Festas de final de ano: como se preparar para receber os amigos? - Blog | Vinotage

Festas de final de ano: como se preparar para receber os amigos?

6 minutos para ler

As festas de final de ano se aproximam e, para isso, é imprescindível estar bem preparado para receber os amigos e, também, para aproveitar ao máximo o momento das confraternizações. Até porque, tais datas geram muitas expectativas e sentimentos nas pessoas, sendo marcadas por um período de renovação, esperança e solidariedade.

Portanto, é mais do que importante sentir-se bem, cuidando do corpo e da saúde nessa fase onde tantos compromissos ocupam o nosso tempo. Então, para que a ocasião não torne-se estressante, é fundamental dar uma atenção extra aos alimentos e bebidas ingeridos, evitando, com isso, qualquer tipo de exagero.

Ficou curioso? Então, continue a leitura e confira como se preparar para receber da melhor forma os seus convidados nas festas de final de ano.

Afinal, por que se preparar para as festas de final de ano?

O final do ano está chegando e, com ele, vem também as festas e confraternizações entre os familiares e os amigos. Participar das celebrações faz com que você se sinta incluído e querido, despertando um sentimento de pertencimento. Além de que essa pode ser uma excelente oportunidade para rever quem passou boa parte do ano longe ou distante de você.

Entretanto, é comum cometer exageros nesse período, onde as festas são regadas por comidas e bebidas de todos os tipos e sabores. Para evitar indisposições ou, até mesmo, cansaço físico em excesso, é imprescindível ter um melhor controle sobre o que se ingere para evitar efeitos ou riscos à saúde. 

Até porque, é preciso se sentir bem para conseguir aproveitar ao máximo a presença das pessoas mais queridas para você. Assim, o ideal é reservar um período para cuidar do seu corpo e atender às necessidades do organismo, alimentando-se bem e descansando o suficiente, mesmo que existam diversos compromissos a cumprir.

Como me preparar da melhor forma para as festas de final de ano?

Contando com alguns hábitos de autocuidado, é totalmente possível curtir as festas de final de ano, sem necessariamente prejudicar o seu bem-estar. Tais eventos sociais, muitas vezes, acabam desregulando o nosso estilo de vida saudável, entretanto não é preciso abrir mão dos prazeres da ceia ou do ano novo para se divertir.

Para isso, confira a seguir algumas dicas valiosas para se preparar da melhor forma para os momentos de confraternização.

Prepare a casa com aromas especiais

Se você vai receber as pessoas em casas, certamente deseja oferecer o que há de melhor para os seus convidados, não é mesmo? Dessa maneira, prepare bem o ambiente e pense no que deve ter nos cômodos para que a sua casa fique ainda mais confortável e aconchegante, como aromas especiais, bebidas gostosas, vinhos saborosos, iluminação, música, entre outros.

Decore o ambiente

A decoração também é um fator essencial que fará com que os seus convidados sintam que você se preocupa com os detalhes e o bem-estar deles. Sem contar que, provavelmente, essa é uma das primeiras coisas que chamam a atenção das pessoas. 

Você pode, por exemplo, preparar a mesa do banquete com toalhas e guardanapos personalizados com o tema da festa, assim como escolher as suas melhores louças e objetos para compor o ambiente decorativo.

Cuide da alimentação

Nessa época, é muito comum cometermos exageros e acabar, vez ou outra, prejudicando a nossa saúde. Além de oferecer diversos riscos, comer algo que não devia ou beber sem moderação pode causar problemas gastrointestinais e fraqueza, fazendo com que você não aproveite bem as festas. Assim, é fundamental cuidar bem da alimentação, dando preferência a alimentos leves, como frutas, vegetais e legumes frescos.

Faça exercícios físicos

Do mesmo modo, a prática de exercícios físicos é altamente recomendável, e não apenas no final do ano. Além de proporcionar mais disposição, as atividades diminuem a ansiedade, melhoram a qualidade do sono e evita que você sofra com hábitos alimentares compulsivos. O ideal é realizar treinos mais intensos antes das festas, pois isso favorecerá a aceleração do metabolismo e, ainda, auxiliará o corpo a queimar calorias.

Beba muita água

Beber bastante água é sempre um cuidado que temos que ter, independentemente da época do ano. Portanto, entre uma bebida e outra, tenha sempre um copo de água próximo de você, evitando indisposições e a tão temida ressaca no dia seguinte à celebração. Você também pode incluir, por exemplo, chás termogênicos e diuréticos na dieta, como o de canela, para ajudar na recuperação do seu organismo.

Escolha a maquiagem e cabelo

Agora, chegou a hora de dar atenção a você! Isso mesmo, você precisa se sentir bem em receber os seus convidados, até porque você esperou bastante tempo e se esforçou para que a festa fosse divertida para todos. 

Portanto, cuide-se e escolha uma boa manicure, uma maquiagem e um penteado de cabelo que favoreça os seus contornos. Tire, de preferência, um dia antes da festa para dar atenção inteiramente a você, pois esse é um momento especial para todos.

Tome cuidado com o sol

Nessa época do ano, com as altas temperaturas do verão e a incidência do sol, é natural que ocorram insolações, queimaduras ou outras situações de risco para a saúde da pele. Portanto, utilize, sempre que possível, produtos protetores para a sua pele, mantendo-a sempre hidratada, nutrida e bonita. 

Mesmo assim, caso queira aproveitar e pegar um bronzeado, procure separar os horários mais adequados e nos quais o sol está mais ameno, como o início da manhã e o final da tarde.

Agora que você já sabe da relevância das festas de final de ano, certamente será muito mais simples separar um tempo para cuidar do seu corpo e da sua saúde. Lembre-se de que o mais importante é você se sentir bem consigo mesmo, tomando atitudes e decisões que impactarão positivamente o seu bem-estar e a sua qualidade de vida.

Gostou do nosso conteúdo? Esperamos que sim! Aproveite a visita e descubra também 7 dicas sobre como fazer um spa em casa!

 

 

 

 
Posts relacionados

Deixe uma resposta