Saiba quais são as melhores frutas para incluir na sua dieta - Blog | Vinotage

Saiba quais são as melhores frutas para incluir na sua dieta

6 minutos para ler

O que passa pela sua cabeça quando falamos a palavra ‘’dieta’’? Muito provavelmente, imagens de saladas de folhas e vegetais foram parar em sua mente, certo? O que poucas pessoas sabem, no entanto, é que uma alimentação equilibrada envolve muitos outros grupos alimentares e que há uma série de frutas para dieta que podem ser consumidas.

É isso mesmo! Embora possa parecer contraditório, o hábito de ingerir uma grande variedade de frutas pode ser extremamente benéfico para a saúde, apesar de seu alto teor de açúcar natural. E que mesmo sendo doces, essas maravilhas da natureza contêm fibras (que auxiliam na saciedade) e uma série de vitaminas e minerais essenciais para o funcionamento do organismo.

Pensando nisso, preparamos uma lista com algumas ideias de frutas maravilhosas para o emagrecimento e também para a dieta comum, contribuindo para uma alimentação muito mais saudável e equilibrada. Durante a nossa conversa, abordaremos os seus benefícios e indicações para a saúde. Boa leitura!

Mamão

Com um sabor muito marcante e versátil, o mamão é uma das melhores frutas para dieta. Ele pode ser comido in natura ou adicionado em uma série de receitas, inclusive deliciosas vitaminas e smoothies refrescantes.

Essa incrível fruta, que pode ser encontrada facilmente em terras brasileiras, é cheia de vantagens para o organismo. Em sua composição, podemos encontrar nutrientes fundamentais como a vitamina C, o ácido fólico e muitas fibras. Por isso, o seu consumo traz para o organismo vantagens como:

  • ajuda na saciedade;
  • regula o trânsito intestinal, evitando a constipação e o inchaço;
  • reduz os riscos de desenvolvimento da obesidade;
  • aumenta a energia e disposição;
  • reduz os níveis de colesterol no sangue;
  • diminui a inflamação do organismo.

Maçã

Extremamente famosa entre os amantes de frutas, a maçã pode ser consumida por aqueles que querem uma alimentação mais saudável e a redução de alguns quilos na balança. Isso acontece porque ela é uma incrível aliada na promoção da beleza e da saúde.

Rica em fibras e muitas vitaminas, essa fruta pode ser incrementada nas mais variadas receitas, inclusive em tortas e bolos. Por ser naturalmente adocicada, ela é uma boa alternativa para reduzir o consumo de açúcar na dieta, utilizando adoçantes mais naturais e menos nocivos. Confira os seus benefícios para a saúde:

  • reduz os níveis de colesterol ruim;
  • fortalece e auxilia o sistema imunológico;
  • evita problemas digestivos;
  • ajuda na saúde bucal;
  • promove a saciedade no estômago.

Uva

A maioria de nós consome uvas em datas específicas, normalmente nas festas de fim de ano. No entanto, deveríamos incorporar essas pequenas frutas em nosso dia a dia durante o ano inteiro, já que elas são repletas de benefícios para a saúde.

Além de trazer energia e disposição para enfrentar as tarefas do cotidiano, as uvas são ricas em fibras, vitamina C e minerais como o fósforo. Outro ponto importante de sua composição é o resveratrol, que também pode ser encontrado no vinho e tem altas capacidades antioxidantes. Veja alguns dos benefícios do consumo frequente de uvas:

  • deixa a pele e os cabelos mais bonitos;
  • previne a anemia;
  • auxilia no trânsito intestinal;
  • reduz os riscos de desenvolvimento de problemas cardíacos;
  • controla o diabetes;
  • reduz o envelhecimento das células;
  • melhora a circulação, evitando inchaços e retenção de líquidos.

Melancia

A melancia, oriunda da África e trazida ao Brasil pelos africanos, é uma fruta com a cara do verão. Altamente refrescante, ela é composta majoritariamente por água, sendo uma excelente fonte de hidratação e reposição de vitaminas e sais minerais.

Seja in natura ou em sucos, a melancia traz uma série de vantagens para o organismo, por ser uma fonte rica de vitaminas C e B, além de minerais como o potássio e o fósforo. A seguir, confira algumas das vantagens de seu consumo para a saúde:

  • ajuda na redução da pressão arterial;
  • é benéfica para o sistema cardiovascular;
  • atua no funcionamento ideal das células e do metabolismo.
  • tem propriedades anti-inflamatórias;
  • reduz a retenção hídrica e o inchaço;
  • favorece a saúde dos músculos.

Kiwi

Se a sua intenção é trazer mais nutrientes para o seu dia a dia e ter uma alimentação muito mais equilibrada, investir no consumo de kiwis é o caminho certo para obter sucesso nessa empreitada. Essa fruta tem, por exemplo, muito mais vitamina C do que a laranja ou a acerola, além de várias outras vitaminas e minerais importantes.

Além disso, ela é rica em fibras e pobre em calorias, o que significa que pode ser consumida sem medo por quem está lutando contra a balança. O kiwi é uma excelente fruta para refrescar e seu sabor levemente cítrico permite que sejam feitas muitas combinações. A seguir, veja os seus benefícios para a saúde:

  • aumenta a saciedade;
  • ajuda a regular o intestino;
  • fortalece os músculos e ossos;
  • auxilia na formação do colágeno, proteína essencial para a saúde da pele;
  • controla o diabetes;
  • melhora o humor e reduz o estresse;
  • ajuda a controlar sintomas respiratórios.

Abacate

O abacate é, provavelmente, uma das frutas mais versáteis do mundo. Ele pode ser consumido da forma como veio ao mundo ou ainda utilizado em bolos, vitaminas, smoothies e até mesmo em receitas salgadas, como o famosíssimo guacamole. Independentemente de suas preferências pessoais, algo é inegável: ele traz muitas vantagens para a saúde.

Rico em vitaminas, proteínas e gorduras boas (que são fundamentais para o funcionamento de nosso organismo), o abacate atua como um grande aliado na dieta. Ele é responsável por trazer muita energia e ainda outras vantagens, como as que você verá a seguir:

  • tem poder anti-inflamatório;
  • aumenta a absorção de nutrientes fundamentais;
  • diminui o colesterol ruim e auxilia na saúde do coração;
  • ajuda a regularizar o intestino;
  • promove a saciedade e reduz a sensação de fome;
  • auxilia na diminuição do estresse e de sintomas de cunho emocional.

Gostou de conhecer essas opções de frutas para dieta? Com essas dicas, você balanceará a sua alimentação, terá mais qualidade de vida, emagrecerá com muito mais saúde e de quebra terá muito mais energia e uma pele bem mais radiante e viçosa! O que você está esperando? Inclua esses alimentos o quanto antes em sua rotina alimentar e desfrute de todos os seus benefícios.

Para ficar por dentro de outras dicas de beleza e matérias com informações importantes sobre saúde e bem-estar, curta a nossa página no Facebook! Assim, você receberá todas as novidades diretamente em seu feed. Até a próxima!

Posts relacionados

Deixe uma resposta