Afinal, qual é o melhor shampoo para o seu cabelo? Muitas vezes, temos um produto queridinho que deixa nossos fios exatamente como queremos, certo? Porém, será que esse é o produto certo para você? Essa pergunta será respondida agora, ao longo de nossa conversa sobre os principais tipos de shampoo.

Cada pessoa tem um organismo completamente único e com necessidades muito diferentes. Essas características são facilmente refletidas em nossos fios de cabelo, que sofrem a interferência de nosso DNA e também do estilo de vida que levamos.

Por isso, é fundamental que saibamos exatamente quais são os melhores produtos para as nossas especificidades, respeitando as características de nossos fios e trazendo o melhor tratamento para que eles permaneçam sempre belos e saudáveis.

Pensando nisso, preparamos um artigo que tem como objetivo trazer informações para que você saiba como escolher melhor o shampoo que é utilizado em seu dia a dia, a fim de tratar os seus fios e deixá-los extremamente bonitos. Boa leitura!

Quais fatores interferem no tipo de nosso cabelo?

Da mesma maneira que ocorre com os tipos de pele, muitos fatores podem contribuir para fazer com que cada um de nós tenha um cabelo completamente único. Apesar disso, eles são classificados em grandes grupos que detêm as mesmas características.

O primeiro fator determinante é, sem dúvidas, o nosso código genético. As proteínas e diversas outras substâncias que são codificadas em nosso DNA são responsáveis por uma série de coisas, como a estrutura de nossos cabelos (se são lisos, cacheados, crespos etc.), a espessura dos fios (que podem ser finos ou grossos), entre outros pontos.

A partir daí, é possível traçar alguns paralelos importantes para a classificação dos tipos de cabelo. Na maior parte das vezes, por exemplo, fios lisos tendem à oleosidade, enquanto os cacheados e crespos são mais ressecados. Isso acontece graças à capacidade dos óleos naturais, liberados pelo couro cabeludo, de descer até a ponta dos cabelos.

Apesar disso, nem sempre essa regra se concretiza. A oleosidade ou ressecamento dos fios podem ser causadas por outros fatores, como por exemplo:

  • o uso de produtos inadequados para o tipo capilar;

  • exposição excessiva ao sol;

  • hábito de passar a mão nos fios ao longo do dia;

  • tipo de pele;

  • alimentação;

  • poucas lavagens do cabelo;

  • lavagens excessivas do cabelo;

  • uso de químicas;

  • tomar banho com a água muito quente;

  • uso excessivo de chapinhas, secadores e modeladores de cachos;

  • uso de alguns tipos de medicação;

  • ingestão de água insuficiente;

  • falta de vitaminas.

Como podemos observar, muitas coisas podem fazer com que os cabelos sejam classificados em grupos, alterando as suas características, seja de forma definitiva ou não. A seguir, conversaremos sobre esses tipos e suas particularidades!

Quais são os tipos de cabelo mais comuns e suas características?

Como mencionado no tópico anterior, os tipos de cabelo são determinados a partir de uma série de particularidades. Vamos descobrir mais sobre esse assunto?

Cabelos oleosos

Cabelos oleosos estão entre os tipos mais comuns no Brasil. Eles normalmente são lisos ou levemente ondulados e, muitas vezes, pessoas com esse tipo capilar também têm a pele consideravelmente oleosa. As principais características desse tipo de fio incluem:

  • aspecto sujo mesmo quando limpo;

  • dificuldade de aceitar produtos;

  • normalmente são mais finos;

  • podem ou não apresentar frizz.

Esse tipo de cabelo pode ser originado por fatores genéticos, mas banhos muito quentes, uma alimentação inadequada e o hábito de passar a mão nos fios também pode contribuir para o surgimento ou agravamento do problema.

Cabelos secos ou ressecados

Os cabelos ressecados são aqueles que apresentam pouca hidratação ou capacidade de reter a água nos fios. Eles são normalmente do tipo cacheado ou crespo, devido à dificuldade dos óleos naturais de descerem até a ponta dos fios. Algumas das características desse cabelo são:

  • aspecto áspero;

  • presença de frizz;

  • fios desalinhados;

  • não tem elasticidade;

  • são, muitas vezes, quebradiços.

Assim como ocorre com os fios oleosos, o fator genético e hereditário é, na maioria das vezes, determinante para o surgimento desse tipo de cabelo. No entanto, a falta de hidratação, o uso excessivo de ferramentas de calor e, até mesmo, químicas nocivas podem ressecar os fios.

Cabelos mistos

Já os fios mistos são aqueles que contemplam características dos dois tipos mencionados acima. Eles podem tender mais para cada a oleosidade ou para o ressecamento, mas, no geral, eles têm:

  • oleosidade na raiz e ressecamento nas pontas;

  • frizz;

  • aspecto desalinhado;

  • pontas duplas.

Muitos fatores podem contribuir para o desenvolvimento de um cabelo misto. Basicamente todos os fatores mencionados acima são decisivos para esse problema.

Qual é o melhor shampoo para cada tipo de cabelo?

Agora que já sabemos quais são as características dos tipos de cabelo, que tal descobrirmos qual é o melhor shampoo para cada um deles e como escolhê-los? Confira:

Shampoos para cabelos oleosos

Os produtos para fios oleosos devem conter produtos que ao mesmo tempo limpem, purifiquem e hidratem os fios. O objetivo é evitar o ressecamento e garantir que o couro cabeludo esteja bem higienizado.

O melhor manejo para esse tipo de cabelo é investir em ingredientes naturais e sem parabenos, que não agridem os fios e não causam o efeito rebote, que acontece quando há uma adstringência excessiva que ocasiona na produção de ainda mais óleo para repor o que foi perdido.

Shampoos para cabelos ressecados

Os fios secos ou ressecados, como o nome já indica, necessitam de hidratação. O problema é que, muitas vezes, eles são extremamente porosos e portanto não conseguem absorver a água necessária para permanecerem saudáveis.

Nesse caso, os produtos devem ser, além de extremamente hidratantes, responsáveis pela reposição de massa e pelo isolamento dos fios. Por isso, ingredientes naturais a base de óleos são uma boa pedida, já que impedem que a água seja expelida pelos fios.

Shampoos para cabelos mistos

Os cabelos mistos precisam ser limpos e hidratados na medida correta para evitar que as pontas fiquem extremamente secas e a raiz com o aspecto de sujeira. O indicado, nesses casos, é que os shampoos utilizados promovam a desintoxicação do couro cabeludo com a ajuda de ingredientes antioxidantes.

Os ingredientes utilizados precisam ser cuidadosamente selecionados para não pesar nos fios e ao mesmo tempo hidratá-los por inteiro. Além disso, pode ser recomendada a utilização de condicionadores ou finalizadores nas extremidades dos cabelos.

E aí, acha que já pode escolher o melhor shampoo para o seu tipo de cabelo? Nem sempre o produto que deixa o nosso cabelo perfeito é ideal para você, já que ele pode estar apenas mascarando os problemas de seus fios e não os tratando. Por isso, busque sempre shampoos feitos com ingredientes naturais, que realmente tratam a raiz da questão e deixam seus cabelos bem saudáveis!

Para saber mais sobre o assunto e conhecer alguns produtos de qualidade para o tratamento capilar, confira a sessão de shampoos em nossa loja virtual!