Atente para o uso de protetor solar no inverno de forma adequada! - Blog | Vinotage

Atente para o uso de protetor solar no inverno de forma adequada!

6 minutos para ler

Usar protetor solar no inverno é tão importante quanto em outras épocas do ano. O problema, nesse caso, acontece porque com o aumento de dias nublados, muitas pessoas acabam negligenciando o filtro na rotina de cuidados.

Dentro desse contexto, o melhor caminho para evitar prejuízos tanto na saúde quanto na beleza é combinar conhecimento com uma disciplina. Só assim será possível conquistar a pele dos sonhos a longo prazo.

Quer saber mais? Vamos mostrar como usar o protetor solar corretamente no inverno e os seus benefícios. Acompanhe!

Desmitifique o uso do protetor solar

Engana-se quem pensa que protetor solar não precisa ser usado no inverno. Na verdade, o produto deve ser inserido na rotina de cuidado até mesmo nos dias em que não saímos de casa, pois as luzes artificiais (celular e computador) também apresentam efeitos nocivos em todas as camadas da derme.

Por esse motivo, se informe sobre o assunto e tenha como ponto de partida a ideia de que mesmo em um dia sem raios solares visíveis, os índices de UVA e UVB são nocivos. Ou seja, você precisa se proteger em todas as situações como uma forma de preservar a saúde e a aparência luminosa da pele.

Conheça as ações dos raios UVA e UVB

Por falar dos raios UVA e UVB é preciso conhecê-los a fundo para entender realmente quais são os efeitos nocivos da dupla na pele. Dessa forma, saiba que o sol produz diariamente raios invisíveis, conhecidos como Ultravioleta A (UVA) e Ultravioleta B (UVB). Os raios UVAs são constantes durante e representam 95% da radiação durante todo o tempo em que ficamos expostos.

São os principais responsáveis por alergias, envelhecimento precoce e outras reações cutâneas nocivas após penetrar em diversas camadas da derme. Já os UVBs, penetram de maneira superficial, porém, são mais perceptíveis por causaram as queimaduras solares, vermelhidão e o câncer de pele. Esse tipo de informação ajuda a escolher o filtro que mais se encaixa com suas necessidades e compreender a real necessidade do uso diário.

Pesquise a radiação solar no inverno

Não é porque o dia está chuvoso e com cara de inverno que não existem riscos. O que muda, aqui, é que você pode optar por um FPS mais baixo do que os usados no alto verão. No entanto, a recomendação geral dos profissionais de saúde é investir, no mínimo, no fator 30 como forma de preservar a derme de todas as agressões externas.

Vale lembrar que a incidência do inverno brasileiro costuma ser muito semelhante ao verão europeu, por exemplo. Sem contar que as mudanças climáticas estão cada vez mais imprevisíveis e em alguns lugares do País é possível transitar entre três estações no mesmo dia. Ou seja, os efeitos nocivos continuam em alta independentemente das temperaturas.

Fique atenta aos benefícios da proteção solar

Esse tipo dermocosmético apresenta tantos benefícios que além de proteger a pele, ele ainda atua como um tratamento poderoso. Hoje em dia, com tantas evoluções no mercado, já é possível encontrar opções com cor para substituir a base, com vitamina C e outros ativos responsáveis por retardar o envelhecimento.

Dessa forma, mesmo que você não queira montar uma rotina de cuidado muito complexa, lembre- se de que é indispensável limpar, tonificar, hidratar e proteger. Confira, abaixo, outras vantagens do protetor solar!

Evita a descamação

Se a sua pele descasca com frequência sem grandes exposições ao sol é sinal de que o protetor está sendo usado de maneira errada. O que faz a pele descascar nesse caso é alta camada dos raios UVB que junto forte calor faz com qur as células morram e se desprendam.

Quando a quantidade de filtro é incorreta, uma queimadura de primeiro grau pode surgir e resultar em descamação. Tenha em mente que a quantidade correta de protetor é calcular a quantidade de uma colher de chá para o rosto e pescoço.

Tem efeito tonalizante

O principal desejo do skin care é ter uma pele com aparência uniforme. Para conseguir esse efeito no dia a dia, o filtro solar adequado para as necessidades faz muita diferença nos resultados.

Como são livres de óleo, as fórmulas com efeito mate trazem um acabamento muito bonito com controle de oleosidade, redução da aparência de poros, hidratação e disfarçando a aparência de manchas e imperfeições.

Potencializa a vitamina C

A vitamina C e o protetor solar são excelentes aliados de uma pele saudável. Escolha uma opção de rótulo que tenha a combinação de alto fator de proteção e ativos antioxidantes. Assim, os efeitos que combatem as manchas e os raios nocivos são potencializados.

Outra questão é que por ser um antioxidante, a vitamina c também ajuda a combater o envelhecimento precoce, estimula a produçãod3 colágeno e reduz linhas de expressão. A forma correta de aplicar na rotina é inserir a vitamina c depois do tônico e em seguida aplicar o protetor solar.

Previne o câncer de pele

O câncer de pele é um risco recorrente em países tropicais como o Brasil. Os números por aqui costumam ser altos, justamente, pela forma como muitas pessoas negligenciam a proteção solar.

Além de evitar queimaduras na pele e manchas, o produto ainda é um importante aliado na preservação da saúde, que muitas vezes, esse tipo de câncer demora a ser identificado e acaba tomando proporções mais graves.

Então, aplique sempre a quantidade correta de protetor mesmo em dias de inverno e faça o retoque a cada quatro horas. Esse tipo de cuidado vai muito além de exposições na praia ou ar livre, deve fazer parte de sua rotina como o hábito de escovar os dentes pela em seu ritual de higiene pessoal matinal.

Pronto! Agora você já sabe como usar protetor solar no inverno. Outro ponto que merece destaque é a questão que uma pele boa tem tudo a ver com prevenção. Ou seja, usar a proteção solar de forma correta é a melhor maneira de evitar o envelhecimento precoce.

Gostou das informações do artigo? Então, assine nossa Newsletter e fique por dentro de outras novidades sobre o assunto.

Posts relacionados

Deixe uma resposta