O cabelo é, muitas vezes, considerado o “cartão de visita” das pessoas, pois costuma ser um dos primeiros aspectos da aparência que é notado. Além disso, a forma que usamos, cortamos e pintamos nossos cabelos diz ao mundo quem somos, nosso estilo. Por isso, a maioria das pessoas valoriza o cuidado com ele, investindo em produtos para os fios.

Antes de pensar em adquirir diversos produtos para hidratações e tratamentos especiais, que tal focar em um produto que usamos diariamente? Elaboramos o texto de hoje explicando tudo o que você precisa saber e definindo qual o melhor condicionador para cada tipo de cabelo. Acompanhe!

Para que serve o condicionador?

Todos aprendemos que devemos usar o condicionador depois de lavar o cabelo com shampoo, mas nem todo mundo sabe realmente qual é a ação desse produto.

O shampoo tem a função de limpar os fios e o couro cabeludo, mas alguns produtos contêm ingredientes a mais, com outras funções, embora a principal seja sempre higienizar. Para conseguir fazer isso, o produto precisa abrir a cutícula dos cabelos. É aí que entra o condicionador.

O condicionador serve para fechar as cutículas capilares, que foram abertas pelo shampoo. Isso é essencial para manter o cabelo forte, macio e brilhante. Outra função do produto é a de criar uma película protetora ao redor dos fios, que serve para:

  • deixar o fio hidratado por mais tempo;

  • deixar o cabelo mais maleável para pentear e, assim, evitar que os fios sejam quebrados pela escova;

  • proteger os fios de agressões externas como vento, sol e poluição.

Qual a melhor forma de usar o condicionador?

Agora que você entendeu para que serve o condicionador, vale a pena aprender também como usá-lo da maneira correta e, assim, tirar o melhor proveito do produto.

Algumas dicas importantes:

  • use sempre o condicionador e o shampoo da mesma linha, pois eles foram projetados para completar um ao outro e trazer os melhores resultados;

  • nos dias que utilizar alguma máscara de tratamento, o condicionador deve ser aplicado depois dela. Isso é importante pois, após a lavagem com shampoo, as cutículas devem continuar abertas para que a máscara possa penetrar nos fios. Além disso, o efeito de película faz com que os componentes do produto continuem em ação;

  • aplique o condicionador ao longo do comprimento dos cabelos e pontas, mas evite aplicar na raiz pois aumenta a oleosidade da região;

  • após aplicar, deixe o condicionador agindo por alguns minutos;

  • enxágue o condicionador por completo, pois restos do produto no cabelo podem causar ressecamento do couro cabeludo ou irritação pelo contato prolongado com a pele;

  • use, de preferência, água fria para enxaguar, pois ajuda a selar as cutículas e aumentar o brilho do cabelo.

Qual o melhor condicionador para cada tipo de cabelo?

Além de saber a maneira certa de usar o condicionador, é interessante também saber mais sobre os diferentes tipos de produtos e quais são indicados para cada cabelo. Assim, você pode escolher o melhor tipo para você, deixando os fios mais sedosos, brilhantes e macios.

Tipos de condicionador

Primeiro, vamos explicar sobre os principais tipos de condicionador: hidratante, antioxidante, de limpeza e específicos.

A maioria dos condicionadores é do tipo hidratante, que têm o objetivo de devolver ao cabelo a oleosidade e nutrientes que foram retirados pelo shampoo no início da lavagem. O produto penetra no córtex capilar e melhora a condição interna dos fios.

O condicionador antioxidante é um produto que tem o principal objetivo de evitar a formação de radicais livres (moléculas formadas por agentes externos como poluição, chapinha e secador, que causam danos aos fios).

Os condicionadores de limpeza ainda não são tão populares no Brasil. A intenção do produto é de ser um 2 em 1 de qualidade, isto é, limpar e hidratar o cabelo ao mesmo tempo. Normalmente, têm a composição com 1/4 de agentes de limpeza e 3/4 de agentes de hidratação.

Os condicionadores específicos são produtos que contém componentes a mais para fins específicos, como aqueles que auxiliam no tratamento da caspa.

Cabelos lisos

Normalmente, os cabelos lisos não necessitam de tanta hidratação pois a própria estrutura capilar permite que a oleosidade natural da raiz passe por todo o comprimento e chegue até as pontas. Mesmo assim, ainda é preciso usar algum condicionador — o tipo hidrante é o mais adequado.

É interessante buscar produtos transparentes, que não sejam de aparência “leitosa”, que podem deixar um aspecto pesado na aparência. Essa dica é especialmente importante para quem sofre com a oleosidade no couro cabeludo, o que é mais comum em pessoas com cabelo liso.

Cabelos crespos e cacheados

O formato dos cabelos crespos ou cacheados causa maior atrito entre os fios, o que pode deixá-los mais rebeldes. A oleosidade natural produzida na raiz não consegue “descer” e chegar às pontas, por isso o ressecamento, frizz e maior volume são mais comuns nesses tipos de cabelo.

O ideal é escolher condicionadores hidratantes com componentes que ajudem a modelar os cachos e reduzir o frizz. Busque produtos que contenham em sua formulação queratina, óleo de argan, manteiga de karité, óleo de semente de uva ou pantenol.

Cabelos com química

Os cabelos com química precisam de uma atenção especial, pois a tintura pode facilmente causar ressecamento e outros danos capilares. Os radicais livres, dos quais falamos anteriormente, causam a oxidação dos pigmentos da tintura e podem desbotar a cor do cabelo. Por isso, o condicionador antioxidante é a melhor nesse cenário.

Procure produtos com componentes antioxidantes como: flavonóides (presente no óleo de semente de uva), licopeno (presente no tomate), vitamina C, A e E, selênio, zinco, isoflavonas (presente na soja).

Algumas dicas para outros tipos de cabelo:

  • cabelos secos: associe o uso do condicionador com máscaras de hidratação;

  • cabelos ondulados: escolha produtos que não pesem muito os fios e que ajudam a deixá-los mais definidos;

  • cabelos mistos (raiz oleosa e ponta ressecada): use condicionador hidratante e sempre tome cuidado para aplicar apenas nas pontas.

Escolher o melhor condicionador para o seu tipo de cabelo é um passo importante se você deseja manter os fios sempre brilhosos e hidratados. Busque sempre produtos de qualidade.

Para facilitar a sua busca por esses itens de alto nível, que tal visitar o nosso site para conhecer toda a nossa linha de condicionadores com óleo de semente de uva? Aproveite e conheça nossos outros produtos!