Saiba como comprar o sabonete ideal para cada tipo de pele - Blog | Vinotage

Saiba como comprar o sabonete ideal para cada tipo de pele

6 minutos para ler

Ao contrário do que muita gente pensa, a rotina de cuidados com a pele não deve se ater apenas ao uso diário de cosméticos. Na verdade, ela começa muito antes da aplicação deles: durante o banho. Afinal de contas, o ideal é que ao mesmo tempo que você a higieniza também a hidrate e promova uma renovação celular. Não é à toa que comprar sabonetes adequados para o seu tipo de pele é fundamental.

Do contrário, você pode agravar os problemas que a sua cútis já apresenta, diminuir a proteção natural dela, torná-la hipersensível e, para completar, deixá-la com um visual nada agradável. Por essa razão, reunimos algumas dicas que vão ajudá-lo a não errar na escolha desse produto. Acompanhe!

Identifique qual o seu tipo de pele

Antes de mais nada, é de suma importância que você identifique qual é o seu tipo de pele. Dessa forma, será possível saber quais cuidados ela precisa durante a rotina para manter a maciez e o viço e, consequentemente, quais são os produtos mais indicados para a sua cútis.

De quebra, você ainda poderá adotar as medidas adequadas para a proteção dela, retardando o envelhecimento da epiderme e o aparecimento de manchas ao longo do tempo. Ótima notícia, não é? Por isso, saiba que, ao todo, existem 4 tipos de pele.

Reconhecer em qual categoria está a sua não é uma tarefa difícil. Ao contrário, basta analisar as características dela. Para lhe ajudar, reunimos, abaixo, todos os tipos e os principais aspectos que cada um tem. Confira!

Oleosa

O primeiro deles é a pele oleosa na qual a produção de sebo é elevada e constante, deixando-a com um visual brilhoso e, por vezes, pegajoso ao longo do dia. Devido à essa particularidade, é comum que os poros fiquem mais visíveis a olho nu e sofram com o acúmulo de gordura, o que provoca o aparecimento de cravos e espinhas.

Seca

A pele seca, por sua vez, é marcada por duas grandes particularidades. A primeira, é a baixa produção de sebo. A segunda é a dificuldade em reter água e, assim, se manter hidratada como os demais tipos de cútis. Por conta disso, pode descamar e, em alguns casos, até desenvolver uma maior irritabilidade.

Normal

A pele normal é chamada assim, pois é aquela que mantém um equilíbrio entre oleosidade e retenção de água em todas as áreas da face. Por essa razão, a epiderme não sofre com descamação e o surgimento de espinhas e cravos é algo bem pontual.

Mista

Por fim, há a pele mista. Como o próprio nome sugere, ela nada mais é do que uma mistura de características dos demais tipos já apresentados. É por isso que as regiões da testa, do nariz e do queixo são oleosas. Contudo, as áreas das maçãs do rosto, das têmporas e do maxilar podem ser tanto secas quanto normais.

Avalie o nível de sensibilidade da sua cútis

Aqueles que têm a pele seca, especialmente em níveis mais críticos, são os mais propensos a desenvolver uma sensibilidade cutânea acima da média. É por isso que quando a sua epiderme fica ressecada ela se torna avermelhada e pode apresentar desde bolhas até pequenas lesões.

Porém, esse não é o único cenário no qual ocorre hipersensibilidade. Pessoas que têm muitas manchas de pele ou graus severos de acne também podem requerer cuidados especiais durante a higienização da pele.

Por isso, é importante identificar se a sua cútis tem uma sensibilidade mais acentuada, pois isso também vai influenciar no momento de comprar sabonetes. O acompanhamento com um dermatologista faz toda a diferença nessas horas, viu?!

Saiba qual sabonete o seu tipo de pele precisa

Como dito nos tópicos anteriores, cada tipo de pele tem um nível de sensibilidade e características próprias. Portanto, é fundamental escolher um sabonete que se adeque à sua cútis e proporcione os cuidados necessários que ela precisa. Dessa maneira, você assegura que ela fique nutrida, ganhe resistência contra germes e impurezas, tenha uma melhora na elasticidade e sofra menos com os sinais do envelhecimento.

Para a pele oleosa, por exemplo, o ideal é que esse produto não apenas remova o excesso de sebo, mas que também desobstrua os poros e elimine as células mortas que se acumulam. Por isso, ele deve ser um sabonete esfoliante.

Já para a pele seca, que tende a ser mais delicada e irritadiça que as demais, o melhor é optar por um sabonete que faça uma higienização suave da epiderme e promova uma hidratação que a deixe macia, pondo fim àquela sensação de toque áspero.

Para a pele mista o uso de sabonete deve ser intercalado por conta das características que ela tem. Ou seja, nas áreas secas/normais, use um produto que limpe e hidrate suavemente, enquanto que nas regiões oleosas o indicado é aplicar um esfoliante para conter a produção do sebo e, assim, promover um equilíbrio facial.

Por último, mas não menos importante, há a pele normal. Se esse é o seu tipo, saiba que não há restrições do que usar. Ao contrário, a sua cútis se adapta à maioria dos sabonetes desde que eles promovam uma boa limpeza para evitar o acúmulo de gorduras e impurezas.

Opte por comprar sabonetes vegetais e biodegradáveis

Por fim, prefira comprar sabonetes com base 100% vegetal e biodegradável. “Mas por que isso?”, você deve estar pensando. Bem, nós damos dois motivos. O primeiro é que eles têm uma formulação diferenciada que preza pela saúde da sua pele.

Por essa razão, não contam com componentes químicos, como corantes e conservantes, que podem causar (ou piorar as) inflamações, erupções e irritações cutâneas, ainda mais se você tem a epiderme sensível — que já requer naturalmente mais atenção e cuidado.

O segundo é que, por terem origem orgânica, eles são biodegradáveis. Ou seja, poderão ser degradados pela própria natureza de forma mais rápida e em um prazo de tempo muito menor. Dessa maneira, mesmo que indiretamente, você contribui para a preservação e a diminuição dos impactos no meio ambiente.

Agora que você já conhece mais sobre os tipos de pele e os cuidados que cada uma delas precisa, vai ser muito mais prático e simples comprar sabonetes que realmente ajudem a deixá-la com um aspecto mais saudável, um toque macio e, de quebra, corretamente hidratada. Por isso, não deixe de seguir as nossas dicas!

Gostou deste post? Então, aproveite para conhecer e adquirir a nossa linha exclusiva de sabonetes!

Posts relacionados

Deixe uma resposta