7 benefícios que o óleo de semente de uva oferece para pele e cabelo - Blog | Vinotage

7 benefícios que o óleo de semente de uva oferece para pele e cabelo

6 minutos para ler

O óleo de semente de uva é um subproduto do vinho, e é extraído com a prensagem a frio das sementes que não são utilizadas na elaboração da bebida. Assim como outros óleos vegetais, esse também não contém colesterol nem gorduras poli-insaturadas. Como as sementes são muito pequenas, elas resultam numa também pequena quantidade de óleo, sendo necessário cerca de 200 kg para se obter um litro.

Dentre as suas principais características estão o alto teor de ácidos graxos insaturados, ômega 6 e ômega 9. Além disso, tem propriedades antioxidantes por conta da presença em abundância de vitamina E e compostos fenólicos. Essas são as vantagens gerais dessa poderosa semente.

Para saber mais sobre o que esse óleo oferece para pele e cabelo, confira a seguir sete benefícios e onde encontrar cosméticos com esse componente.

Os 7 benefícios do óleo de semente de uva

A versatilidade desse óleo permitirá a você utilizá-lo em todas as etapas dos cuidados faciais, corporais e capilares. Saiba mais!

1. Previne pontas duplas, a quebra e a queda dos fios

Um poderoso hidratante capilar, esse óleo ajuda a prevenir a aparição de pontas duplas, evita a quebra e fragilização e diminui a queda excessiva dos fios. Pode ser usado puro na finalização dos cabelos após a lavagem — selando as cutículas dos fios e dificultando a aparição do frizz; ou adicionado a shampoos, cremes de tratamento, condicionadores e outros produtos capilares (na Vinotage você encontra algumas opções).

2. Evita a caspa no couro cabeludo

A caspa é um processo de descamação ocorrido no couro cabeludo e em outras partes do corpo, e sua principal causa está associada ao excesso de oleosidade. O óleo de semente de uva é muito eficaz como tratamento terapêutico capilar e auxilia no combate e no tratamento contra a caspa.

Por se tratar de pele, o couro cabeludo recebe os mesmos benefícios que as demais do corpo. Nesse caso, a regeneração e hidratação é a que mais atua na reconstituição do couro e contribui com remoção dos “flocos de pele” liberados na descamação. Por não ser muito gorduroso e aderir rapidamente nos fios, ele pode ser utilizado em todos os tipos de cabelos (liso, cacheado, crespo ou com químicas).

3. Auxilia no crescimento capilar

Ele serve como remédio natural para ajudar no crescimento do cabelo. Ao massagear o couro cabeludo, o fluxo de sangue na cabeça é aumentado e o processo de crescimento capilar é acelerado. Feito com o óleo de semente de uva, massageando por todo o couro, entre duas a três vezes na semana, você pode conquistar o sonho do cabelo Rapunzel e ainda obter fios mais macios e sedosos.

4. Hidrata naturalmente a pele

Por ter a propriedade de se espalhar e aderir na superfície das áreas com os quais entra em contato, ele é uma ótima opção de hidratante natural para a pele e ainda previne a descamação causada pelo ressecamento. Com esse fator umectante e o seu uso prolongado, é possível ficar longe da formação de estrias, rugas, celulites, envelhecimento precoce e processos inflamatórios como os das cicatrizes.

5. Absorve rapidamente na pele

Por ser fino, o óleo de semente de uva não deixa a sensação de oleosidade na pele, absorve com rapidez e sem dificuldades. Essa característica faz com que ele seja um bom óleo para massagem corporal e, por ter cheiro suave, não é enjoativo o aroma que ficará nela. Também pode ser utilizado como removedor de maquiagem e, devido ao seu fator não comedogênico, ele não obstrui os poros nem causa espinhas. Vale caprichar na massagem enquanto o aplica!

6. Tem potencial antioxidante

Ninguém merece utilizar um produto na pele que só traz resultados enquanto se está utilizando-o. Os cosméticos de uva oferecem muitos benefícios para a pele, e proporcionar a revitalização, manter e regenerar o tecido cutâneo, impedindo o seu envelhecimento adiantado, são os que se mantêm a longo prazo.

Todos esses benefícios são obtidos pelo potencial antioxidante da vitamina E, presente em grande quantidade nesse óleo. Lembrando que antioxidantes são substâncias que inibem ou atrasam a oxidação celular e é um processo natural ocorrido no corpo humano.

7. Protege a pele de danos externos

Além de proteger a pele contra os raios ultravioleta, os nutrientes desse óleo podem melhorar a aparência de sinais e manchas causadas pela exposição excessiva ao sol. Outro fator de proteção é a sua propriedade anti-inflamatória e suave adstringente, que auxiliam no tratamento da acne e na retirada de cravos da pele. Desse jeito, é possível ter uma cútis livre de impurezas interna e externamente, manter o aspecto jovial e bem-cuidado por mais tempo.

Os produtos Vinotage que contêm óleo de semente de uva

Munida de tantos benefícios, agora você tem motivos de sobra para procurar por cosméticos que apresentem esse potente ingrediente, não é mesmo? Como parte do tratamento da vinoterapia — um processo que visa hidratar, firmar e nutrir a pele, realizando de maneira tópica, massagens com produtos à base de uva ou vinho — nós temos diversos produtos elaborados especialmente com o óleo de semente de uva.

Eles são destinados para hidratação da pele, proteção solar e cuidados com os cabelos. Podem ser comprados pela nossa loja virtual, no conforto do seu lar. São eles:

Como percebido, o óleo de semente de uva é rico em suas propriedades e benefícios. Proporciona hidratação, maciez e aspecto saudável para pele e cabelo. Seu uso é liberado para todos que querem usufruir dessas vantagens e com cautela por quem passou por tratamentos faciais com ácidos ou tem algum tipo de reação alérgica. Além do mais, todo o corpo pode aproveitar essa maravilha de componente, que já conquistou o mercado de cosméticos e a preferência de muitas pessoas.

Quer conhecer outros produtos para pele e cabelo feitos à base de uva? Então confira as nossas principais linhas em nosso site e descubra o poder dessa fruta!

Posts relacionados

Deixe uma resposta