Você entende a importância da água para a saúde? Vem conferir! - Blog | Vinotage

Você entende a importância da água para a saúde? Vem conferir!

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Você já deve ter lido ou ouvido por aí a respeito da importância da água para a saúde, correto? Não é difícil que isso aconteça, pois esse líquido simples, composto por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio, é verdadeiramente poderoso na manutenção da vida e bem-estar de um indivíduo.

O corpo humano é formado por cerca de 70% de água, por isso a hidratação é essencial para a circulação e para que os seus órgãos funcionem perfeitamente bem. Esse fato também explica o porquê de o organismo não suportar ficar mais de três dias sem esse líquido, sem comprometer as funções vitais.

 Para você entender como ela é fundamental para sua vida, citaremos alguns benefícios proporcionados por sua ingestão, assim como dicas para bebê-la com mais frequência diariamente. Acompanhe!

Benefícios e importância da água para a saúde

Entender a importância da água para a saúde é mais fácil quando se nota as inúmeras vantagens que se ganha ao tornar a sua ingestão um hábito diário e frequente. Confira os principais benefícios!

Mantêm cabelos e unhas saudáveis

Os cabelos sofrem constantemente com as agressões externas como clima, temperatura, poluição ambiental, instrumentos de calor ou com procedimentos químicos. Por isso, a hidratação com cosméticos capilares hidratantes é fundamental para repor a água perdida nesses danos. No entanto, os fios se beneficiam da ingestão dela também e não deve ser negligenciada. O mesmo ocorre com as unhas que precisam de hidratação para se manterem fortes, niveladas e com a pele ao redor com aspecto saudável e macio.

Evita inchaços no corpo

A água ingerida circula pelo organismo e impede que o sódio, mineral causador do inchaço do rosto e do corpo, seja retido. Não é apenas a aparência física que melhora: o intestino funciona melhor, pois ela colabora com a lubrificação das paredes intestinais e na movimentação das fezes, facilitando a excreção, evitando prisão de ventre e a formação de gases.

Deixa a pele firme e macia 

Um dos sinais mais evidentes da falta de hidratação é visto na pele e nas mucosas. Sem água suficiente, a pele perde o viço, fica ressecada e flácida. Bebendo água você protege esse órgão — que é o maior do corpo humano — contribui com a junção do colágeno a ela (responsável por sua sustentação e renovação) e propicia a eliminação de toxinas, mantendo-a mais firme e macia.

Transporta nutrientes

Esse precioso solvente está ligado a praticamente todas as ações e reações do corpo, incluindo a condução de nutrientes e substâncias, assim como auxilia na eliminação de toxinas. Sem água, o sangue fica mais espesso e não consegue transportar vitaminas e minerais para as células. Portanto, é necessário a presença desse “diluidor” para que esses nutrientes fluam pelo organismo.

Auxilia no processo de hipertrofia muscular

À primeira vista, quem não pratica musculação ou algum outro exercício físico de alto impacto, não imaginaria que a importância da água para a saúde se estende para a construção de massa magra e recuperação dos esforços físicos. Ela está presente também nos músculos e é facilitadora do processo digestivo dos alimentos, distribuição e aproveitamento dos nutrientes pelo corpo (incluindo esses órgãos).

Quem segue uma dieta rica em proteínas — propícia para o objetivo de hipertrofia muscular — precisa remover substâncias tóxicas, como nitrogênio, corpos cetônicos e ureia, que se acumulam nessa alimentação. Então, a água faz esse papel, além de impedir que o fígado metabolize a gordura e a transforme em energia, queimando menos gordura.

Dicas para beber mais água diariamente

Ciente dos benefícios que regem a importância da água para a saúde, veja abaixo como consumi-la diariamente, na frequência ideal para atingir a quantidade que cada corpo necessita.

Monitore com um despertador

É muito comum se esquecer de beber água por não a ter por perto e ser enganado pela impressão de que não se tem sede. Saiba que a sede, no grau que for, é um sinal de que o corpo está se desidratando. Por esse motivo, não se deve tomá-la apenas quando o corpo grita de sede.

Para manter um controle diário de hidratação e não precisar contar com a memória, utilize a agenda do celular, aplicativos móveis dedicados a isso ou uma folha de papel como lembretes. Defina as horas do dia as quais você se comprometerá com essa tarefa e deixe o recurso escolhido bem perto de você.

Use uma garrafa exclusiva para isso

Definido o horários que deseja ser lembrado, aproveite para escolher uma garrafa, squeeze ou copo específico para lhe acompanhar nesse desafio. Pode escolher um mais bonito, colorido ou colar frases motivacionais que chamem a sua atenção. De qualquer forma, o fundamental aqui é que você o adote, e o leve para onde quer que você vá.

Esvaziou assim que deu o último gole? Reponha logo em seguida para não se esquecer nem procrastinar. Ao longo do tempo você perceberá que levar sua squeeze com água quando sai de casa ou mesmo entre um cômodo e outro, é tão imprescindível quanto vestir uma roupa, por exemplo.

Fracione as quantidades de água

Muitas pessoas se assustam quando leem que um adulto saudável precisa tomar em média cerca de dois litros de água para abastecer o seu corpo e mantê-lo suficientemente hidratado. Não precisa se assustar achando que isso é uma missão impossível de se conseguir, pois o segredo é focar no processo e não no resultado final.

Considerando a quantidade acima, é possível dividi-la ao longo do dia, menores quantidades em mais horários ou maiores quantidades (sem exageros) em períodos mais curtos. Os valores é você quem decide conforme o que seu organismo consegue absorver a cada bebida. Se enjoar da falta de sabor, adicione limão, abacaxi ou morango para incrementá-la ou faça um chá (desde que não adicione açúcar).

Viu como a importância da água para a saúde é um assunto sério? Não é porque ele exige atenção diária que seja difícil de praticar a ingestão desse líquido inodoro, incolor, insípido, mas bastante saudável. A água mantém as funções corporais, leva os nutrientes para as células e aumenta a resistência física. Seu corpo até aguentaria passar muitos dias sem comida, mas sem água ele não fica de pé. 

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