Principais causas da queda de cabelo e como evitar - Blog | Vinotage

Principais causas da queda de cabelo e como evitar

6 minutos para ler

Tanto os homens quanto as mulheres estão sujeitos a diferentes causas da queda de cabelo. Por mais que esse seja um problema que geralmente surge na terceira idade e acometendo pessoas do sexo masculino, o processo também pode ser acelerado devido a diversos fatores, fazendo com que apareça por volta dos 30 ou 40 anos.

Para se prevenir contra ele, ou descobrir por quais motivos o seu cabelo pode estar enfraquecendo e caindo, é indispensável que você conheça as principais causas e entenda o que é possível fazer para evitar que isso aconteça ou que se agrave com o passar do tempo.

Neste post vamos te ajudar a esclarecer algumas dúvidas sobre o assunto!

Descubra as principais causas da queda de cabelo

Existem várias questões que podem estar relacionadas com a queda constante e anormal de fios, afinal, até certo ponto é normal que o cabelo caia um pouco ao lavar ou penteá-lo. Conhecer esses fatores pode ajudar você a identificar o problema, evitar com que aconteça ou auxiliar na escolha de um especialista para fazer um tratamento.

Estresse

Se você está passando por um momento estressante na sua vida com trabalho ou questões pessoais, saiba que isso, bem como a falta de autocuidado, pode estar afetando o seu couro cabeludo e causando a perda dos fios.

Isso acontece, pois, quando estamos estressados o nosso cérebro reduz a quantidade de alguns hormônios e produz outros, influenciando nos fios. Sem falar que o corpo praticamente para algumas funções para poder focar em resolver o problema. É por isso que, nesses casos, é comum que os fios cresçam lentamente nesses momentos.

Uso de alguns medicamentos

Você já deve ter percebido que os medicamentos que tomamos apresentam alguns efeitos colaterais. É claro que nem todas as pessoas são afetadas por esses sintomas, enquanto outras sentem alguns deles. Por exemplo, alguns antibióticos, antidepressivos e antialérgicos podem ser os causadores desse mal.

Portanto, se você faz uso contínuo de medicamentos ou iniciou a tomada de algum recentemente, observe se os sintomas começaram junto do tratamento. Vale dar uma lida na bula para conferir se a queda dos fios é um dos possíveis efeitos colaterais. 

Doenças genéticas ou venéreas

Uma das causas mais frequentes da queda de cabelo antes da hora é a presença de doenças genéticas. Esse pode ser um problema causado apenas por um fator hereditário, especialmente no caso dos homens.

Por isso, observe se outras pessoas da sua família também sofreram ou sofrem desse mal. Caso seu pai, tio, avó, mãe ou outros parentes tenham essa queixa, são grandes as possibilidades de ser uma causa genética. Nesse caso, usar produtos que estimulem o crescimento dos fios e fazer uma boa limpeza podem ajudar. 

Deficiências vitamínicas

As vitaminas são essenciais para o crescimento dos fios de maneira adequada, forte e constante. Uma dieta pobre em nutrientes pode, sim, prejudicar a saúde do seu cabelo, fazendo com que ele caia e fique enfraquecido.

Como o corpo precisa das vitaminas para diversas funções, quando esses nutrientes são ingeridos em baixa quantidade o organismo as usa para nas partes que são mais essenciais. Dessa forma, o cabelo, bem como unhas e pele, ficam em segundo plano. Por isso, é muito importante estar atento a sua alimentação.

Desequilíbrios hormonais

Os hormônios estão muito relacionados à saúde dos fios. Por isso, desequilíbrios como problemas na tireoide costumam afetá-los. No caso das mulheres, uso de anticoncepcionais, bem como o pós-parto e a menopausa também podem prejudicar o crescimento normal dos fios devido às alterações hormonais.

Nessas situações é preciso avaliar com endócrino para realizar uma reposição hormonal, fazer tratamento para tireoide, utilizar suplementos vitamínicos, entre outras soluções que variam de acordo com seu caso e causas.

Saiba o que fazer para evitar esse problema

Para começar, se você já notou uma queda de cabelo maior do que o normal, é importante o que você evite ao máximo todas as principais causas desse problema. Além disso, existem também algumas coisas que você pode fazer para auxiliar no crescimento saudável dos seus cabelos. Confira a seguir!

Tenha uma alimentação balanceada

Uma das mudanças mais essenciais para ficar longe de problemas com a saúde dos fios é ter uma alimentação balanceada. Isso significa comer variedade de frutas, legumes, cereais, verduras… de preferência sempre optando pelo alimento em sua forma menos industrializada.

Sem esquecer de manter os exames de rotina em dia para descobrir se o seu corpo está recebendo a quantia adequada de nutrientes. Caso contrário, o ideal é fazer uma suplementação com um profissional para garantir o estoque de vitaminas e sais minerais.

Use produtos de cabelo de boa qualidade

Os produtos que usamos no dia a dia também têm grande influência nos nossos fios. Itens de má qualidade podem prejudicá-los ao enfraquecer os cabelos ou mesmo preencher o couro cabeludo com ingredientes ruins.

Se você já sofre com problemas de queda ou se encaixa em algum dos principais fatores listados, vale a pena investir em produtos de qualidade e especializados para não agravar a situação e manter seu cabelo sempre forte e saudável.

Shampoos e outros produtos que tenham uma função de limpeza profunda podem ajudar a reduzir a queda de cabelo, uma vez que limpam bem a raiz dos fios, onde se acumulam substâncias que costumam ser prejudiciais.

Cultive hábitos saudáveis

Existem alguns hábitos saudáveis que auxiliam em funcionamento adequado do corpo como um todo. Para começar, evitar o fumo é indispensável. Vale também cuidar da sua saúde mental para não sofrer com estresse.

Para auxiliar nisso, o autocuidado e a prática de exercícios físicos também é muito vantajosa, uma vez que ela favorece uma mente mais tranquila e menos estressada, reduz o risco de doenças que diminui a necessidade de medicamento, além de ajudar o organismo a ficar bem regulado.

Viu só como são várias as causas da queda de cabelo? Nossos fios estão relacionados a diversas questões de funcionamento do nosso corpo, quando uma coisa não vai bem eles também podem ser afetados. Por isso, é essencial buscar produtos adequados e levar uma vida com hábitos saudáveis para não sofrer com isso!

Gostou de conhecer mais a fundo as causas da queda de cabelos? Aproveite para conferir o nosso shampoo Chardonnay — uma opção de cosmético que ajuda na desintoxicação do couro cabeludo, favorecendo o crescimento dos fios!

Posts relacionados

Deixe uma resposta