Descubra 7 dicas sobre como fazer um spa em casa - Blog | Vinotage

Descubra 7 dicas sobre como fazer um spa em casa

6 minutos para ler

Às vezes, quando chega o fim de um dia cheio de trabalho e compromissos, tudo o que você deseja é estar em um spa para descansar a mente, cuidar do corpo e renovar as energias, não é mesmo? Porém, nem sempre é possível se ausentar do lar e dos afazeres para ir até um espaço profissional. 

O que você talvez não saiba é que possível fazer um spa em casa de forma simples e rápida para desfrutar de desses benefícios, duvida? Então, acompanhe o nosso post até o fim e veja 7 dicas de como criar uma ambientação especial no seu banheiro e proporcionar a si mesmo alguns minutos de uma experiência sensorial revigorante com os produtos certos.

1. Prepare um banho relaxante

A primeira delas é preparar um banho com água morna que tem propriedades relaxante, anti-inflamatória e de renovação celular. Para quem tem banheira, vale a pena enchê-la e adicionar um sal de banho para criar uma espuma cremosa que não só tenha um cheiro agradável, mas também contribua para tonificar a pele, aumentar a hidratação da cútis e melhorar a circulação sanguínea.

Já para quem não tem banheira, não há problemas. No entanto, o indicado é não ir logo de cara para debaixo do chuveiro elétrico. Ao contrário, o ideal é adiar um pouco a ducha para fazer um escalda-pés com água morna, sal grosso e folhas de camomila por uns 15 minutos. Se você usa salto alto no dia a dia, certamente, sentirá os seus pés renovados depois desse processo!

2. Insira velas e difusores de aromas no banheiro

A iluminação de um spa costuma ser feita com velas justamente porque a luz gerada por elas é difusa, indireta e quente, o que torna qualquer local mais convidativo, acolhedor e agradável. Por isso, nada melhor do que usar velas decorativas (que também podem ser aromáticas) no banheiro. 

Você pode deixá-las dispostas na bancada da pia, em prateleiras e nichos nas paredes ou, se preferir, até mesmo no chão. Além delas, vale a pena inserir alguns difusores de aromas que liberam as essências de pequenas varetas que perfumam o espaço e o deixam ainda mais acolhedor para esses minutos de relaxamento e revitalização.

3. Coloque uma música ambiente 

Depois de preparar a ambientação local é hora de pensar no último detalhe do espaço: a música ambiente. Afinal, melodias suaves não faltam em spas tradicionais, pois ajudam a reduzir o estresse e a ansiedade e, com isso, proporcionam o relaxamento do corpo — aliviando tensões musculares, dores e irritações generalizadas.

“Certo, entendi. No entanto, não tenho ideia de que canções escolher para esse momento. O que devo fazer?”, você deve estar se questionando. Saiba que os serviços de streaming de música, como o Spotify, contam com playlists completas e bem diversificadas de músicas para spa em casa (algumas com mais de 100 títulos!). Portanto, basta fazer uma pesquisa rápida pelo celular, o tablet ou o notebook e dar play.

4. Esfolie a pele

Aproveite o seu spa em casa para usar um sabonete líquido esfoliante em todo o corpo com uma esponja/bucha de banho, pois ele promove não só uma limpeza mais completa da pele, como também a remoção das células mortas. Dessa maneira, é possível evitar que os poros fiquem obstruídos, a produção de sebo aumente e haja acúmulo de impurezas — o que provoca o aparecimento da acne, por exemplo.

Esse processo é ainda mais importante se você é daquele tipo de pessoa que passa muito tempo fora de casa por conta dos compromissos e, com isso, acaba se expondo bastante aos raios solares e à poluição.

5. Faça uma máscara facial

Ao montar um spa em casa, você não pode deixar de fazer uma máscara facial (que contenha argila) para alcançar um efeito calmante sobre a pele do rosto e, de quebra, torná-la macia, reduzir o tamanho dos poros e eliminar as toxinas que são absorvidas ao longo do dia pela cútis.

O indicado é deixá-la agir por cerca de 20 minutos sobre a face. Portanto, dá para utilizá-la enquanto você relaxa na banheira ou antes de tomar a sua ducha.

6. Dê atenção aos cabelos

Não deixe de dar atenção às suas madeixas! Afinal, o cuidado com a saúde capilar não pode faltar em um spa em casa, especialmente quando elas estão ressecadas, são oleosas ou então mistas (raiz oleosa e pontas secas, por exemplo).

Por isso, use um shampoo e um condicionador que respeitem as características do seu cabelo, promovendo hidratação para os ressecados, limpeza profunda para os oleosos e manutenção do equilíbrio para os fios mistos — mas não acaba aí, ok?

Após lavá-lo, faça uma máscara capilar com manteiga de abacate e deixe a mistura agir entre 10 a 15 minutos por todo o comprimento dele. Assim, o seu cabelo ficará mais macio, sedoso e hidratado.

7. Capriche na hidratação

Ao fim do seu banho, não há dúvidas de que você se sentirá como se fosse outra pessoa. Isso porque seu corpo e a sua mente estarão mais relaxados e muito mais dispostos. Porém, isso não significa que os cuidados com a sua pele chegaram ao fim! 

Ao contrário, após esfoliá-la, você deve hidratá-la para retardar o envelhecimento e garantir que ela tenha os nutrientes necessários para se manter com um aspecto uniforme, bonito e sem marcas. Portanto, passe um bom hidratante corporal, principalmente nas regiões mais sujeitas a desenvolverem manchas por conta do ressecamento, como cotovelos, virilha e axilas.

Como mostramos ao longo do post, fazer um spa em casa está longe de ser algo complicado ou que requer intervenções muito elaboradas no seu banheiro. Ao contrário, dá para ambientá-lo e criar em poucos minutos a atmosfera energizante que esse espaço tem. Por isso, siga as nossas dicas e se presenteie com alguns minutos de relaxamento, cuidado e carinho com o seu próprio corpo. Você merece isso!

Gostou do que leu? Então aproveite para nos seguir no Instagram e no Facebook e, assim, conferir outras dicas para uma pele mais saudável, bonita e bem tratada!

Posts relacionados

Deixe uma resposta