Pele madura: veja os principais cuidados que você deve tomar! - Blog | Vinotage

Pele madura: veja os principais cuidados que você deve tomar!

6 minutos para ler

A pele madura, sem dúvida, requer cuidados especiais. Isso porque, depois dos 45 anos em média, o organismo passa por transformações, que incluem a formação de rugas, a degradação das fibras de colágeno, o surgimento da flacidez e a perda do brilho natural da pele.

Sendo assim, uma rotina de limpeza, hidratação e proteção é fundamental, principalmente no rosto, pescoço e mãos. Quer saber como fazer isso? Então, siga a leitura do post e descubra dicas para manter a pele cheia de beleza e saúde. Vamos lá?

Limpe a pele todos os dias

Resíduos e impurezas acumulam-se na pele do rosto ao longo do dia. Quando não são removidos, podem deixar a pele mais sensível e até mesmo aumentar a ação dos radicais livres — moléculas instáveis que aceleram o envelhecimento.

Sendo assim, o recomendável é fazer uma boa higiene diariamente, lavando o rosto com sabonete ou gel de limpeza e, em seguida, removendo a maquiagem com produtos específicos para esse fim.

Use antioxidantes

Por falar em radicais livres, proteger a pele da agressão dessas moléculas é fundamental. Para isso, nada melhor do que os antioxidantes.

Produtos com vitamina C e vitamina E são indicados, já que contribuem para a formação de colágeno, além de potencializarem a hidratação, atuando, ao mesmo tempo, no combate ao fotoenvelhecimento e na garantia da luminosidade da pele.

Outro excelente antioxidante é o extrato de uva, que ainda limpa e hidrata a pele.

Aplique o filtro solar com frequência

É comum o aparecimento de manchas no início do processo de envelhecimento da pele. Elas são causadas, na maioria das vezes, pela exposição ao sol ao longo da vida. As chamadas melanoses solares podem ser encontradas em mãos, rosto, colo, braços e ombros.

É muito importante que um dermatologista faça o acompanhamento das manchas, já que elas podem evoluir e desencadear doenças mais graves.

A melhor forma de prevenir as manchas solares é por meio da aplicação de filtro solar, mesmo em dias de chuva ou nublados. Quanto mais cedo esse hábito for introduzido na rotina, melhor. Porém, depois dos 45, ele se torna algo é fundamental.

Sem o uso de filtro solar, a pele madura fica mais vulnerável às agressões da radiação. Por isso, a aplicação deve ser diária. No rosto, o recomendável é, inclusive, aplicar o produto várias vezes ao dia.

Além disso, evite o sol das 10 às 16 horas e, na praia ou em momentos de maior exposição, utilize um chapéu. Tudo isso evitará que a pele se torne mais propícia aos sinais de envelhecimento, como rugas, flacidez e manchas. Também é uma excelente prevenção ao câncer de pele.

Hidrate seu rosto e corpo

A perda gradativa da hidratação cutânea é outra característica da pele madura. Sendo assim, hidratar o rosto e o corpo todos os dias é fundamental. Cremes e loções hidratantes ajudam a nutrir as células, o que ameniza o desgaste que acaba causando a flacidez e o ressecamento.

Lembre-se também de que a ingestão de água em quantidade suficiente para suprir a demanda celular é essencial para facilitar as reações químicas e físicas que o organismo faz constantemente, inclusive relacionadas à pele.

Por isso, durante o dia, beba pequenas quantidades de água com frequência, já que grandes volumes de uma só vez acabam sendo eliminados pelo corpo sem o devido aproveitamento.

Os dermocosméticos com ativos como manteiga de karité, vitamina B5, ácido hialurônico, resveratrol nanoencapsulado e o óleo de semente de uva são recomendados para quem busca a hidratação da pele.

Cuide da elasticidade da pele

Com a queda da produção de colágeno e a diminuição do ácido hialurônico, muito comuns depois dos 45 anos, surgem as rugas e linhas de expressão.

Isso porque a elasticidade da pele, ou seja, sua resposta ao movimento da musculatura, fica comprometida. A baixa plasticidade, que é a habilidade de a pele voltar ao estado inicial, também é outro fator que favorece a formação de rugas nessa fase da vida.

Além disso, a contração e o movimento dos músculos da face também influenciam no aparecimento de linhas de expressão. Tanto essas marcas quanto as rugas são potencializadas com a falta de proteção e cuidados com a pele.

Alguns fatores, extremamente prejudiciais para a elasticidade e plasticidade da cútis, devem ser evitados, tais como:

  • exposição solar contínua;

  • consumo de bebida alcoólica;

  • tabagismo;

  • noites mal dormidas.

O uso de dermocosméticos anti-idade ajudam a prevenir rugas e linhas de expressão, principalmente os que contêm produtos que estimulam a produção de colágeno, ácido hialurônico, retinol, vitamina C, concentrado de acácia senegal, extrato de hamamélis e, claro, protetor solar.

Com hábitos mais saudáveis e uso de produtos adequados, é possível também evitar a perda do volume facial, a conhecida flacidez, resultado da redução progressiva das fibras de sustentação da pele.

Aposte em produtos de tratamento para pescoço e mãos

Dizem que os primeiros sinais do envelhecimento surgem no pescoço e nas mãos. Isso porque a hidratação nessas regiões acaba sendo muito menor. Como essas áreas também costumam ser negligenciadas nos cuidados diários, os sinais da idade acabam ficando mais evidentes.

Existem hidratantes específicos para pescoço e mãos. Além disso, é muito importante abusar do uso do filtro solar e de produtos com ativos antioxidantes, extrato de semente de uva, ácido retinóico, vitamina C ou E e ácido hialurônico nessas regiões para manter o viço da pele.

Alimente-se bem

Outro fator muito importante para a saúde da pele madura é uma alimentação saudável e equilibrada. Para que o organismo receba todos os nutrientes necessários para seu bom funcionamento — inclusive para a produção de proteínas fundamentais, como o colágeno — o melhor é investir em pratos bem coloridos e diversificados

Por outro lado, evite os alimentos que costumam ser nocivos para a pele. Produtos muito gordurosos, ultraprocessados ou com grandes quantidades de açúcar, conservantes e estabilizantes em geral causam problemas na pele, como a acne. E isso pode acontecer em qualquer fase da vida! 

Enfim, com limpeza, hidratação, proteção e produtos adequados é possível manter a pele madura bonita e saudável, evitando rugas, flacidez ou manchas. Além disso, não se esqueça de que boas noites de sono, alimentação equilibrada e distância de hábitos como o tabagismo são fundamentais para a beleza da cútis.

 Quer mais dicas para uma pele incrível? Então, siga-nos no Facebook e Instagram e fique por dentro das novidades.

Posts relacionados

Deixe uma resposta