Sabonete esfoliante: um cuidado para sua pele - Blog | Vinotage

Sabonete esfoliante: um cuidado para sua pele

6 minutos para ler

Quem não sonha com uma pele renovada, com brilho único e toque aveludado? O sabonete esfoliante é capaz de proporcionar tudo isso, já que funciona como um tratamento para esse tecido — tanto do rosto quanto do corpo.

Ao remover as células mortas que se acumulam sobre a pele, ele ativa a produção de uma nova camada, mais bela e hidratada. Além disso, o sabonete esfoliante proporciona um momento de relaxamento, tornando a experiência do banho ainda mais prazerosa.

Quer saber o que mais esse produto tão especial pode fazer por você? Então, siga a leitura do post e descubra todos os benefícios do sabonete esfoliante. Vamos lá?

O que é a esfoliação?

A pele é o maior órgão do corpo humano e está, constantemente, exposta aos raios solares, poluição, vento e partículas que ficam suspensas no ar. Tudo isso prejudica sua saúde e beleza.

Essa sujeira, inclusive, pode se acumular nos poros, formando pontos pretos que deixam a pele com um aspecto desagradável, marcado pela falta de viço, brilho e pelo toque áspero. E, para piorar, as células mortas também se acumulam como se fossem escamas, invisíveis a olho nu.

Porém, muito se engana quem pensa que bons hidratantes conseguem reverter essa situação. Na verdade, a ação desses produtos é prejudicada, exatamente, por essa camada de resíduos e células mortas.

Aí que entra a esfoliação. O sabonete esfoliante apresenta uma textura mais granulada, capaz de eliminar as impurezas e garantir, assim, um rosto e corpo mais hidratados e rejuvenescidos

Com os poros liberados dos resíduos e células mortas, a respiração cutânea melhora, o que permite a absorção eficaz de cremes e cosméticos.

Enfim, a esfoliação — que pode ser feita por mulheres e homens — nada mais é do que uma limpeza profunda da pele, que, ao mesmo tempo em que a desintoxica, torna-a mais luminosa, lisa e suave. Além disso, ela é muito indicada para afinar partes naturalmente ásperas do corpo, como joelhos, cotovelos e pés.

Quais são os benefícios do sabonete esfoliante?

Como vimos, a esfoliação remove impurezas e células mortas da pele, melhorando sua textura e, consequentemente, sua aparência. Porém, os benefícios de um bom sabonete esfoliante não param por aí. Veja só o que mais ele pode fazer por você:

  • melhora a circulação sanguínea;
  • atenua rugas e linhas de expressão;
  • elimina manchas e marcas de acnes;
  • combate o aparecimento de cravos;
  • estimula a produção de células novas e de colágeno;
  • evita a oleosidade em excesso da pele;
  • combate a celulite e a gordura localizada;
  • assegura um bronzeamento mais natural, duradouro e uniforme;
  • evita pelos encravados;
  • promove uma massagem corporal relaxante e revigorante.

Como usar o sabonete esfoliante?

É importante que a pele esteja limpa antes da esfoliação. Por isso, o mais recomendável é que ela aconteça durante o banho ou depois de lavar o rosto.

O sabonete deve ser aplicado com os dedos em movimentos circulares, de maneira suave, o que vai evitar que a pele fique machucada. Em regiões mais ásperas, pode-se aumentar a pressão da esfoliação.

No rosto, é importante que, sempre depois do tratamento, seja aplicada uma máscara facial ou creme hidratante, além do protetor solar. O melhor, aliás, é evitar o sol depois da esfoliação. Peles machucadas, com feridas ou queimaduras não devem ser esfoliadas, assim como olhos e boca. 

Com que frequência se deve esfoliar a pele?

De modo geral, no verão o recomendável é que se utilize o sabonete esfoliante uma vez por semana para garantir o bronzeado. Contudo, lembre-se de que ele não deve ser usado no dia em que você vai se expor ao sol e que o uso do protetor solar é fundamental.

Já no inverno, a frequência pode ser menor para que se mantenha a camada de gordura que protege e aquece o corpo nessa época do ano.

Nos pés, a esfoliação pode ser feita mais frequentemente, para que se evite o ressecamento e as rachaduras. Porém, a frequência na utilização do sabonete esfoliante depende, principalmente, do tipo de pele na qual ele atuará. Para não errar, siga essas recomendações.

Peles normais e secas

Quem se encontra nessa categoria pode usar o sabonete esfoliante de uma a duas vezes por semana. Isso porque esses tipos de pele renovam as células mais lentamente, acumulando uma quantidade significativa de escamas na superfície, que precisam ser removidas.

Peles oleosas ou mistas

Nesses casos, o sabonete esfoliante atuará, principalmente, na desobstrução dos poros e na redução dos cravos. Por isso, ele pode ser utilizado de duas a três vezes por semana.

Peles sensíveis

Mesmo peles sensíveis podem — e devem — ser esfoliadas, porém com menos frequência. A cada 15 dias é o recomendável. Além disso, é fundamental que o sabonete esfoliante seja suave e o mais natural possível. 

Peles maduras

Em função da menor taxa de renovação, recomenda-se esfoliá-la duas vezes por semana, sempre com esfoliantes suaves.

Peles com acnes

Em casos graves, a esfoliação deve ser evitada para que não haja ruptura das pústulas. Já para as acnes leves a esfoliação suave é bem-vinda. Porém, é sempre melhor consultar seu médico dermatologista.

Quais as vantagens de um sabonete esfoliante de origem 100% natural?

Muitos produtos contêm microesferas (aquelas bolinhas coloridas responsáveis pela esfoliação da pele) de polietileno, ou seja, plástico. Isso causa enormes danos ao meio ambiente, já que essa substância é altamente poluente e contamina rios e mares. Ainda há esfoliantes que contêm parabenos, que são extremamente nocivos à saúde.

A melhor opção é usar sempre produtos de origem 100% natural. Um sabonete com sementes de uva trituradas, por exemplo, pode promover uma esfoliação suave, indicada para todo tipo de pele.

O diâmetro da semente de uva triturada garante a eficiência do tratamento, sem que ele prejudique sua saúde ou o meio ambiente. Além disso, a fragrância delicada permanece no corpo, deixando aquela sensação refrescante e agradável. Outra dica é sempre procurar por um sabonete esfoliante livre de testes em animais.

Quer conhecer uma linha de produtos comprometida com a qualidade, saúde e meio ambiente? Acesse nossa página e confira os benefícios dos cosméticos produzidos 100% com bases vegetais.

Posts relacionados

Deixe uma resposta