Saiba como manter o cuidados com as mãos em todas as idades - Blog | Vinotage

Saiba como manter o cuidados com as mãos em todas as idades

6 minutos para ler

Quando se fala sobre rotina de cuidados com o corpo, o que vem à sua cabeça? Para muita gente, as respostas mais comuns vão envolver os cabelos, a face, o pescoço e o colo — o que não é errado. Contudo, são poucas as mulheres que realmente adotam cuidados com as mãos como é necessário. Devido à falta desse hábito, elas lidam com uma série de problemas que afetam não só a parte estética, mas também a saúde.

Pensando nisso, reunimos algumas dicas práticas de como zelar pelas suas mãos e mantê-las devidamente bem cuidadas em diferentes faixas etárias. Acompanhe!

Até os 20 anos

Até os 20 anos, período de transição entre a adolescência e a vida adulta, uma grande parcela da população não dá a devida atenção às mãos — o que é um grande erro. Nessa época, é essencial usar protetor solar para evitar a produção irregular de melanina que se agravará ao longo das próximas décadas. Além disso, é preciso ficar atento em relação à oleosidade nessa região.

Isso porque as mulheres que têm períodos muito acentuados de TPM podem apresentar, além dos sintomas clássicos que ela causa, um aumento do sebo em todo o corpo, inclusive nas mãos. Logo, a correta higienização é fundamental para que não ocorra a obstrução dos poros locais.

Entre 20 e 40 anos

Já entre 20 e 40 anos, é comum que pessoas com peles dos tipos normal, mista e seca apresentem problemas pontuais quanto ao brilho natural da epiderme e a maciez dela. Por essa razão, é recomendado aplicar hidratantes corporais que minimizem a perda de água que ela apresenta e ofereçam os nutrientes necessários para restaurar o aspecto saudável e o toque suave. De quebra, isso ajuda a diminuir as chances de desenvolver precocemente linhas de expressão.

Por outro lado, quem tem pele oleosa pode enfrentar alguns problemas bastante incômodos: a sensação pegajosa e o excesso de sudorese na palma das mãos. Logo, o ideal é usar sabonetes que, além de remover as impurezas e os resíduos de sebo e suor, possam hidratá-las para evitar o surgimento de descamações e outras dermatites tópicas.

Entre 40 e 50 anos

Entre os 40 e os 50 anos, a maior parte das mulheres passa pela menopausa. Nesse período, há uma redução dos hormônios femininos (como o estrogênio e a progesterona), o que leva a diversas alterações orgânicas que geram, por exemplo, afinamento do tecido cutâneo e hipersensibilidade — responsável por irritações e inflamações recorrentes.

Por essas razões, é indispensável aplicar cremes hidratantes que criem uma película protetora sobre a cútis para evitar machucados e que estimulem a produção de colágeno. Uma boa solução é usar um creme siliconado que tem alta absorção, servindo como uma barreira para reter a água no tecido cutâneo. Além disso, ele também tem ação protetora nas cutículas, deixando as suas unhas com um visual mais delicado e esteticamente agradável.

Acima dos 50 anos

Acima dos 50 anos, os cuidados com as mãos devem ser redobrados. Esse é um período em que o organismo sofre muitas mudanças, especialmente as que envolvem a produção natural da oleosidade e do colágeno, o desenvolvimento de melanina e a retenção da água na epiderme. 

Na prática, isso significa que a pele tende naturalmente a ficar mais ressecada ao longo do dia, a perder a firmeza e a elasticidade dela e, inclusive, a apresentar pigmentações escuras localizadas em áreas mais expostas ao sol. 

Por isso, além da hidratação frequente, é indispensável o uso de produtos de qualidade que seja ricos em antioxidantes — como aqueles feitos com uvas — que são capazes de conter a ação dos radicais livres no organismo e acabam retardando o envelhecimento.

Cuidados que não podem faltar em todas as idades

Há pouco, nós falamos dos cuidados com as mãos que não podem faltar de acordo com cada faixa etária. Agora, vamos listar os hábitos que devem ser adotados na sua rotina, independentemente da sua idade. Isso porque eles são cruciais para protegê-las dos raios UVA e UVB, mantê-las devidamente hidratadas e garantir a renovação celular dessa parte tão importante corpo. Portanto, bastante atenção às nossas dicas!

Uso diário de protetor solar

O protetor solar pode (e deve) também ser usado nas mãos. Tenha em mente que ao sair de casa, você cobre o seu corpo com roupas e acessórios, mas, na maioria das vezes, as mãos continuam expostas aos raios solares, dia após dia. Por isso, esquecê-las no momento da aplicação é algo que não deve acontecer!

Afinal, sem a devida proteção, será inevitável o aparecimento de manchas e queimaduras, o espessamento da cútis, o aumento das marcas de expressão e das rugas e, em casos mais graves, até mesmo o desenvolvimento de câncer de pele.

Hidratação regular

É muito importante não deixar de lado a hidratação na sua rotina de cuidados com a pele. Isso porque, por mais que você beba bastante água e tenha uma alimentação saudável, a epiderme precisa reter a umidade no interior dela. Caso contrário, o ressecamento vai continuar a persistir e você terá que lidar com mãos cada vez mais sensíveis e com sinais de envelhecimento acelerado.

Esfoliação semanal

Fora o protetor solar e uso de creme siliconado, é interessante fazer uma esfoliação, pelo menos, semanal nas suas mãos. A razão disso é simples: assim como outras partes do corpo, elas também acumulam células mortas e ficam com os poros obstruídos, o que pode ocasionar uma foliculite para lá de incômoda e chamativa — visto que ela aparece justamente na palma das mãos. Para tanto, um sabonete esfoliante é indispensável.

Como você leu ao longo do texto, os cuidados com as mãos devem começar desde cedo não só para atenuar os efeitos do envelhecimento e mantê-las bonitas e macias, mas também garantir que a sua saúde não seja afetada a longo prazo pela ação dos raios solares. Por isso, siga as sugestões que apresentamos e não descuide mais de nenhuma área do seu corpo!

Já que falamos sobre cuidados, aproveite e confira o nosso creme siliconado para mãos que é uma ótima pedida para hidratar e proteger a pele dessa região!

Posts relacionados

Deixe uma resposta