Você usa ou sabe para quê serve o tônico facial? Se você é alguém que se preocupa com sua pele e acredita que beleza e saúde precisam andar juntas, então, não pode deixar de fora da sua rotina esse tipo de produto.

O tônico facial traz benefícios como eliminar toxinas e radicais livres da pele, deixando-a mais suave e ativando a sua microcirculação. Muitas pessoas menosprezam essa etapa do cuidado, mas ao deixá-lo de lado, o restante do processo é prejudicado.

Quer saber um pouco mais sobre o tônico facial? Está interessada em deixar sua pele mais bonita e jovial? Para entender como esse produto é capaz de potencializar todos os outros cremes que você usa, acompanhe algumas informações que separamos para você!

O que é o tônico facial?

Algumas pessoas acreditam ser besteira o uso do tônico facial e pensam que ele é só mais um produto no meio de tanto outros que não são essenciais para os cuidados da pele. É certo que quem diz isso não conhece os benefícios desse dermocosmético e, talvez, nem mesmo sabe para quê ele serve.

O tônico facial é um dermocosmético que atua na limpeza da pele. Se você usa somente sabonete está fazendo a higienização do seu rosto de forma errada e incompleta. A ação do produto é importante, pois somente o sabonete não consegue tirar todas as impurezas dos poros, enquanto o tônico limpa mais profundamente.

A obstrução dos poros por resíduos e sujeira traz diversos aborrecimentos, como a acne e irritações. Também não adianta nada usar milhões de cremes com diversas funcionalidades se seus poros estão obstruídos e o hidratante não pode penetrar profundamente na pele. Já pensou nisso?

Como devo aplicá-lo?

Aqui está uma boa notícia! Além de todos os benefícios do tônico facial, ele ainda é de fácil aplicação e pode demorar apenas um minuto para deixar sua pele ainda mais limpa e pronta para receber os demais cuidados.

Se você fez uso de maquiagem é importante utilizar um demaquilante para removê-la antes de qualquer coisa. Feito isso, faça uso do sabonete mais indicado para o seu tipo de pele. Depois dessas etapas, aplique o tônico em um algodão e passe suavemente em todo o rosto. Tome cuidado para não esfregar com muita força, pois isso pode ocasionar lesões na pele.

Após a aplicação, sua necessidade fica evidente, pois é comum que nesse algodão, mesmo depois da lavagem feita com o sabonete, contenham sujeira e resíduos. Não dá pra deixar tudo isso na sua pele, não é mesmo?

Quais os benefícios do tônico facial?

O tônico facial apresenta muitos benefícios. Além de proporcionar uma limpeza profunda da sua pele, ele ainda auxilia na absorção de outros produtos que você considera importantes. Com certeza já escutou que é preciso limpar, tonificar e hidratar, não é mesmo?

A etapa tonificar possibilita que os poros fiquem totalmente desobstruídos para que a sua hidratação seja realmente efetiva, além de completar o processo de limpeza iniciado pelo sabonete.

Como já foi dito, essa desobstrução dos poros previne o aparecimento das acnes, auxiliando para a manutenção de uma pele cada vez mais saudável. Já pensou se ver livre das espinhas que tenta diariamente esconder com maquiagem?

Outra coisa que pouca gente sabe é que o uso de maquiagem e outros fatores — como a poluição — podem desequilibrar o pH da pele. O tônico facial é capaz de equilibrar esse grau de acidez e evitar os possíveis malefícios desse desequilíbrio, como irritações cutâneas e o envelhecimento da pele.

Qual é o melhor tipo de tônico facial para a minha pele?

Assim como os sabonetes, existem várias categorias de tônicos específicas para cada tipo de pele. Antes de fazer sua escolha é preciso avaliar qual é o tipo da sua ou identificar o que mais a incomoda e deve ser combatido.

Se eu quero, por exemplo, retardar o envelhecimento da minha pele, procuro por produtos para peles sensíveis, pois sofro com a irritação causada pelos cosméticos mais agressivos. Tendo essas informações em mente, confira quais são os principais tipos de tônico!

Tônico para pele acneica

Este tônico é recomendado para pessoas que têm um grau de acnes incômodo e atua acelerando os processos cicatrizantes e controlando a oleosidade da pele. Esse tônico também apresenta uma capacidade de ação secativa e anti-inflamatória.

Tônico para pele oleosas

Quem sofre de oleosidade na pele sabe o quanto é difícil fazer seu controle. Um tônico para peles oleosas é importante, pois, além de limpar, ele é capaz de absorver e controlar a oleosidade, diminuindo o aspecto oleoso e indesejado.

Tônico para peles sensíveis

Ao tratar das peles mais sensíveis, esse tipo de tônico acalma a derme e traz bem-estar. Sua ação é anti-irritante e também anti-inflamatória. O frescor de sua utilização garante conforto e alívio para as áreas mais irritadas.

Tônico para peles maduras

Sua ação é antioxidante e visa revitalizar e dar mais luminosidade à pele madura. O enfoque é nutrir, prevenir a flacidez e envelhecimento e combater os danos provocados pelos radicais livres.

Como associar o tônico a outros cosméticos?

Já que existem tantos tipos de tônicos, por que não associá-los a outros cosméticos com a mesma finalidade? Se o seu foco for, por exemplo, acabar de vez com as acnes e diminuir o aspecto oleoso de seu rosto, uma boa estratégia pode ser associar produtos com o mesmo foco de ação.

Assim, é possível combinar um sabonete anti-acneico, um tônico para pele acneica e produtos com ação secativa e anti-inflamatória para combater vigorosamente os cravos e espinhas até que sua pele esteja livre desse mal.

A principal informação que você precisa guardar é que a ação do tônico facial potencializa todos os benefícios que você deseja alcançar com sua rotina de cuidados.

Não sabia que um produto de tão fácil aplicação poderia trazer tantos ganhos? Limpava sua pele somente com sabonete e não sabia que podia aprimorar seu tratamento diário tonificando a pele? O tônico facial é importantíssimo e deve ser usado diariamente se você quer uma pele realmente saudável, bonita e limpa.

Muitas vezes menosprezamos algum tipo de produto por puro desconhecimento e perdemos as vantagens que ele pode oferecer. Quer saber mais sobre dicas de belezas e cosméticos para não perder mais tempo? Assine nossa newsletter e não perca informações como essas!