Os cosméticos são uma parte muito importante da sua saúde e bem-estar. Quando falamos neles, estamos falando de cremes, maquiagens, shampoos, sabonetes e mais uma série de produtos que têm contato direto com a sua pele. Por isso, é importante perguntar: você sabe o que avaliar na hora de comprar cosméticos? 

Existem uma série de critérios que devem ser levados em consideração, para garantir que você esteja adquirindo um produto de qualidade, que não será prejudicial para você e nem para o meio ambiente. Se você quer descobrir o que observar na hora de comprar cosméticos, continue acompanhando nosso post!

Verificar se o produto tem substâncias prejudiciais à saúde 

Infelizmente muitos cosméticos possuem em sua composição produtos que são prejudiciais à saúde. Especialmente as marcas que são de qualidade mais baixa acabam não se preocupando com os insumos utilizados. Portanto, se você não tiver atenção, pode acabar sofrendo as consequências.

A nossa sugestão é que ao comprar cosméticos você analise o rótulo deles. E se você não sabe quais as substâncias que podem ser ruins para a sua saúde, temos algumas dicas do que evitar.

Parabenos

Os parabenos são empregados em cosméticos como conservantes. Como algumas pesquisas indicam, eles são muito perigosos, já que agem no organismo com efeitos estrogênicos. Ou seja, podem causar alterações hormonais e em casos mais graves são associados até mesmo ao câncer. 

Além disso, estudos mais recentes indicam que a substância também faz mal para a pele, causando envelhecimento cutâneo e efeitos prejudiciais quando a cútis é exposta à luz solar. Portanto, na hora de comprar cosméticos prefira os que são paraben free. 

Formaldeído

Também conhecida como formol, essa substância é mais encontrada em cosméticos para o cabelo, desodorantes e produtos para as unhas. Os principais riscos que ele oferece à saúde estão relacionados ao sistema respiratório. 

Além disso, o formol também aumenta o risco de câncer em seres humanos, conforme indicam pesquisas.

Optar por marcas livres de testes em animais

Essa é uma preocupação que tem atraído cada vez mais pessoas, ainda que elas não sejam vegetarianas ou veganas. Afinal, os testes em animais são bastante cruéis e desnecessários, pois é perfeitamente possível produzir bons cosméticos sem precisar lançar mão desses testes. 

Portanto, um cuidado importante na hora de comprar cosméticos é verificar se eles são cruelty free — que não foram testados em animais. Essa informação é facilmente encontra na embalagem do produto, que geralmente tem um selo indicando esse fato. Além disso, existem muitas listas disponíveis na internet indicando os que se encaixam nessa categoria.

Escolher produtos feitos com substâncias naturais

Se possível, na hora de comprar cosméticos, opte por aqueles que são feitos com ingredientes e substâncias naturais. Isso significa que no processo de produção eles devem preservar a matéria-prima o máximo possível.

Além disso, é importante também que esses produtos causem o menor impacto possível no meio ambiente, tanto na hora da produção como do descarte. Isso envolve a utilização de materiais biodegradáveis, inclusive na embalagem, e de evitar o desperdício de recursos naturais, como água e luz. 

Cosméticos feitos com produtos naturais são muito mais benéficos também para a nossa saúde, já que os sintéticos e artificiais podem causar muito prejuízo, como já detalhamos a respeito dos parabenos, por exemplo. Outro detalhe importante é dar preferência para orgânicos, sempre que possível.

Então, quando for adquirir um cosmético, fique atento ao rótulo da embalagem e faça uma pesquisa prévia sobre a composição dele.

Procurar por avaliações dos consumidores

O que você faz antes de comprar qualquer produto ou visitar um novo estabelecimento? Pesquisa por avaliações e relatos de outros consumidores, não é? Com os cosméticos não deve ser diferente!

Antes de efetuar a compra, vale a pena dar uma boa pesquisada a respeito do produto. Com a internet, fica muito mais fácil, já que você nem precisa conhecer pessoalmente outro consumidor da marca.

A melhor maneira de fazer isso é utilizar buscadores como o Google ou verificar as redes sociais da empresa, especialmente o Facebook, que é muito usado para avaliações dos clientes de determinada marca. Outra forma de fazer isso é procurar avaliações de youtubers, blogueiras e influencers a respeito desses produtos, já que elas costumam fazer reviews deles.

Analisar o custo-benefício

Quando for comprar cosméticos, tenha o hábito de fazer a análise do custo-benefício antes. Esse é um tipo de produto que o barato pode sair muito caro, já que eles têm muita relação com a nossa saúde. Itens ruins podem causar alergias, queda de cabelo e até mesmo doenças mais graves, como um câncer, em casos extremos.

Portanto, sempre analise o custo-benefício do que você está comprando. Às vezes um cosmético feito com substâncias naturais e que seja cruelty free vai custar mais caro, mas vai trazer um retorno muito positivo para você e o meio ambiente, fazendo valer o investimento.

Escolher o mais indicado para o seu tipo de pele ou cabelo

Por fim, é importante lembrar que os cosméticos são feitos para tipos de pele e cabelos específicos. Se a sua pele é oleosa, você não deve usar o mesmo creme que alguém que tem a pele seca. O mesmo vale para os cabelos.

Então, ficar de olho na dica da blogueira é importante, como já falamos, mas perceba se ela relata quais as características do corpo dela quando testa os produtos. Só assim você poderá saber se aquele produto também será adequado para a sua realidade. 

Hoje, a variedade de cosméticos é muito grande e atende muito bem à pessoas com todas as características físicas. Pesquise bem e encontre o produto ideal para você!

Ficou mais fácil de entender o que você precisa avaliar antes de comprar cosméticos e como deve ser feita essa avaliação? Todos esses aspectos são bastante importantes e por isso é importante prestar atenção neles, especialmente para preservar a sua saúde e o nosso planeta Terra.

Para comprar cosméticos que sejam livre de parabenos, não testados em animais e de alta qualidade, visite a nossa loja virtual. Temos hidratantes faciais, desodorantes, cremes corporais e muitos outros produtos formulados com a semente da uva, uma matéria-prima incrível!