A importância da hidratação da pele para garantir rejuvenescimento! - Blog | Vinotage

A importância da hidratação da pele para garantir rejuvenescimento!

6 minutos para ler

Você é daquelas pessoas que ama buscar por produtos que contribuam para a saúde do seu corpo? Então, precisa entender sobre a importância da hidratação da pele para garantir o rejuvenescimento. Quando você utiliza materiais de qualidade, naturalmente você notará que a pele estará mais macia, mais bonita, lisa, sem manchas e irritações, além de estar protegida dos principais agentes externos.

Além de todas essas questões apresentadas, sabia que preservar a pele hidratada traz outros benefícios? Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para que conheça quais são eles, buscando pelos produtos certos para o seu tipo de pele. Continue a leitura e saiba mais!

Quais são os principais tipos de pele?

Inicialmente, vamos entender mais precisamente sobre os principais tipos de pele. A primeira delas é a pele normal, nome popular utilizado para uma pele saudável. Trata-se da pele que está balanceada, nem seca e nem oleosa: ou seja, a ideal.

Além dela, temos a pele seca, aquela considerada incapaz de reter água necessária para a proteção de seu corpo contra influências externas. Já a pele oleosa é justamente o contrário, cuja produção de sebo é acentuada. A sua principal característica é uma pele muito brilhante, além de deixar nítido os poros.

A pele mista é aquela que mistura ambos os tipos de pele. Normalmente, é oleosa em algumas partes, enquanto em outras é seca ou eudérmica. Afinal, quais desses tipos de pele precisam ser hidratados? Se você pensou em todas, acertou!

No caso das oleosas, existe essa necessidade para que não fique ressecada, o que contribui ainda mais para essa característica ficar em evidência.

Quais os benefícios da hidratação da pele?

Agora que você já sabe sobre a importância da hidratação para qualquer tipo de pele, vamos explicar mais detalhadamente quais são os benefícios de uma pele hidratada.

Evita infecções

Conforme explicamos, um dos principais ganhos de manter a pele hidratada está relacionado com o fato de que vai proteger o corpo contra agentes externos. Naturalmente, isso vai evitar infecções, pois você vai manter a camada mais superficial da epiderme saudável.

Assim, vai proteger o corpo contra doenças variadas, especialmente para quem já tem algum problema em determinada região. Por meio da hidratação, existe a possibilidade de os sintomas diminuírem, além de evitar:

  • dermatite apótica;
  • psoríase;
  • dermatite de contato, entre outras.

Previne o envelhecimento precoce

Naturalmente, vamos prevenir o envelhecimento precoce. Vamos na seguinte lógica: se você não cuida bem de sua alimentação, o corpo em alguns meses vai mostrar algum sinal de que algo está errado, concorda? Da mesma forma, a pele se manifesta quando você não cuida adequadamente dela — e um desses sinais é justamente o envelhecimento precoce.

No entanto, para evitar que isso aconteça com você, é preciso ir além do que apenas utilizar bons produtos em sua pele. Esse fator é fundamental, mas deve haver também algumas mudanças de hábitos. Entre eles, cuidar bem da alimentação, beber muito líquido e remover a maquiagem sempre que chegar em casa de alguma festa, são pontos importantes a serem considerados.

E quais são os sintomas que indicam que a pele está envelhecendo precocemente? Confira:

  • rugas e linhas de expressão;
  • flacidez;
  • manchas;
  • presença de olheiras.

Previne a oleosidade

Ao longo do conteúdo, mencionamos sobre a importância da hidratação até mesmo para peles oleosas, uma vez que, quem não cuida direitinho desse quesito, tende a ficar com um efeito brilhoso ainda mais aparente.

Hoje, o mercado vem elaborando cada vez mais produtos com alta tecnologia, de modo que sejam adequados para cada tipo de situação, de acordo com as suas necessidades. Dessa forma, existe a necessidade de buscar por aqueles itens que contribuem para o controle do brilho, cujo efeito é chamado de matizador.

Protege contra a radiação solar

Isso mesmo! Existem produtos até mesmo com filtro solar, em que protege a pele contra radiações (UVA e UVB), além de prevenir doenças causadas por esses raios — câncer de pele, por exemplo. Além disso, os raios solares destroem fibras de colágeno. Quais as consequências disso? Novamente caímos na questão do envelhecimento precoce, da flacidez de sua pele e também do aparecimento de rugas e linhas de expressão.

Outro ponto que deve ser mencionado é o fato de que também vai prevenir manchas, além de clarear aquelas já existentes.

Como manter a pele hidratada?

Parece muita informação, não é verdade? Mas calma, manter a pele hidratada não é nada difícil. Existem algumas dicas que podem ser seguidas para que você se mantenha saudável, jovem e longe desses problemas que mencionamos. O primeiro passo é conhecer o seu tipo de pele para o uso de produtos indicados especificamente para ele.

Além disso, deve-se ter em mente que, no mercado, há vários itens a serem vendidos, cada um para uma região do corpo. Não é indicado, portanto, utilizar no rosto os produtos cuja composição foi pensada para outras áreas. Logo pela manhã, é preciso nutrir todo o corpo (e principalmente o rosto) com algum creme hidratante, de qualidade e que atenda às suas expectativas.

Aqui, você pode escolher por aquelas marcas que oferecem aromas incríveis. Tem produto com cheirinho até mesmo da uva, dá para acreditar?

Outro ponto a ser ressaltado tem relação com o banho com água muito quente. Ele deve ser evitado, pois a temperatura muito elevada contribui para irritar a pele. Aposte também no sabonete certo, especialmente aqueles que têm função esfoliante. Quem deseja ter resultados ainda melhores, a esfoliação permite com que haja a eliminação de células mortas. Como consequência, você vai ficar com uma pele mais macia, pronta para ser hidratada.

Não se esqueça de intensificar os seus hábitos de hidratação de acordo com as mudanças climáticas, tudo certo? Quando o tempo está mais seco, naturalmente a sua pele também ficará, o que oferece riscos até mesmo de trazer rachaduras.

Neste conteúdo, você pôde entender sobre a importância da hidratação da pele para garantir o rejuvenescimento. Para que você consiga usufruir dos benefícios apresentados, o ideal é estabelecer uma rotina. Normalmente, depois do banho é o mais indicado, uma vez que ela estará limpa e esfoliada. Além disso, não deixe de seguir os demais hábitos que mencionamos para que você evite os problemas ressaltados.

Você tem algum outro hábito que não mencionamos para garantir a saúde da pele? Deixe seu comentário no post e compartilhe com a gente os seus conhecimentos!

Posts relacionados

Deixe uma resposta