Usar maquiagem agrada a muitas pessoas, especialmente ao público feminino. Além disso, esse tipo de pintura corporal é tido como uma forma de expressão cultural e inclusive faz parte do dia a dia de muitos profissionais, como aqueles que trabalham com ofícios ligados à arte.

O hábito, no entanto, pode ser prejudicial quando feito da maneira incorreta. O uso excessivo ou os cuidados ineficientes podem gerar problemas para a pele, já que os compostos contidos nas maquiagens nem sempre fazem bem para a cútis de seus usuários.

Por isso, é essencial que saibamos como utilizar as maquiagens da maneira correta, tomando os devidos cuidados e garantindo a saúde e a beleza cutânea, prevenindo problemas relacionados ao maior órgão de nosso corpo. A seguir, você aprenderá muito mais sobre esse assunto. Boa leitura!

Quais são os riscos do uso de maquiagem?

A maquiagem em si não apresenta nenhum tipo de risco para a saúde e muito menos prejudica a nossa pele. O que pode acontecer é que por vezes, nós escolhemos os produtos inadequados para a nossa pele (considerando o seu tipo e outras particularidades) ou a utilizamos de maneira adequada e por um grande período de tempo.

Caso façamos algumas dessas coisas, os riscos envolvidos podem incluir:

  • envelhecimento mais rápido da pele;
  • aparecimento linhas de expressão;
  • favorecimento da flacidez;
  • surgimento de cravos ou espinhas;
  • reações alérgicas;
  • manchas;
  • entre outros.

Por isso, é essencial que saibamos exatamente quais são os cuidados necessários para evitar esse tipo de problema.

Como podemos cuidar da pele ao usar maquiagem?

Gosta de usar maquiagem e não sabe exatamente quais são os cuidados necessários para manter a sua pele bonita e, principalmente, saudável durante o uso? Continue a leitura e confira algumas dicas muito importantes para manter a saúde cutânea!

Escolha produtos de boa procedência

A escolha de maquiagens de qualidade é essencial para garantir a saúde da pele. Esse passo, obviamente, não está diretamente relacionado ao valor dos produtos, que podem ser dos mais baratos aos mais caros. O que realmente conta aqui é a confiança na marca e nos ingredientes utilizados para a produção do cosmético.

Por isso, escolha marcas que você sabe que se preocupam com os consumidores e sempre leia o rótulo ou a composição, que deve estar disposta no site do fabricante. Os produtos devem ser dermatologicamente testados e ideais para o seu tipo de pele. Além disso, há no mercado marcas que não realizam testes animais e são livres de parabenos.

Fique atento ao prazo de validade

Infelizmente, nem sempre damos conta de utilizar determinado produto até o fim. Nesses casos, ocorre o vencimento, também conhecido como expiração do prazo de validade. Apesar disso, muitas pessoas acabam utilizando o restante da maquiagem, por receio de desperdiçá-la ao jogar o conteúdo no lixo.

A recomendação é que não se utilize produtos cujos prazos de validade estão expirados. Com o passar do tempo, alterações químicas ocorrem nos compostos das maquiagens e utilizar algo vencido pode ser extremamente prejudicial para o seu rosto, ainda que o cheiro e o aspecto da substância esteja da mesma forma como era antes.

Dê um tempo para que sua pele respire

Utilizar maquiagem todos os dias não é exatamente o melhor método para manter a sua pele saudável e bonita. Isso ocorre porque os produtos criam uma barreira que bloqueia as trocas entre a cútis e o meio externo, fechando os poros e trazendo uma série de problemas.

Por isso, o ideal é que se tire um tempo para deixar a pele completamente limpa. Se o seu trabalho exige que esse tipo de produto seja utilizado, tente deixar o rosto sem as maquiagens sempre que possível para que ocorra essa respiração e a desobstrução dos poros.

Nunca durma com a maquiagem no rosto

Ainda falando sobre os poros, que são estruturas responsáveis pela respiração da pele, um dos maiores pecados cometidos por quem usa maquiagem é dormir com o produto ainda no rosto.

Esse tipo de hábito faz com que a pele envelheça de modo muito mais rápido, já que a troca com o ambiente externo não ocorre e a cútis não consegue respirar. Durante a noite, esse processo é ainda mais avançado e por isso, é crucial deixar tudo completamente limpo antes de dormir.

Utilize bons produtos demaquilantes

Os demaquilantes são os produtos indicados para a limpeza da pele e para a retirada de toda a maquiagem. Eles têm , em sua composição, substâncias que ajudam a dissolver os compostos dos cosméticos e retirá-los integralmente, sem deixar resquícios que podem bloquear os poros e trazer prejuízos.

Há vários tipos de demaquilantes, indicados para os mais diferentes tipos e propósitos. Você pode optar, por exemplo, por produtos específicos para a limpeza das áreas dos olhos ou para peles mais sensíveis, escolhendo aquele que mais combina com as suas necessidades e particularidades.

Não descuide da limpeza diária de sua pele

Por fim, uma das dicas mais importantes: não deixe a limpeza diária da pele de lado, especialmente se você costuma usar maquiagens com muita frequência. Ela deve ser feita pelo menos duas vezes ao dia (ao acordar e antes de dormir) e isso deve se tornar um hábito, como escovar os dentes.

Para tal, podemos utilizar sabonetes ou loções de limpeza específicas para o nosso tipo de pele. Isso favorecerá a desobstrução dos poros e garantirá um rosto muito mais saudável. Além disso, a escolha de um bom tônico, de um hidratante eficaz e de uma máscara de qualidade também são super importantes para garantir a saúde cutânea.

Como vimos, usar maquiagem em excesso pode ser um tanto quanto prejudicial para a saúde de nossas peles. No entanto, o uso correto e com as devidas precauções pode fazer com que a região cutânea não sofra prejuízos e se mantenha bela e saudável mesmo com o uso desses produtos. Por isso, capriche na prevenção de problemas!

Gostou deste artigo? Então, que tal receber um aviso sobre as nossas próximas publicações em sua caixa de entrada do correio eletrônico? Para isso, basta assinar a newsletter ao preencher o seu endereço de e-mail na caixa correspondente. Até a próxima!