Conheça os principais benefícios dos exercícios físicos para a sua saúde - Blog | Vinotage

Conheça os principais benefícios dos exercícios físicos para a sua saúde

6 minutos para ler

A rotina atribulada e o uso cada vez maior da tecnologia fizeram com que as pessoas se tornassem mais sedentárias, comprometendo a saúde como um todo. Nesse contexto, os benefícios dos exercícios físicos precisam ser considerados e — mais do que isso — incorporados ao dia a dia de quem busca qualidade de vida.

Quando praticados na dose certa, de maneira regular e bem orientados, os exercícios têm o poder de melhorar a saúde física e mental — e os resultados podem ser percebidos, até mesmo, na pele.

Quer saber quais são os benefícios dos exercícios físicos para a saúde? Então, siga a leitura do post e entenda a importância de manter o corpo em constante atividade.

Aumenta a disposição

Um dos principais benefícios que a prática de atividades físicas proporciona é o aumento da disposição. Quem faz exercícios regularmente acorda mais descansado e executa as tarefas do seu dia a dia com muito mais energia. Isso, sem dúvida, tem reflexo nos afazeres domésticos, no trabalho e no lazer. Sim, até mesmo para aproveitar os momentos de ócio é preciso disposição.

Essa melhora na qualidade de vida pode ser sentida mesmo com a prática de exercícios simples — como uma caminhada ou uma corrida leve, por exemplo —, desde que haja regularidade.

Melhora a qualidade do sono

Exercícios são indicados para pessoas que sofrem de insônia ou que não conseguem descansar o suficiente enquanto dormem. Isso porque, durante a atividade física, o corpo libera a serotonina, um neurotransmissor que ajuda a provocar o relaxamento da mente.

Além disso, quando os músculos entram em exaustão, causam um cansaço físico que também propicia o sono e, consequentemente, uma disposição maior para enfrentar a rotina no dia seguinte.

Ajuda a controlar a ansiedade e a depressão

Os exercícios praticados regularmente ajudam a aliviar sintomas como a tristeza, o desânimo, a irritabilidade e o nervosismo. Isso acontece porque, com a liberação da serotonina durante as atividades físicas, uma sensação de bem-estar toma conta do corpo e da mente.

Por isso, os exercícios são recomendados pelos médicos como coadjuvantes do tratamento para pacientes que precisam controlar a ansiedade e a depressão.

Ajuda a controlar o peso corporal

Com a atividade física, o corpo gasta energia e, assim, as calorias extras — que seriam acumuladas em forma de gordura — são queimadas durante a prática. Vale lembrar que o sobrepeso e a obesidade estão relacionados com uma série de doenças, tais como:

  • colesterol elevado;
  • doenças cardíacas;
  • hipertensão;
  • diabetes;
  • problemas circulatórios e ortopédicos.

Um estudo realizado pela Queen’s University, em Ontário, no Canadá revelou que pessoas que praticam pelo menos duas horas e meia de atividades físicas por semana vivem, em média, seis anos a mais do que pessoas sedentárias.

E vale destacar que, além dos benefícios para a saúde, o controle do peso contribui para a elevação da autoestima, deixando a pessoa mais segura e confiante.

Diminui o estresse

Os exercícios físicos conseguem relaxar o corpo e a mente, liberando as tensões acumuladas diariamente. Isso se deve, principalmente, à liberação do hormônio endorfina, que provoca a sensação de prazer, felicidade e euforia.

Além disso, a endorfina funciona como um analgésico natural, capaz de potencializar a sensação de bem-estar e controlar o estresse do dia a dia.

Tudo isso mostra que estar fisicamente ativo é uma ótima maneira de garantir mais tranquilidade para a rotina conturbada e cheia de pressão e exigências que a maioria das pessoas enfrenta.

Melhora o condicionamento físico

A melhoria considerável do condicionamento físico é outro benefício da prática regular de atividade física. Afinal, os exercícios ajudam a:

  • tornar os músculos mais desenvolvidos e tonificados, aumentando, assim, a sua força;
  • melhorar a circulação sanguínea e o fornecimento de nutrientes para os tecidos;
  • aumentar a força do coração, que passa a bombear melhor o sangue;
  • aumentar a troca de gases no pulmão, já que o órgão passa a receber mais ar e a enviar maior quantidade de oxigênio para o sangue.

Mantém a pele saudável

Os benefícios dos exercícios físicos também se estendem para a saúde e beleza da pele. Confira.

Pele mais hidratada

Com a intensificação do fluxo sanguíneo que acontece durante a atividade física, há um aporte de nutrientes e oxigênio para todos os tecidos, inclusive a pele.

Além disso, ocorre a diminuição da retenção de líquidos e as toxinas são eliminadas, graças ao aumento da velocidade de drenagem dos sistemas venoso e linfático. Tudo isso se reverte na pele, deixando-a hidratada, corada e viçosa.

Pele mais firme

Com o movimento durante os exercícios, acontece uma renovação constante, fortalecimento e regeneração de estruturas que dão tonicidade para a pele, o que reduz o risco de flacidez ou o aparecimento de rugas.

Isso sem falar no estímulo a fibroblastos e elastina que a atividade física proporciona. Eles são responsáveis por uma pele mais elástica e firme.

Pele mais jovem

O aumento de antioxidantes endógenos que acontece durante o exercício físico combate os radicais livres e, assim, leva ao retardamento do envelhecimento.

Nesse processo, principalmente em atividades como a musculação, também ocorre a intensificação da produção do hormônio do crescimento e da L Glutamina, ambos com grande poder antienvelhecimento.

Pele com menos acne

O cortisol — conhecido como hormônio do estresse — também contribui para o aparecimento da acne quando se encontra em altos níveis no organismo. Em grandes quantidades, esse hormônio ainda estimula a glicação na pele, que nada mais é do que um processo em que o açúcar danifica o colágeno, provocando o aparecimento de rugas e linhas de expressão.

Como o exercício físico diminui o cortisol, a pele tem sua oleosidade controlada e a produção de ácido hialurônico é estimulada, deixando uma aparência mais bonita e saudável.

Enfim, os benefícios dos exercícios físicos vão desde uma pele mais jovem até o controle de doenças graves, como hipertensão, diabetes ou depressão. Para que você consiga atingir os objetivos desejados, é necessário que a prática das atividades seja regular e, de preferência, com o acompanhamento de um profissional.

Gostou do artigo? Então, curta nossa página no Facebook e fique por dentro de dicas e novidades sobre saúde e qualidade de vida.

 

Posts relacionados

Deixe uma resposta