.

Um profissional de saúde pode, nesse caso, te ajudar a encontrar tratamentos capazes de regular os níveis de produção de óleo da derme e ainda montar uma rotina completa.

6. Faça uma rotina de cuidados

Por falar em rotina de cuidados, engana-se quem pensa que uma pele seca não precisa de atenção especial no dia a dia. A pele do rosto precisa de uma limpeza mais suave com água micelar, por exemplo, e hidratação com um creme que impede a perda de água ao longo do dia.

Já no corpo, além dos banhos quentes, também é recomendado limpar, hidratar e usar sempre proteção solar que não seja de toque seco ou matificante. Pense também na escolha do sabão usado para lavar as roupas. Pode até não parecer à primeira vista, mas, quando muito agressivo, também pode comprometer a barreira de proteção natural da pele.

Veja, a seguir, outros cuidados que devem ser tomados:

  • evite ar seco;
  • use luvas na hora de lavar louças ou roupas;
  • priorize roupas de materiais naturais;
  • tenha atenção com as mudanças de estações;
  • use somente produtos indicados para seu tipo de pele.

7. Use produtos à base de uva

Os produtos à base de uva proporcionam uma série de vantagens nos cuidados com a pele. Isso porque têm substâncias leves que são facilmente absorvidas pela derme e não deixam sensação pegajosa. Com composição natural, o poder da hidratação é potencializado por associar o poder extrato de leite de uvas e do óleo da semente de uva. Assim, é possível promover mais elasticidade, proteção contra radicais livres e nutrição.

O grande benefício, no entanto, está em recuperar a barreira protetora da pele, fornecendo proteínas para equilibrar os níveis naturais da derme. Como resultado, surge também a melhora na elasticidade e proteção contra efeitos nocivos externos. Os complexos vitamínicos anda previnem o envelhecimento precoce com fragrância delicada. Veja outros benefícios abaixo:

  • livre de parabenos;
  • livre de testes em animais;
  • rico em antioxidantes;
  • óleos vegetais de rápida absorção.

Pronto! Agora você já sabe como hidratar a pele seca do corpo. O mais importante é ter atenção especial com os agentes externos que são potencializadores dos efeitos do ressecamento. Assim, com uma rotina de cuidados personalizada e produtos com feitos com agentes naturais, fica mais simples manter a saúde da derme a longo prazo.

Gostou das informações deste artigo? Então, aproveite para conhecer os produtos à base de uva da Vinotage e cuidar da saúde de sua pele.

Posts relacionados

Deixe uma resposta