Veja 6 dicas de como aliviar o stress aqui! - Blog | Vinotage

Veja 6 dicas de como aliviar o stress aqui!

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O stress é uma resposta do nosso organismo a um estímulo. O que não conseguimos lidar emocionalmente é descarregado no nosso corpo, se manifestando por meio de sintomas físicos. Isso pode mudar nosso estado de forma indescritível, por isso, é importante saber como aliviar o stress.

Ele pode ser caracterizado por sensação de nervosismo, irritabilidade ou desequilíbrio emocional, e ser motivado por diversas razões. O quadro de stress pode ser desencadeado por preocupações no dia a dia, trânsito intenso, cobrança no trabalho e falta de tempo para o lazer.

Além disso, as causas do stress podem ser desconhecidas. Acontecimentos estressantes ocorrem a todo momento, mas só são preocupantes quando não conseguimos resolvê-los, causando tensão no corpo e uma sensação de desconforto. Continue a leitura e saiba como aliviar o stress!

1. Vá a um spa

O spa é um espaço que promove o resgate da saúde por meio de tratamentos alternativos com o objetivo de restabelecer as características emocionais, orgânicas e estéticas para chegar ao equilíbrio. O local não é procurado apenas por pessoas que querem emagrecer ou ficar mais bonitas, mas também por quem quer fugir do stress e das preocupações cotidianas.

Passar um dia no spa é uma ótima oportunidade para relaxar, tratando mente e corpo. Os cuidados envolvem massagens, banhos relaxantes e tratamentos estéticos para diferentes fins. Tudo é pensado e voltado para o seu bem-estar, para que você tenha uma experiência enriquecedora e um dia relaxante.

Primeiro, os profissionais avaliam as suas necessidades e fazem uma programação com tratamentos e atividades de acordo com o que você quer e precisa. O ideal é alternar entre abordagens de beleza e terapêuticas, contribuindo para mente e corpo relaxados.

2. Faça exercícios físicos

As atividades físicas são grandes aliadas no combate das tensões diárias. Além disso, a prática regular de exercícios melhora o condicionamento físico e cardiovascular, evita o sedentarismo e uma série de doenças.

Quando você se exercita, seu corpo libera diversas substâncias na corrente sanguínea que aumentam a sensação de prazer e bem-estar. A principal é a endorfina, hormônio natural produzido pelo cérebro durante e após o exercício físico.

Essa substância é considerada um analgésico natural, pois reduz o stress e a ansiedade, aliviando as tensões. Os melhores exercícios físicos para controlar o stress são aqueles que trazem prazer a quem pratica.

O yoga é uma excelente opção para quem quer relaxar. Atividades que demandam maior movimentação corporal e gasto energético também são boas alternativas, desde que o praticante se sinta bem. Nesse caso, a sensação maior de relaxamento ocorre após o exercício.

3. Medite

Meditar é uma das formas de relaxar mais conhecidas e utilizadas no mundo. A melhor forma de obter todos os seus benefícios é praticá-la com certa frequência, a fim de aprender a controlar melhor os seus pensamentos e sentimentos — uma das tarefas mais difíceis quando estamos estressados.

Primeiro, é importante escolher um local tranquilo, em que não haja interrupções. Existem alguns aplicativos que ajudam nessa jornada, mas você pode tentar por conta própria. Para isso, é necessário:

  • sentar em uma posição confortável;
  • respirar de forma lenta e profunda;
  • fechar os olhos quando estiver preparado;
  • deixar sua respiração voltar ao normal;
  • relaxar os músculos e mentalizar o seu corpo todo.

Não é necessário tentar esvaziar a mente, apenas deixar os pensamentos fluírem, focando sempre na respiração. Para finalizar a prática, sinta cada parte do seu corpo, mexendo-o aos poucos, e abra os olhos quando estiver pronto.

4. Foque na respiração

Apenas respirar é uma boa forma de aliviar o stress. Quando aprendemos a controlar a respiração, acabamos com toda a agitação da mente e dos sentidos. O motivo para isso é que nossa energia vem, basicamente, da respiração.

Se o cérebro não receber a quantidade certa de oxigênio, não conseguimos a energia vital suficiente para manter a calma e focar no presente. Por isso, é importante separar dez minutos do seu dia para ter atenção à respiração.

Comece focando no ritmo em que o ar entra e sai dos seus pulmões. Aos poucos, controle esse intervalo até que ele se torne bem intervalado. Tente contar até dez enquanto inspira e, depois, quando expirar. Ao fazer inalações mais lentas, você fortalece todo o seu corpo e tranquiliza a mente.

5. Durma bem

Durante o sono, o organismo diminui a produção de adrenalina e cortisol, ajudando a aliviar o stress. No entanto, dormir depois de um dia estressante e corrido não é tarefa fácil. Acalmar a mente é um desafio, especialmente em momentos de stress e ansiedade.

Nesse caso, o melhor é tentar ter uma rotina controlada para ajudar a relaxar e dormir com mais facilidade. Por isso, tente ir para a cama sempre no mesmo horário. Assim, o corpo terá um ritmo de sono mais restaurador, o que também tem relação com o seu estado mental ao acordar de manhã.

Outras dicas para dormir melhor são:

  • prestar atenção no ambiente do seu quarto;
  • eliminar da dieta noturna fontes de álcool e cafeína;
  • evitar ficar muito tempo na cama ao acordar;
  • tomar um banho quente;
  • fazer alongamentos e pequenas caminhadas.

6. Tenha uma alimentação balanceada

Fazer refeições equilibradas também é uma ótima forma de aliviar o stress do dia a dia. Evite alimentos que sobrecarregam as glândulas suprarrenais, pois elas têm um papel muito importante na regularização das reações do organismo ao stress, como açúcar, álcool e cafeína. Em substituição, dê preferência a alimentos ricos em vitaminas do complexo B, vitamina C, zinco e magnésio.

A vitamina B5 pode ser encontrada em cogumelos, ovos, salmão e frango. A vitamina B6 está presente em truta, banana e lentilhas, enquanto a vitamina C em frutas e legumes como laranjas, morangos e brócolis.

O zinco pode ser encontrado em ostras, mexilhões e feijões, já o magnésio em amêndoas, ervilha e milho. De acordo com a recomendação médica, pode também ser necessário tomar suplementos que tenham os mesmos nutrientes em sua composição.

Além de seguir essas dicas para aliviar o stress, é importante procurar um médico não apenas para o tratamento, mas também para uma avaliação mais detalhada sobre o nível e a forma como ele afeta a sua vida. Também é aconselhável adotar uma rotina mais saudável, envolvendo atividades físicas, boa alimentação e redução de álcool e cafeína.

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