Manter a aparência saudável e bonita é o desejo de todos, independentemente da faixa etária ou do gênero de cada indivíduo. Afinal de contas, ela é uma espécie de cartão de visitas, não é mesmo? No entanto, para mantê-la em um estado agradável é necessário ter uma série de cuidados com a pele.

Esses cuidados envolvem vários passos que, apesar de parecerem complicados, são muito simples. O segredo está em fazer deles um hábito, ou seja, caprichar na frequência e, pouco a pouco, observar todos os benefícios que eles trazem para o aspecto e a saúde da pele, tanto do rosto quanto do corpo.

Não sabe quais são os principais cuidados e gostaria de aprender mais sobre cada um deles? Então, este post é para você! Continue a leitura e confira alguns dos fatores mais importantes e que não podem ficar fora do dia a dia de quem quer uma pele radiante e bonita. Boa leitura!

1. Utilizar sempre a proteção solar

O uso diário de protetor solar é indispensável para quem proteger a pele, reduzir os sinais do envelhecimento e evitar uma série de doenças. Os raios ultravioletas emitidos pelo sol são responsáveis por causar alterações em nossas células, o que podem piorar o aspecto da cútis ou até mesmo causar câncer.

Por isso, utilize o filtro solar mesmo dentro de casa todos os dias. Sempre que necessário, reaplique o produto. Outra dica importante é escolher o mais indicado para seu tipo de pele, seja ela sensível, oleosa, seca ou mista.

2. Evitar a exposição ao sol em horários inadequados

Além de utilizar o protetor solar todos os dias, independentemente do céu estar nublado ou completamente sem nuvens, é importante ressaltar que alguns horários do dia são mais nocivos do que outros e que evitá-los é uma boa maneira de cuidar da pele.

Tais horários são todos os que estão entre as 10 da manhã e 4 da tarde. Caso não seja possível evitá-los, utilize chapéus ou outros acessórios para evitar que os raios incidam diretamente sobre a sua pele.

3. Não dormir com a maquiagem ainda no rosto

A maquiagem é uma ótima ferramenta para nos expressar, nos sentir mais confiantes e esconder aqueles defeitinhos que nos deixam inseguros. No entanto, ela deve ser utilizada com cautela, já que pode danificar a pele quando usada em excesso ou da maneira inadequada.

Um bom exemplo disso é dormir com o produto no rosto. Esse hábito faz com que os poros fiquem obstruídos e a pele não consiga respirar, tornando-a mais cansada e favorecendo o aparecimento da acne. Por isso, utilize sempre desmaquilantes antes de dormir.

4. Escolher a temperatura adequada da água

Outra dica muito simples, porém eficaz, para manter os cuidados com a pele é prestar uma atenção especial para a temperatura utilizada para lavar o rosto ou tomar banho. Apesar das preferências pessoais, é inegável: a água muito quente não faz bem para esse tecido.

Altas temperaturas deixam os poros muito dilatados e fazem com que a pele produza muito mais óleo do que deveria, o que faz com que ela fique com um aspecto sujo. Por isso, prefira água morna ou gelada sempre que for lavar o seu rosto.

5. Dormir bem

Dormir é essencial para manter a nossa saúde. Infelizmente, nos dias atuais, temos o costume de dormir muito pouco, o que acaba impactando negativamente também em nossa pele.

Por isso, tente dormir pelo menos 8 horas por noite. Isso fará com que seu rosto fique mais descansado, evitando olheiras e outros problemas. Além disso, seu organismo trabalhará melhor e consequentemente, sua pele também ficará muito mais bonita.

6. Ter uma dieta equilibrada

Outro ponto importantíssimo para a manutenção de uma pele saudável é garantir que a sua alimentação esteja bem equilibrada. Afinal de contas, é por meio dela que todos os nutrientes irão para o seu organismo, e eles são fundamentais para que as reações benéficas ocorram.

Invista em pratos coloridos e tente comer um pouco de cada coisa. Coma muitas frutas, vegetais, cereais e grãos, que são excelentes fontes de vitaminas, minerais, proteínas e antioxidantes, que previnem o envelhecimento precoce.

7. Tomar bastante água

Um dos maiores erros nos cuidados com a pele é não tomar água suficiente, ingerindo-a apenas quando sentimos sede. A ingestão desse líquido deve se tornar um hábito e fazer parte do dia a dia de todos os indivíduos, já que promove a hidratação das células, de dentro para fora.

Por isso, ande sempre com uma garrafinha e tome pequenos goles de água no decorrer do dia. Isso garantirá a absorção do mineral e fará com que seu corpo trabalhe de maneira muito mais eficiente.

8. Utilizar produtos específicos para a sua pele

Outro erro muito comum é comprar qualquer produto baseado nas experiências de outras pessoas sobre aquele item. Lembre-se de que o que é bom para um, pode não funcionar muito para outra pessoa e que isso dependerá muito do seu tipo de pele.

Por isso, respeite as suas características pessoais e adquira dermocosméticos adequados à sua realidade. Priorize também produtos mais naturais, que utilizam matérias primas da natureza ou orgânicas para garantir a beleza e saúde das peles.

9. Fazer da limpeza diária um hábito

Por fim, é importante ressaltar que a limpeza diária deve ser um hábito diário, assim como escovar os dentes ou pentear os cabelos. Realizar os passos esporadicamente não fará com que os resultados sejam satisfatórios.

Os cuidados diários com a pele envolvem a limpeza propriamente dita, feita com sabonetes ou loções, a tonificação e a hidratação da pele, além do uso do protetor solar.

Como podemos ver, os cuidados com a pele envolvem uma série de fatores, que vão desde a nossa alimentação até o uso dos produtos adequados. Por isso, essa beleza é o reflexo de hábitos saudáveis nas mais diversas esferas de nossa vida, que culminam em uma cútis radiante e muito saudável!

Gostou deste artigo? Então, que tal nos seguir nas redes sociais? Você pode curtir a nossa página no Facebook ou no Instagram e ficar por dentro de todas as nossas novidades e publicações. Te vemos por lá!